Últimas indefectivações

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Benfica é TV

"Chegou a hora de dar o braço a torcer: a Benfica TV é um sucesso. Poucos diriam. Eu não disse. Eu disse que não. Mas nenhum outro clube poderá repetir a proeza.
O lançamento do canal, e mais tarde a não renovação do contrato de direitos televisivos, parecia uma loucura. Como é que o Benfica ia perder receitas de 22 milhões de euros por ano, garantidos pela Olivedesportos, e lançar-se num canal que implicava custos? Os números não batiam certo e por isso aqui concluí então que o único objectivo da Benfica TV só poderia ser o de quebrar o poder indisputado de Joaquim Oliveira no futebol. Ainda hoje penso que esse era o objectivo. Mas, além disso, os números mostram que Luís Filipe Vieira tinha razão. A televisão é uma máquina.
A Benfica TV tem hoje cerca de 300 mil assinantes. A Sport TV tem mais de 400 mil assinantes. Mas os custos da Benfica TV são incomparavelmente menores. O truque, parece ser hoje claro, foi a compra dos direitos da Premier League: atraiu até não benfiquistas. Só isso pode explicar tamanha adesão, que nem os operadores de televisão por cabo, que conhecem bem o negócio, alguma vez contaram. O Benfica diz-se o clube do Mundo recordista em sócios, mas tem o dobro de assinantes da televisão. É obra.
Isto dá um grande poder a Luís Filipe Vieira, não só por fazer contrapeso ao até aqui monopólio de Joaquim Oliveira, mas também para se tornar ele próprio um presidente... incontestado. A forma desintermediada, sem depender da comunicação oficial independente, como o Benfica consegue hoje comunicar com os seus adeptos é poderosa – e potencialmente manipuladora.
Como alguém terá dito, Luís Filipe Vieira é o novo Jorge Nuno Pinto da Costa: vai eternizar-se no poder. A Benfica TV foi uma teimosia sua, é uma vitória sua – e será uma arma sua. Para quê? É o que veremos.
PS: A saída de Angelino Ferreira da administração da SAD do FC Porto é muito mau sinal. Por que razão saiu? E que consequências terá isso na sociedade – e no clube?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!