Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Zurique: ao centésimo...!!!

No segundo dia dos Europeus de Zurique, mais um grande recorde nacional, mais duas Finais históricas... e mais umas Finais perdidas por - literalmente -, uma unha negra!!!

Podem não concordar, mas para mim, o grande resultado do dia, voltou a ser da exclusiva responsabilidade do Ricardo dos Santos, com um novo recorde nacional dos 400m planos: dois recordes nacionais em dois dias!!! O facto do Ricardo ter ficado fora da Final - por uma unha negra!!! -, não retira em nada o mérito. Aliás, olhando para as marcas, o Ricardo fez o 7.º tempo das 3 Meias-Finais, e mesmo assim ficou de fora!!! O vencedor da 1.ª meia-final fez pior tempo que o Ricardo... aliás não percebi a distribuição dos atletas pelas meias-finais, a 3.ª meia-final teve os 3 atletas mais rápidos...!!!
O Ricardo acabou por ficar a 0,16s da qualificação, do Espanhol, Samuel Garcia. Mas isso agora não interessa, 45,74s é o novo recorde... aos 19 anos de idade.
Tenho que destacar mais uma vez a forma como o Ricardo no final da corrida não aparenta estar cansado... com mais alguns anos poderá ser um grande corredor de 800m, mas para já é procurar chegar aos 44s. Espero que o Ricardo nas próximas semanas faça algumas corridas, porque na forma que se encontra, em condições climatéricas melhores, poderá ainda bater o recorde nacional (novamente) esta época...



A forma como o Yazaldes Nascimento terminou a Final dos 100m poderá deixar a impressão errada. A Final não lhe correu bem, mas ter chegado à Final foi espectacular... Foi pena, hoje não ter conseguido repetir a excelente partida, que teve ontem na qualificação. Nas Meias-Finais, ainda conseguiu reagir nos metros finais, fazendo uma recuperação inacreditável nas últimas passadas, mesmo assim não chegou, e ficou em 3.º (10,30s), a 1 centésimo do Romeno que ficou em 2.º... tivemos que ficar à espera das outras duas Meias-Finais, para saber se o tempo era suficiente para ser repescado, e foi...!!! Deixando de fora por exemplo o holandês-caribenho Churandy Martina (especialista a fazer as Finais, de grandes Campeonatos, inclusive a nível Mundial).
A Final foi atribulada, o Yazaldes pensou que tinha feito falsa partida, já se encaminhava para fora da pista, já estava a arrancar o dorsal, quando percebeu que não foi desclassificado!!! O Inglês 'culturista' Aryeetey tinha-se mexido nos blocos, ainda antes do Yazaldes: a organização podia ter excluído o Inglês; podia ter excluído os dois (já que a falsa partida do Yazaldes pareceu ser 'independente' do movimento do Aryeetey); mas decidiu não desclassificar ninguém!!! Acho que fez bem, pois uma Final é uma Final... e o Inglês ainda chegou ao Bronze, o Yazaldes foi 8.º com 10,46s!!!
Não creio que esta situação tivesse desconcertado o Yazaldes. Esta foi a primeira grande competição do Yazaldes, a este nível... com a pista molhada, e com muitas rajadas de vento, quase sempre contra, o tempo do Yazaldes acabou por ser normal, tendo em conta a carga de corridas em dois dias.
Foi pena, na qualificação, o Yazaldes ter 'descomprimido' antes de cruzar a meta, pois retirou-lhe a hipótese de bater a sua melhor marca, pois nas outras duas corridas nunca mais conseguiu partir da melhor forma... Mas mesmo assim, este Europeu será um Campeonato marcante na carreira do Yazaldes, espero que não seja o último...!!!
Mas agora, ainda vamos ter a Estafeta, onde Portugal tem o 6.º lugar de Gotemburgo como referência...



A Susana Costa no Triplo acabou por salvar a honra nacional... com a favorita às medalhas Patrícia Mamona a ficar no 13.º lugar, portanto fora da Final, por uma unha negra (6 centímetros)!!! Assim foi a atleta do Benfica, com um salto de 13,76m a conseguir a 9.ª posição, e a levar Portugal à Final.
As medalhas são quase impossíveis para a Susana, já que as Russas e a Ucraniana parecem imparáveis, mas se a Susana passar os 14 metros, algo que já fez este ano, tudo é possível...


O Ricardo Ribas não quis problemas lá em casa, e assim nos 10000m acabou por repetir o 12.º lugar (29:09.47min), o mesmo lugar que a sua esposa, a Dulce Félix, obteve na véspera!!!
O Ribas ainda vai fazer a Maratona - a prova principal -, mas o veterano atleta, não quis deixar passar a oportunidade de se estrear num grande Campeonato, na pista: correr a Maratona na estrada, não é a mesma coisa, do que correr dentro de um Estádio...!!!




A desilusão do dia veio da Marcha. Os gémeos Vieira acabaram por desistir, as lesões, e as dificuldades em treinar acabaram por deitar tudo a perder nos 20 Km... No final da prova, o Sérgio Vieira e o irmão estavam bastante emocionados, espero que os desabafos, tenham sido isso mesmo desabafos, e que eles continuem a marchar... Mas compreendo que não é fácil, quando o profissionalismo, é uma ilusão!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!