Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Só o Benfica!

"Regressado das Américas, cheio de fama e troféus, o Benfica desceu à Baixa de Lisboa para um autêntico banho de orgulho clubista e fervor colectivo.

Naquele tempo estavam ainda por nascer o papamóvel e a limusina descapotável que levaria Kennedy à desventura, no coração de Dallas.
Mas nas artérias de Lisboa corria já outra fé, outro sangue.
É de aceitar que, à semelhança de outros momentos na nossa história, terá sido um misto de crença comum e consanguinidade o que levou todos os bons chefes de família da capital a abandonarem tudo naquela noite, adivinhando-se, nesse tudo, as mães, os filhos, as sogras e as esposas.
Na verdade, a primeira coisa que me vem à ideia quando ponho os olhos nesta admirável fotografia de 1957 é o magote de esposas e famílias que foi preciso abandonar naquela noite por causa de m amor maior chamado Benfica.
Regressado das Américas, cheio de fama e troféus, teve imperiosamente que desfilar entre o povo, como se de um rei se tratasse.
Depois de África, em 1950, e da América Latina, em 1955, o agora campeão nacional e vencedor da 'Taça' encerrava assim, em clima de festa, mais uma grande digressão, desta feita ao Brasil e aos Estados Unidos.
Era já um Benfica sem fronteiras, conquistador! E assim os heróis em carne e osso desceram à Baixa no fabuloso Somua, de fabrico francês, para se banharem copiosamente de fervor colectivo e de um inevitável sentimento de irmandade.
A segunda coisa que me vem à ideia é novamente uma questão de género. Intrometida no meio de mil homens, uma mulher!
Naquele cenário tão fortemente masculino, que Joana d'Arc era aquela que teve a audácia de se montar à garupa do esplendoroso cavalo de lata com uma Reflex na mão?
Não tendo maneira de esclarecê-lo, resta-me a esperança de que esta página desperte a memória de algum leitor mais informado.
Até lá, vou-me ficando pela reacção simplificada de meia dúzia de pessoas a quem mostrei a imagem e que, tendo em conta o padrão sexista daqueles tempos, concordaram que 'só o Benfica!...'

Foi assim...
Jornada gloriosa
Durante a digressão, que durou mais de um mês, o Benfica disputou 11 jogos, tendo registado cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Em golos, 31 marcados e 14 sofridos. Pelo meio, o embate com grandes emblemas do futebol brasileiro, como o Flamengo, o América, o Santos e o Palmeiras."

Luís Lapão, in Mística

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!