Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de maio de 2014

Aviso à navegação...

Depois das celebrações, é tempo de começar a trabalhar exclusivamente na próxima época. O anuncio da contratação do jovem Polaco Dawidowicz, é um bom indicador...
Nas últimas vezes que fomos Campeões, passámos demasiado tempo a festejar, e acabámos por começar a época seguinte, mal preparados... Espero que isso não aconteça, desta vez. É sempre bom recordar que na época 2010/2011, começamos a época, com 9 pontos roubados nas primeiras 4 jornadas, e só não foram 12, porque o Roberto defendeu um penalty, na Luz, com o Setúbal!!!
O Benfica não pode cair no conto do vigário: Corruptos fragilizados !!! Nós sabemos que ele não precisam de treinadores ou jogadores, para serem competitivos... quem se deixar iludir que algo mudou no futebol português, está a ser ingénuo!!!

Se querem provas que o Sistema anti-Benfica está vivo, bem vivo, basta ouvir ou ler, a quantidade de atrasados mentais, que estão a tentar empurrar o Jesus para fora do Benfica!!! Inventam os argumentos mais parvos, para defenderem a saída do Jesus... Eles estão aflitos, desesperados...!!! Como já afirmei anteriormente, o Presidente do Benfica, nunca iria aceitar uma saída do Jesus, neste momento. Por isso, Jesus só sairá, forçando a saída, contra a vontade do Presidente, e isso é algo que o Jesus nunca fará ao Presidente, depois de tudo o que Vieira fez por ele... Nunca!!!

Resolvida a questão do treinador, vamos aos jogadores: as declarações do Rodrigo, e a indefinição no Valência deram-me algumas esperanças, mas a recente confirmação da compra do Valência pelo Peter Lim acabou com a novela: Rodrigo e André Gomes vão ser jogadores do Valência na próxima época. Ponto final. Hoje, é notícia a possibilidade do Garay, também ir para Valência, não sei se é verdade, mas se não for para Valência, deverá ir para outro Clube...
Não podemos ser hipócritas, quando são publicadas as contas do Benfica, é ver muitos escandalizados, com o Passivo, com a massa salarial, entre outras discussões. Também é 'praticamente 'público que o Benfica pretende baixar os custos fixos (salários) nas próximas épocas, sendo assim ninguém se poderá indignar quando o Benfica decide não acompanhar as ofertas salariais que se praticam fora de Portugal. Se fosse eu (adepto), a decidir, se calhar oferecia o salário que o Garay quisesse, mas ainda bem (para o Benfica!!!) que sou só adepto!!!
Mas no geral creio que os Benfiquistas já estão mentalizados, a saída do El Negro é praticamente inevitável, o regresso do Lisandro López deixa a maioria descansada, mas curiosamente, eu, não estou convencido!!! Até agora, ainda não vi o Lisandro jogar como Central do lado esquerdo!!! Para alguns jogadores, jogar num lado ou noutro, não interessa, mas para outros (Luisão por exemplo...) o rendimento é completamente diferente... Sempre vi o Lisandro como um possível substituto do Luisão e não do Garay... espero que os meus receios não se confirmem...
Estas três saídas (Garay, Rodrigo, Gomes), são aquelas que dou como garantidas. Aceitaria também com algum 'agrado', as saídas do Artur, do Sulejmani, e do Djuricic, caso tivéssemos propostas interessantes... Pela primeira vez, também aceitaria a venda do Cardozo!!! A meio desta época, o Benfica mudou a forma de jogar (também desconheço se o Cardozo está totalmente recuperado do problema nas costas), sabendo da necessidade do Benfica em efectuar receita com a venda de jogadores, entre perder o Enzo, ou o Gaitán, ou o Salvio... prefiro perder, neste momento, o Tacuara!!! Em vez de fazermos uma grande venda, como temos feito nas últimas época, podíamos chegar a um valor próximo, vendendo vários jogadores (o Kardec por exemplo, já conta para a soma...), que neste momento não são titulares... creio que é a melhor estratégia. Temos ainda vários emprestados, que também podem fazer parte destas contas...
Com a titularidade do Oblak, e com a excelente época do Bruno Varela na equipa B, creio que faz todo o sentido uma venda do Artur. O Sulejmani, foi bastante irregular, chegou a custo zero, e tem mercado nos Países Baixos. O Djuricic foi a grande desilusão da época, ainda é bastante jovem, mas se oferecerem um valor igual, ao que gastámos na compra, eu, vendia!!!
Digo já, que não acredito nas vendas do Salvio ou do Enzo. Mas no caso do Enzo é preciso renovar o contrato, com uma actualização salarial.
O caso mais bicudo pode ser o Nico. Só venderia o Gaitán por um valor a rondar os 30 milhões. Mas se ele sair temos que ir buscar outro jogador de valor idêntico, algo que não será fácil. O 'falado' Candeias, não chega!!!
Para fechar o dossier das saídas, falta falar dos emprestados: os dois defesas-esquerdos!!! A renovação do empréstimo do Sílvio creio que será fácil, devido à lesão... Mas no caso do Siqueira prevejo uma grande novela de Verão!!! O ideal seria mandar o Mitrovic à troca para Granada, mas também já li que o problema é o ordenado que o Siqueira pede!!! Com a lesão do Sílvio (se ficar...), temos que ter outro defesa-esquerdo logo no início da época. Este é daqueles assuntos que não pode ser adiado, até ao final da janela de transferências...

