Últimas indefectivações

sábado, 29 de março de 2014

Ao Grande Capitão

"TABRIZ - Regresso a Tabriz, neste final de semana, depois de jogarmos no campo do líder do campeonato, o Foolad, onde o Tractor esteve a vencer por 1-0 e veio a perder por 1-2. Sofremos dois golos de penalty diante de um adversário muito forte, que é, agora, o principal candidato ao título, à frente das poderosas equipas do Esteghal e do Persepolis. Volto a Tabriz e comigo voltam a chuva e o tempo invernoso, depois de muito sol na maioria de Março. Estou de volta a Tabriz e a minha primeira mensagem não pode deixar de ir para o Grande Capitão. É a mensagem do Filho Branco para o Grande Capitão Mário Wilson, que recupera (e oxalá recupere para muitos e bons anos ainda) de mais uma etapa difícil na vida do seu coração. Sem o Grande Capitão eu não estava aqui e nada que eu possa dizer fará mais justiça à minha inesquecível gratidão...
Na onda de euforia vivida em Tabriz pela popularidade que a equipa do Tractor trouxe à cidade, volta à oportunidade que tive de viver, pela segunda vez, a experiência de que vos falei na minha primeira crónica... a visita intensa e emotiva a um hospital oncológico de crianças.
Pude estar na inauguração de uma exposição de trabalhos feitos por essas crianças e tive oportunidade de falar aos pais e às crianças, deixando-lhes uma mensagem de esperança e de perseverança, de que vale a pena lutar com todas as forças e acreditar sempre... A exposição visava obter receitas com a venda de muitas pinturas, azulejos, artesanato, enfim... Foi um dia diferente, mas um daqueles dias em que deixamos de pensar em tácticas, em treinos, e coisas supérfluas e nos envolvemos nas brutais rasteiras que a vida prega e quem está só a dar os primeiros passos na vida.
Outra experiência recente, mas que não pode nem deve ser misturada com a anterior, foi a de ter sido convidado para a entrega de prémios de provas desportivas na Universidade de Tabriz, uma das mais conceituadas de todo o Irão. Num pavilhão multiusos de grandes dimensões, com as bancadas cheias de rapazes de um lado e de raparigas do outro, foi anunciado que o convidado era Toni Oliveira... Ninguém pode imaginar o que foi a recepção que tive e o impressionante entusiasmo que se vivei naquele pavilhão.
Fantástica a forma como todos os jovens de Tabriz vibram com a equipa do Tractor, e fantástica também a forma espantosamente carinhosa, e eufórica até, como sou recebido seja onde for.
Experiências surpreendentes e marcantes, numa vida felizmente repleta de emoções..."

Toni, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!