Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Enzo, o lúcido

"A história do Benfica está cheia de jogadores insubstituíveis. De cada vez que se fala da saída de um jogador decisivo, logo surge o espectro do desmantelamento da equipa. Nem é preciso recuar muito tempo, basta recordar o que se disse quando, em Janeiro, Matic foi vendido - 'a equipa ia ficar defensivamente desequilibrada'; 'não existiam substitutos à altura', e por aí fora. Sabemos bem o que aconteceu: a equipa (re)equilibrou-se, deixou de sofrer golos e vencemos tudo o que havia para vencer em Portugal.
Agora que é quase certo que Enzo Pérez nos vai abandonar, a questão volta a colocar-se.
Devo a este propósito fazer uma confissão: quero muito acreditar nas qualidades do departamento de scouting, na capacidade de Rui Costa para identificar craques em potência e na forma como Jorge Jesus melhora os jogadores que treina.
Mas, por agora, vivo de facto uma angústia: como é que vamos manter o sistema actual, só com dois médios, sem um 8 como o Enzo?
Não sei. O sistema de jogo do Benfica exige da posição 8 mais do que de qualquer outra. Com Jesus, o 8 tem de ser forte a marcar, compensar as subidas dos extremos e ainda pautar o ritmo do jogo. Com lucidez táctica, foi o que Enzo fez invariavelmente. Agressividade a ocupar de decidir sempre bem - umas vezes temporizando para sofrer falta, outras saindo a jogar e ainda outras com passes em profundidade.
Quando for preciso ver vídeos de como se joga a 8, bastará ver um 'best of' de Enzo. Mas há também o lado emocional. Num mês de Maio que não esqueceremos, Enzo sofreu como nós e no seu rosto vi estampada uma angústia absoluta. Sei bem que, depois, foi dos primeiros a levantar a cabeça e que, em cada bola disputada, colocou toda a raiva acumulada na temporada passada.
Estou certo que tudo vai correr pelo melhor e que um destes jogadores que nem do YouTube consta vai revelar-se um craque estratosférico. Até lá, sofro com o vazio anunciado da camisola 35 e e agradeço-te, Enzo, por teres sido um benfiquista como nós."


1 comentário:


  1. Impossível dizer melhor que Pedro Adão e Silva !
    O seu artigo é a síntese perfeita do que pensamos e sentimos, em relação a 2013/2014 e o que desejamos, nós os benfiquistas, para 2014/2015.
    De facto, se no ano transacto eram compreensíveis os gestos e desabafos de desânimo, depois daquele final de pesadelo, neste ano que se vai iniciar, e sem perdermos de vista que que o trabalho concentrado e esforçado é sempre meio caminho para obtermos o que queremos,não podemos deixar de dar TODO o crédito à Direcção, em particular a LFV, e à equipa técnica, em particular a JJ.
    Os jogadores, devem ter o sonho do BI-CAMPEONATO e, assim, começar desde o inicio a procurar a renovação do título.
    Bem hajam pelo que fizeram este ano e ... não esqueçam, para o ano ainda não ganhamos NADA!

    AGM
    * socio 33884

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!