Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Eusébio e (não ou) Ronaldo

"Em mais uma Gala, mais um cacharolete de prémios e homenagens, sempre discutidos e discutíveis. Desta vez, no centésimo aniversário da FPF, uma efeméride indiscutivelmente marcante.
Entre os premiados, Cristiano Ronaldo, agora considerado o melhor jogador português do século. Uma atribuição que se dirá quase inevitável depois de, pela 3.ª vez, ter sido distinguido, com inegável vantagem, como o melhor jogador do ano em todo o mundo.
Todavia, permito-me discordar. Não para retirar mérito ao jogador do Real Madrid. Simplesmente porque acho uma distinção que premeia o presentismo e relega para segundo plano o passado. São assim os tempos de agora: o que é bom é o que é novo. É a expressão da vitória da actualidade presente sobre a memória passada. Cem anos que, afinal, se parecem resumir a um tempo de agora, minimizando tudo o que já foi tempo. Cem anos que o são entre o momento 0 e o momento 100 e não o momento 100 sobre todos os momentos antes do 100.
Eusébio tem contra si ser passado. Ronaldo tem a seu favor ser presente a futuro. Mas 100 anos não são uma meta a cortar em que só contam os últimos anos, são um caminho em que todos os passos são igualmente importantes. Pergunto, até: dos votantes, quantos viram jogar Eusébio? E como comparar tempos tão diversos, agora com uma magnitude comunicacional totalizante, antes com uma propagação pouco mais do que paroquial?
Para mim, Eusébio ainda é o primeiro. Cristiano lá chegará, por certo, mas deixemos correr o tempo e ganhar distância face à emoção que sempre nos condiciona. Então o galardão será, sem qualquer polémica, para a sociedade Eusébio & Cristiano!"

Bagão Félix, in A Bola

2 comentários:

  1. Espero que Cristiano tenha sido eleito o melhor jogador do "centenário" da federação e não do "século". Séc XX não pode ter sido e séc XXI ainda não terminou.
    Claro que o Imortal Eusébio também é o melhor do centenário mas isso é outra conversa.

    ResponderEliminar
  2. Não sei a metodologia de voto mas de certeza que muitos não viram jogar Eusébio e nunca ouvirm falar num Matateu, Peyroteo, etc. Estas votações são uma trampa, pois só favorecem os mais recentes.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!