Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Lisboa: a cidade da décima

"Depois das festas de Madrid, é o arranque definitivo da operação Mundial. Com Cristiano Ronaldo a 'exigir' merecido repouso.

1. (...)

2. (...)

3. (...)

4. Tive o privilégio de assistir, ao vivo, às duas finais da principal prova europeia de clubes que se realizaram em Portugal.Em 1967, menino e com farda impecável do Colégio Militar, vivi a vitória, nunca esquecida, do Celtic. Dois a um. E vitória escocesa contra o Inter de Milão. Foi, de certa forma, o fim de um ciclo europeu construído a partir de 1956 e totalmente dominado inicialmente pelo Real Madrid - com seis conquistas até 66 -, Benfica - duas - e Milão e Inter da mesma cidade. Depois foi o Manchester United e o início do período holandês, em especial do Ajax. A que se sucedeu o ciclo alemão - Bayern de Munique - e de imediato, o ciclo de seis conquistas inglesas, com Liverpool (3), Nottingham Forest (2) e Aston Villa. A partir da época de 1985, surgem novos vencedores, como, entre outros, o Futebol Clube do Porto, a Juventus, o PSV, o Estrela Vermelha, o Marselha, o Borussia de Dortmund ou, mais tarde, o Chelsea. Agora, num Estádio da Luz acolhedor e caloroso, uma disputa renhida entre as duas principais equipas de Madrid. O jogo de sábado mostrou, a quem tinha dúvidas, que valeu a pena construir o novo Estádio e que o futebol é um fenómeno de massas, bem único e bem singular. Um fenómeno global como sentimos em Lisboa. Ali estavam os grandes nomes das finanças do mundo e do futebol global. Os grandes treinadores e os grandes jogadores que nunca esquecemos. E que foram nossas referências. Os grandes empresários da indústria do futebol e, naturalmente, os principais actores políticos conexos com as equipas participantes. Mas permitam-me uma nota bem pessoal. Ter o privilégio de assistir à final de sábado passado bem próximo - e escutando os seus sábios comentários - de antigos campeões europeus como António Simões, José Augusto ou Ângelo ou de um grande senhor da cultura portuguesa e europeia como o Professor Eduardo Lourenço é, em definitivo, como refere Matthew Arnold: «A cultura é a busca da nossa perfeição total mediante a tentativa de conhecer o melhor possível o que foi dito ou pensado no mundo em todas as questões que nos dizem respeito». Em todas as questões, sublinho! Que privilégio!

5. (...)

6. Lisboa foi mesmo o centro da Europa na semana passada. O hino da Liga tão bem cantado pela Marisa foi escutado por centenas de milhões de cidadãos desta nova vizinhança global. E Lisboa ficará, sempre, ligada à conquista da décima pelo Real de Madrid. Como ficou com a singular conquista do Celtic. São estes momentos únicos que também ajudam a escrever a história. Já que ela também é repositório de factos. E nestes, e respeitosamente indo a Fernando Pessoa e à sua Lisboa: o que o turista deve ver, lá passará a estar para os fervorosos adeptos do Real de Madrid o Estádio da Luz. O local onde conquistaram, com dificuldade e mérito a Décima! A décima Taça de melhor da Europa!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!