Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O anti-Jesus

"Numa conferência de imprensa mítica, já há uns tempos, Jorge Jesus, como sempre a dizer 'coisas certas com as palavras erradas', perguntava 'o que é isso de experiência?', para logo responder, num jeito inimitável, 'experiência é conhecimento'. Talvez essa seja a melhor forma de olhar para o dérbi deste domingo. Um Benfica com mais experiência acumulada, logo com mais conhecimento, que foi capaz de ocultar com organização colectiva a perda de qualidade das individualidades que formam a equipa hoje, por comparação aos anos interiores.
Houve, por isso, um efeito surpresa. O Benfica de Jesus, que construiu a sua identidade em tomo de um futebol de ataque, com transições rápidas, não compareceu em Alvalade. Não estiveram presentes as acelerações no limite da razoabilidade de Salvio pela direita, nem as diagonais da esquerda para o meio, nem sequer o jogo interior rendilhado, a oferecer muitas possibilidades aos avançados. Em parte também por respeito ao Sporting, que é hoje uma equipa mais forte e competente do que no passado recente, o Benfica entrou em campo em modo resultadista.
Ora aí reside uma inovação. Nas últimas épocas, e em importante medida porque tinha jogadores que assim o permitem, o Benfica nunca teve uma atitude resultadista. Agora, com um plantel sem as mesmas doses de talento, o treinador prefere contrariar a própria identidade que construiu e ser um anti-Jesus, secundarizadndo a qualidade do jogo ofensivo, em nome de um realismo avisado.
A filosofia parece clara. Se for possível acrescentar nota artística aos resultados, tanto melhor. Se não for, cá estarão os resultados. Esta atitude pragmática era possível no Jesus do passado? Parece-me que não. Mas, afinal, o que é o conhecimento se não experiência acumulada."

1 comentário:

  1. O Spor7ing pouco ou nada arriscou, limitou-se a jogar no erro do Benfica.
    A jogar para a aproximação quase lhe saía a taluda.
    Se o JJ não tivesse sido o maior dos responsáveis pela perda dos 3 pontos em Paços de Ferreira e outro "galo cantaria" ... !!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!