Em relação às entradas, com o anuncio do Dawidowicz, se confirmar-se como opção para a equipa A, resolvemos o problema da saída do Matic. Ainda por cima com o Amorim e o Fejsa, muitas vezes lesionados, temos que ter mais opções para o meio. Basta recordar como o Enzo terminou o jogo do Jamor!!! Aliás a questão das lesões recorrentes do Amorim e do Fejsa, faz-me mesmo duvidar, se além do Pawel, não deveríamos ter um 5.º médio-centro no plantel!!!
Sem o Rodrigo, e provavelmente sem o Cardozo, o principal problema do mercado, vai ser encontrar avançados para fazer companhia ao Lima. Pontas-de-lança de qualidade raramente são baratos... Gosto da atitude, e até reconheço algumas qualidades no Funes Mori, mas falta-lhe o faro pelo golo... Precisamos de 2 avançados de qualidade para fazer companhia ao Lima. Ponto final!!! E aviso já que o Belga do Standart, Batshuayi, não me convence!!!
O resto das contratações depende da confirmação das saídas: com Siqueira e Sílvio não precisamos de outro defesa... Com o Nico, não precisamos de mais Alas (Markovic, Salvio, Nico, Candeias(?), Hélder Costa...)

Para terminar a conversa, espero que o Bernardo faça parte do plantel principal. Neste momento, não reconheço ao Djuricic qualquer qualidade que o Bernardo não tenha, bem pelo contrário!!! Pessoalmente, o Lindelof também poderia fazer parte das opções, seria um 2.º André Almeida!!! O Sueco, pode fazer 3 posições, e neste momento até pode ser o melhor substituto do Maxi na lateral direita...
Em relação ao Cavaleiro, espero que seja uma opção para o lugar do Rodrigo. O Ivan não é extremo, é avançado... Quem pode fazer o papel de 5.º Ala, pode ser o Hélder Costa...!!!

Dos vários emprestados que o Benfica tem, além do Lisandro: Pizzi, Ola John, Nélson Oliveira, Farinas, Sidnei, Jara, Correa, Ascues, Djaló, Michel, Mitrovic, Airton, Varela, Correa, Liz, Rojas, San Martin, Clésio... de todos estes, aquele que está mais próximo de entrar na equipa, podia ser o Pizzi, mas não creio que seja jogador para o Benfica. Entre o Candeias e o Pizzi, acho que o Candeias tem mais capacidade de drible curto do que o Pizzi, e isso num Ala do Benfica é importante, porque o Benfica não joga em contra-ataque, um sistema que se adapta mais ao estilo do Pizzi. O Nélson Oliveira é uma questão de atitude. O Mitrovic fez uma boa época em Espanha, mas continuo a pensar que não tem qualidade para jogar no Benfica, devemos aproveitar a boa imagem que ele tem neste momento no mercado Espanhol... 

O meu plantel para o ano, com uma margem de erro grande, a esta distância:
GR: Oblak, Bruno Varela, Paulo Lopes
DC: Luisão, Lisandro, Jardel, Steven
DE: Siqueira(?), Sílvio(?)
DD: Maxi, Almeida, Lindelof
MD: Fejsa, Dawidowicz
MO: Enzo, Amorim, (?)
AD: Salvio, Markovic
AE: Nico, Candeias(?), Hélder Costa
AV: Lima, Cardozo(?), (?), Cavaleiro, Bernardo

5 comentários:

