Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Discurso do Presidente...

"Hoje, 110 anos depois da nossa fundação, num ano de luto carregado, celebramos com alegria o nosso 33.º título de Campeão Nacional.
Ganhámos o direito de ser felizes, mesmo quando perdemos as duas maiores referências do nosso Clube: Eusébio e Coluna.
Ganhámos esse direito porque sabemos que, estejam eles onde estiverem, também estão a celebrar. Mas perdemos outras referências este ano. Referências que nos fazem falta pelo carácter, pela paixão, pela alegria, pelo facto de nunca fugir a um bom combate. Referências das quais sentimos falta.
Perdemos o Manuel Seabra e ele merecia estar aqui hoje a falar e a celebrar a nossa última conquista. 
Proponho, por isso, a todos os presentes, um minuto de silêncio em memória do Manuel Seabra, numa justa homenagem ao exemplo e a tudo aquilo que nos deixou.
Estão aqui na condição em que devem estar, de sócios e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica. 
Independentemente das vossas funções, das vossas convicções políticas. E para mim isso é que é relevante. 
Se estão recordados, disse no ano que passou, quando nos encontramos aqui, depois de termos perdido três finais, que tínhamos de repetir tudo o que fizemos de bom na época passada, escrevendo apenas um final diferente.
No passado domingo começámos a reescrever a história do ano passado, na próxima quinta-feira temos de continuar a fazê-lo.
Não temos de ter medo de falhar, mas temos de ter a ambição de estar ao nível da nossa história, e estes jogadores e esta equipa técnica estão ao nível da nossa história.
Todos tiveram oportunidade de ver as manifestações do passado domingo, e é fácil perceber que o Benfica está para lá do País, tem uma dimensão global. O Benfica ultrapassa largamente as fronteiras de Portugal. É uma marca, uma referência, é uma bandeira de um País a precisar de razões para celebrar, e o Benfica foi tudo isso no domingo.
Foi razão e pretexto para os portugueses se esquecerem, ainda que por pouco tempo, das dificuldades em que vivem há demasiados anos.
Este título não foi ganho contra ninguém, não foi festejado contra ninguém. É um título de todos aqueles que gostam de Futebol. Nada mais do que isso.
Tenho orgulho de tudo o que fizemos e de tudo o que não deixámos fazer. Não caímos na tentação suicida de mudar tudo, de colocar tudo em causa. Tivemos a capacidade de mudar apenas aquilo que era necessário mudar e manter tudo o resto. E é por causa disso que estamos hoje onde estamos.
Este título é para todos aqueles que sempre acreditaram no trabalho desenvolvido dentro do Benfica, mas é sobretudo uma grande lição para aqueles que só aparecem nas horas más e nunca para ajudar a construir. 
Depois do que sucedeu no final da época passada sempre acreditei que apesar do que tinha sucedido, este era o caminho, e que o futuro nos iria compensar por tudo o que nos tirou.
E a verdade é que hoje celebramos mais um título, porque tivemos o mérito de não desistir e porque quando caímos tivemos a capacidade de nos voltar a levantar e isso tornou-nos mais fortes.
Obrigado a todos e tenho a certeza de que o Manuel Seabra está hoje aqui connosco a celebrar o primeiro título da época."

2 comentários:

  1. Pelo titulo eu estava todo contente a pensar que ele tinha feito um discurso já a falar do futuro, do próximo campeonato, mas não.

    ResponderEliminar
  2. demagogo como sempre se o merito nao e dele quando perde tambemnao o e quando ganha afinal ele nao da pontapes na bola

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!