Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tecnologia para ajudar Platini

"O sistema não é perfeito porque por detrás do árbitro está um homem, mas é quase."
Michel Platini, Presidente da UEFA, sobre as arbitragens com seis elementos

Há muito quem clame, incluindo eu, a necessidade de pôr a tecnologia, sobretudo as imagens de televisão, a auxiliar os árbitros de futebol. Mas percebi na semana passada que há algo ainda mais urgente: pôr a tecnologia a auxiliar Platini. O presidente da UEFA insiste que tudo está melhor desde que decidiu pôr mais dois árbitros nas linhas de fundo. O presidente da UEFA ou não tem televisão ou é um cómico...
Esta última apologia das equipas de arbitragem com seis elementos aconteceu horas antes da final da Liga Europa, em Turim. Depois foi o que se viu: penalty sobre Lima nas barbas dum dos árbitros de baliza, outro que parece existir sobre Gaitán nas barbas do outro, um amarelo para Siqueira nas barbas do fiscal de linha (que nada assinalou, e foi o árbitro, em pior posição, a inventar...), Beto a sair antes da linha, nos penalties, com todos a assobiar para o lado...
Se pensasse, Platini perceberia que o número de árbitros é irrelevante - porque muitas vezes veem coisas diferentes e depois alguém tem de decidir. E quantas vezes, como em Turim (admito que os árbitros de baliza tenham duas vezes dado indicação de penalty e nas duas tenham sido desautorizados por Brych...), não decide quem viu mal?

P.S.: Já ouvi dizer que o Benfica perdeu a final de Turim porque o Paulo foi lá, porque o Ricardo não foi, porque o João usou meias de cores diferentes, porque há 52 anos um treinador ressabiado fez uma previsão lógica. Disparates. O Benfica perdeu porque falhou dois penalties, o que atendendo aos marcadores, nem foi surpreendente, e porque nos 120 minutos anteriores, apesar do árbitro, apesar das baixas, não teve capacidade para ir para cima de uma equipa manifestamente inferior. Maldição? Superstição? Joguem mas é à bola."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

PS: Esta ideia de que o Benfica, mesmo prejudicado antes do jogo com os castigos, mesmo prejudicado durante o jogo, tinha a obrigação de jogar muito melhor para ganhar... é completamente idiota.

1 comentário:

  1. Este idiota é isso mesmo, um andrade idiota, ressabiado e aziado. É o que eles dizem quando nos roubam, "joguem mas é à bola"!
    E é o que lhes também podemos dizer pois queixam-se sempre dos árbitros quando perdem.
    É um dos jornalistas colocados nos jornais não por ser melhor, é um dos piores, mas por ser um adepto azul. É uma colocação política.

    A partir do momento em que um árbitro interfere directamente no resultado de um jogo tudo o resto passa para segundo plano, tácticas, jogadores, treinadores.






    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!