Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A causa da causa

"Quanto vale um Benfica-Sporting? Desde logo, o maior e mais reputado cartaz do Futebol nacional, quaisquer que sejam as circunstâncias, tem o valor acrescentado de um dérbi que paralisa (ou mobiliza) o País desportivo. O próximo, este domingo, tem a vantagem adicional de condicionar a segunda metade do Campeonato, sobretudo no caso de um triunfo vermelho. Alargar o fosso pontual relativamente ao seu arquirrival, nesta altura da competição, dá enorme embalagem ao Benfica e trava a onda anímica positiva que tem caracterizado a prestação do conjunto de Alvalade.
Quem está melhor nesta fase desde já atribuindo-se favoritismo ao Benfica, até porque actua na condição de equipa anfitriã? A formação de Jorge Jesus exibe-se em crescendo, algo que nem o empate recente no terreno do Gil Vicente contradita, denotando competência, persuasão e autoridade. Inequívoco também que o seu antagonista, até com foros de surpresa, tem sido intérprete de uma temporada positiva, resultado de mentalidade competitiva, espírito de sacrifício, tenção vitoriosa.
Ainda assim, a capacidade de argumentação do Benfica, em condições (desejavelmente) normais, é maior. Tem um quadro mais apetrechado, dispõe de mais soluções, mais talento, mais classe. O jogo vai ser rijo, está muito em causa, sendo que a causa das causas é a causa da vitória. Será a causa rubra? Será, decerto, a causa do apoio intenso dos apaniguados benfiquistas, a causa da entrega dos jogadores e dos seus responsáveis. Por causa da causa do título num episódio que só pode ser relevante na principal das causas."

João Malheiro, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!