  1. Caro Abidos,

    Boa reflexão relativamente à gestão de saídas e entradas.
    Estou de acordo com quase tudo.
    Discordâncias:
    - Precisamos de um defesa direito. Pode ser o Sílvio. Senão, tanto o Maxi como o Almeida não dão garantias totais.
    - O Sulejmanie e o Djuricic são para manter. No primeiro ano o Di Maria também andou a apanhar bonés. - O Sulejmani já mostrou que tem raça. O Djuricic ainda é puto. Precisa que o Luisão lhe dê mais umas lambadas. Talento não lhe falta.
    - O steven não interessa. Muito alto mas má impulsão e sentido posicional. Parece lento, mas também teve pouca rotação para mostrar serviço.
    - O André Gomes se sair é uma grande perda. Por 15M é muito mal vendido. Seria o nosso futuro capitão. Jogador possante, inteligente e com muita personalidade. Tem sido mas percebido pelos Benfiquistas.
    - Não sei se o Candeias tem categoria para segurar o lugar na pré temporada (tenho visto muito pouca gente a reconhecer o trabalho fantástico que o JJ faz na pré temporada onde vários jogadores têm de dar logo o litro para conseguirem ficar no plantel. só isto dá logo muita moral ao jogador).
    - Precisamos definitivamente de um ponta de lança para substituir o Rodrigo. Este ano, tirando a final da liga europa e da taça de portugal, o Rodrigo foi o nosso abono nos momentos chave. Nem o h. costa nem o cavaleiro fazem este lugar. Talvez o funes mori. Pessoalmente não lhe reconheço categoria. Mas o JJ é visionário neste tipo de jogadores que se podem fazer no Benfica.
    - O gaitan pode ser uma boa opção de venda. Pelo menos 30M. Já tem 27 anos.
    - Finalmente, tenho dúvidas que o JJ fique. Concerteza que não vai trair o presidente. Mas se tiver uma proposta "louca" e o Benfica foi bem indemnizado, penso que o LFV já terá o substituto escolhido.

    ResponderEliminar
  2. Enorme Nene', Companheiro,

    Felicito-te pela coragem que tens ao assumir que 15ME pelo A. Gomes pode bem ter sido um grande negocio para quem o comprou, mas nao deves esquecer que a SAD ainda ficou com direitos sobre uma eventual "mais valia" future.

    Enormerrimo Abidos, Companheiro,

    Brilhante analise, como sempre (num dos Nossos blogues fundamentais pelo qual todos Nos te devemos bastante), mas quero dizer-te 3 coisas:

    1 que este video do Pawel me deixou, como a ti, convicto de que ha' ali muitissima qualidade, dentro daquele 1,88m; e

    2 tem calma e recorda que temos a melhor prospecao do mundo; e, finalmente

    3 quanto aos novos equilibrios economicos, recorda que temos de aguardar para saber qual foi a receita BTV neste terceiro trimester; depois disso, entao podemos confirmer, ou nao, da necessidade de "compressao" salarial.

    Sinceramente, nao me parece.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Nené

    - Em relação ao Sulejmani e ao Djuricic, muito sinceramente vejo qualidade técnica, mas pouca intensidade de jogo.
    O Di Maria explodiu no 2.º ano: verdade. Com o Jesus, os sérvios já tiveram a sorte de ter o JJ no seu primeiro ano...!!!

    - Não concordei com a contratação do Steven, portanto estou à vontade. Na época passada houve uma enorme campanha de propaganda elogiando o Steven, e o Benfica foi na conversa... O problema é que na equipa B, não temos melhor, e contratar um bom Central custa dinheiro (para ser a 4.ª opção!!!), e como 4.ª opção parece ser um bom companheiro de balneário, portanto poderá ficar...
    Aquilo que pode acontecer, é além do regresso do Lisandro, contratar um bom Central canhoto, e então o Jardel passar a ser o 4.º Central...

    - O André Gomes é uma questão de atitude... Tem potencial, mas ainda não demonstrou valer os 15 milhões.

    - Nas actuais condições, qualquer substituto do JJ seria potencialmente desastroso. Para mim, é intransferível!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. José,

    Vamos ver como corre o Verão na BenficaTV: se vão existir muitos cancelamentos durante o defeso... e quais vão ser os novos produtos para a próxima temporada.
    Independentemente dos resultados da BTV, parece-me que vamos ter que fazer entre 20 a 40 milhões de receitas extraordinárias...!!!
    No final da próxima época, com um bom resultado da BTV talvez já seja mais seguro, avaliar o impacto das receitas da BTV nas vendas de jogadores!!!

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!