Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Incertezas

" «Tenho a equipa que quero», exclamou José Mourinho na partida desta nova época. Quase mais ninguém pode dizer o mesmo no mundo do futebol actual. Em Portugal, mesmo os clubes de maiores recursos, têm a equipa que os seus recursos económicos permitem, nalguns casos acima do que o bom sendo financeiro recomendaria.
Falta um mês para o fecho do mercado e Benfica, FC Porto e Sporting têm apenas uma aproximação daquilo que será o plantel definitivo. No caso do FC Porto, a equipa que jogará o play-off de acesso à Liga dos Campeões poderá até ser diferente da equipa que jogará o campeonato. Por agora, a única certeza é o grau de incerteza.
A única vitória que importa neste momento no Benfica é fazer uma boa equipa para dia 10 jogar em Aveiro. Mas essa tarefa não está fácil, como se voltou a ver ontem contra o Athletic Bilbao, por um lado, e, por outro, pela análise de um Rio Ave categórico que alcançou uma vitória fora de portas contra um clube histórico do futebol sueco. O Rio Ave tem a preparação bem adiantada (começou mais cedo), está rotinado com jogos oficiais e o Benfica procura estabilizar um onze. Este Rio Ave jogou muitos jogos na pré-época e venceu quase todos.
FC Porto e Sporting também podem ter problemas parecidos, mas começamos mais cedo a procura dos nossos objectivos e, por isso, temos que alcançar a estabilidade com brevidade.
Análises individuais, com estes jogos de treino, podem ser prematuras e injustas mas há razões para estar alerta. Este fim-de-semana, num torneio com o elevado nível competitivo duma Emirates Cup, poderemos, ou não, ficar mais esclarecidos.
Há  muitas lesões: Luisão, Jardel, Rúben, Sulejmani, Fejsa, Pizzi, entre outros, serão óptimas contratações ao departamento médico mas é bom prever que durante a época também haverá contrariedades. Olhar para a realidade com serenidade e competência é a atitude prudente que se deve ter neste momento."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!