Últimas indefectivações

domingo, 11 de maio de 2014

Fé em Turim

"O Sevilha, por muita fúria espanhola que possua, tem de ser superado. Basta que a fé e a força se conjuguem.

1. Quase tudo acabou no que respeita ao futebol profissional. Hoje realizam-se os jogos derradeiros das competições profissionais de futebol. O Benfica, no Dragão, com respeito inequívoco pelo Futebol Clube do Porto, perdeu. Mas perdeu com dignidade.
No mais fez um campeonato impressionante. Em especial uma segunda volta em que conjugou eficácia com momentos de elevada nota artística. Seja ao nível individual seja sob o ponto de vista colectivo. Começou e acabou a perder. Foram duas derrotas apenas.
E o Dragão mostrou que cada uma das equipas tem valores jovens que importa acompanhar. E acarinhar. No que respeita ao Benfica, Jorge Jesus já os conhece. No que concerne ao Futebol Clube do Porto alguns deles mostram-se ao novo treinador. E alguns dos mais velhos resolveram mostrar algumas das suas capacidades que, em muitas jornadas, andaram escondidas. Caso bem presente do rei morto rei posto. Com a nota evidente para os egos e os super egos do que falou Paulo Fonseca!
Mas o que importa para o Benfica são as suas próximas, as duas finais. A primeira em Turim. Com uma onda vermelha a tomar conta da cidade do Torino e da Juventus. face a um Sevilha que, por muita fúria espanhola que possua, pode - deve! - ser superado. Basta que a força e a fé se conjuguem nesses dias. Recordo sempre o Padre António Vieira:
«o sol pode fazer dias longos
dias grandes só podem fazer as acções».
Para mim, em Turim, na próxima quarta feira vai ser, ao mesmo tempo, um dia longo e um dia grande!

2. (...)

3. (...)

4. (...)

5. O Benfica venceu a sua quinta Taça da Liga. A festa em Leiria foi bonita. Estádio cheio. Animação. Uma cidade que soube receber. Uma organização eficaz. O Benfica de Jorge Jesus venceu um Rio Ave que, pelo menos nos primeiros trinta minutos, mostrou qualidade e ousadia. Nuno Espírito Santo é um dos treinadores do presente e, em particular, do futuro próximo. Percebemos que não fica em Vila do Conde. Irá despedir-se, ao que se lê, no próximo domingo no Jamor. Mas, neste final de semana, o que lemos é uma múltipla dança de treinadores. Uns que partem e poucos que renovam. Como, exemplo, Rui Vitória no Vitória de Guimarães. Quase que poderemos antecipar - porventura adivinhar - que mais de metade dos clubes da primeira liga mudarão de treinador. Se houver o pagamento de cláusulas de rescisão fica dinheiro, em certas tesourarias, para a aquisição de jogadores... Digo, ou melhor, penso eu!

6. Terça feira a FIFA receberá a lista dos trinta jogadores que cada selecção apurada para o Mundial do Brasil poderá escolher. E, depois, perder sete! Luiz Filipe Scolari já fez a escolha do seu vinte e três. Sem polémica, o que é raro no Brasil! E outras selecções já divulgaram a lista dos seus trinta. Por cá estou convicto que Paulo Bento já  tem a escolha final feita. Só esperamos que não haja nenhuma lesão perturbante. É que acredito que vamos fazer um Mundial entusiasmante. Acredito mesmo. A fé que, aliás, me vai acompanhar a Turim. Na convicção de que Luís Filipe Vieira merece erguer o troféu! Merece mesmo!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!