Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Vantagem ao intervalo... que podia ser mais larga!!!

AZ Alkmaar 0 - 1 Benfica

Demasiado respeito pelo adversário na 1.ª parte, ao intervalo passámos a pressionar mais alto, o golo surgiu cedo, e depois só deu Benfica... merecíamos pelo menos mais um golo!!!
O AZ não é tão fraco como muitos dizem, o trio da frente tem qualidade, e são perigosos nas diagonais interiores. Foi preciso um excelente Artur, para aguentar a má 1.ª parte do Benfica... O AZ está em 7.º na Liga Holandesa, mas isso não traduz a qualidade da equipa, aliás o má classificação, até permitiu que o AZ tivesse poupado jogadores na última jornada, para preparar melhor este jogo...
O Jesus não poupou tanto como seria de esperar, mas mesmo assim, em relação a Braga, só jogámos com 5 titulares!!! E o Siqueira só foi titular, porque está castigado para o Campeonato.
Este resultado até é parecido com o 1-3 de Londres...!!! Mas não vale a pena repetir a dose de susto que tivemos com o Tottenham na Luz!!! E curiosamente por aquilo que o AZ fez na 1.ª parte, e pelo que o Benfica fez na 2.ª parte, o 1-3, seria o resultado mais justo!!!
O fava da noite calhou, mais uma vez, ao Rúben!!! Pela forma como saiu, e pelo que Jesus disse no final, se for mesmo uma lesão no tendão de Aquiles, não jogará mais esta época... Mas como se costuma dizer: 'quando caiu um soldado, levanta-se o outro!!!' E desta vez, calhou ao André Almeida 'ressuscitar' após longa ausência - por opção do Jesus!!! Grande jogo do André... O outro, o André Gomes, ao seu estilo, também não esteve mal. Jogámos quase 60 minutos com os dois André's no meio-campo, e não se notou, aliás foi o nosso melhor período!!!
Mas o AZ tacticamente, é bastante diferente das equipas Tugas, e a confirmar-se a gravidade da lesão do Rúben, o Fejsa e o Enzo ficam com o calendário ainda mais carregado...
O Cardozo continua sem marcar, mas desta vez até rematou, e o próprio golo, é uma recarga do Toto após tentativa do Tacuara. Não acredito que a reacção após a substituição tenha sido contra ninguém, a frustração do Óscar foi contra ele mesmo, por continuar sem marcar... Tenho fé, o golo está mais próximo. Aliás após a atribulada pré-época, o Cardozo, nos primeiros jogos também não marcou... o próprio Jesus teve sair em sua defesa, ao dizer que quando o Óscar marcasse, marcaria vários seguidos!!! E foi isso mesmo que aconteceu... e vários deles até foram decisivos!!!
Após 45 anos, voltámos a vencer na Holanda, numa eliminatória Europeia - a Final do ano passado com o Chelsea, não deve contar para esta contabilidade... -, aliás os últimos 4 jogos oficiais na Holanda tinham todos terminado num 2-2... mas esta noite a passagem para as Meias-finais ficou aberta. Mas volto a recordar, neste momento aquilo que interessa é o Rio Ave!!!
Mas já agora recordo, a tal vitória à 45 anos: foi contra o Ajax, o famoso jogo onde o Torres celebrou um golo, tomando um 'duche' na neve... e na 2.º mão na Luz, perdemos, a eliminatória foi para uma finalíssima, e fomos eliminados!!!

AZ-0-1-SLB from SLB NN on Vimeo.

1 comentário:

  1. Caro abidos,

    Não concordo com a sua análise ao jogo.
    O AZ foi melhor nos primeiros 20 minutos. Depois só deu Benfica.
    Teve verdadeiramente uma grande oportunidade, num contrataque que começou numa falta não sancionada pelo árbitro, e que culminou numa grande defesa do Artur (com alguma sorte também).
    O remate aos 20 minutos também foi vistoso mas a defesa ainda mais. Se entrasse era um grande golo.
    Depois foi só Benfica.
    O André Gomes esteve imperial. não perdeu uma bola que me lembre. Secou o meio campo do AZ e ainda municiou o ataque. A jogade do golo é dele. Não tem um estilo de jogo vistoso, mas fez um exibição portentosa.
    Outra grande exibição foi do Gaitan. vários roubos de bola e jogadas rápidas de transição ao primeiro toque. Está em grandíssima forma. O terceiro destaque vai para Sálvio. Está de volta às grandes exibições. Escavacou a defesa do AZ. Só uma arbitragem muito caseira o impediu de sacar vários cartões amarelos ao adversário, tanta foi a pancada que levou. Escusado aquele cartão amarelo.
    Pela negativa Cardozo e Maxi. Cardozo joga a 50 e a equipa a 100. Precisa de tempo.
    Maxi é o principal desequilibrador da equipa. Os ataques do AZ mais perigosos foram todos pelo seu lado. A única oportunidade do AZ na segunda parte, aos 90min!, foi pelo lado direito da defesa do Benfica.
    Grande jogo. Talvez um dos melhores este ano. Os comentadeiros dizem que ao intervalo o Benfica podia estar a perder por 2. Então e as 4 ou 5 oportunidades que o Benfica falhou na pequena área (só na primeira parte). Se tivesse acabado 4 ou 5 a 1 não era nenhum escândalo. Se o lima e o rodrigo tivessem frescos era o mais provável.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!