Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

De Maputo...

"Mais uma viagem, mais um universo de pessoas, de sensibilidades e de locais. No caso de Moçambique, locais deslumbrantes, capazes de cativar mesmo os mais exigentes turistas. E, claro, a pessoas... os cidadãos anónimos e as massas de que tão deliciosamente nos falava Ernest Hemingway nas suas crónicas de viagens. É sobre essas pessoas e o incrível universo Benfica que vos quero falar esta semana. Estava a pisar solo Moçambicano quando o nosso fabuloso Lima fazia o segundo golo. Enviaram-me entusiastas mensagens de confirmação da nossa superioridade. Não foi tanto isso que surpreendeu, visto que somos verdadeiramente uma grande família. Extraordinário foi ver nas ruas de Maputo, de rádios ao ouvido, crianças, velhos e mulheres a celebrar a mais que certa vitória do clube das águias. Foi o entusiasmo dos seguranças à porta do hotel e, claro, a nossa BTV sempre ligada no bar do hotel.
Pelo contrário, quando o FC Porto se aproximava da nossa baliza, o silêncio era a reacção unânime e as amplas avenidas da capital moçambicana cobriam-se de um manto de quietude impressionante. Quando o jogo terminou, voltei a ter o privilégio único: apitos de automóveis, camisolas do Benfica nos transeuntes eufóricos e faixas vermelhas em restaurantes, bares e casas anónimas.
Bem sei que a vitória seria um momento decisivo na revalidação do título nacional. O banho de táctica e técnica de Jorge Jesus a Lopetegui era uma revelação importantíssima nesta fase. Mas a celebração da vitória nas ruas, e tantos quilómetros de Portugal, por homens e mulheres anónimos, numa expressão incondicional de amor ao Benfica, fez-me recordar as palavras de Luís Filipe Vieira: 'O Benfica é a marca da lusofonia'. Quer se queira, quer não, há por detrás desta constatação uma verdade que todos deviam aprender, desde o Presidente do Bayern de Munique até ao Sr. Pinto da Costa: de Maputo a Lisboa, é só Benfica. E é o Benfica que a todos relembra Portugal!"

André Ventura, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!