Últimas indefectivações

domingo, 22 de março de 2015

20.ª Taça de Portugal, com muito suor

Barcelos 87 - 88 Benfica
21-25, 15-17, 14-17, 22-13, 4-4, 11-12

Foram precisos 2 desgastantes e muito sofridos prolongamentos para trazer a 20.ª Taça de Portugal, para a Luz!!! Como já tinha previsto, o desgaste dos 3 jogos em 3 dias (o Barcelos teve 1 dia de 'descanso'!!!), foi um factor importante. Tivemos 18 anos sem conquistar a Taça de Portugal, mesmo com todo o domínio das últimas épocas, só o ano passado conseguimos voltar a levar o Caneco para a Luz... parte significativa desta dificuldades, deve-se a este formato de Final 8, onde uma equipa veterano do Benfica, tem tido dificuldades em triunfar... E este ano, ainda 'carregámos' 2 prolongamentos em cima...além de em cirtude do sorteio, termos que derrotar os nossos dois adversários mais complicados a nível nacional, em dois dias!!!
O jogo até começou bem, com pontos nos dois lados, mas lentamente o Benfica foi ganhando vantagem, com especial destaque para a nossa defesa...
Tudo mudou no 4.º período, onde deixámos de marcar, e permitimos ao Barcelos reentrar na disputa do marcador. Passaram mesmo para a frente... A recuperação do Barcelos foi feita com o Mário Fernandes em campo, e a fazer turnovers repetidamente, o Tomás Barroso ficou demasiado tempo no banco...
Já no 2.º prolongamento, a 1 minutos do fim, perdíamos por 85-81 !!! Foi necessário ir buscar forças onde não haviam... com o quase sempre displicente Slay (hoje até conseguiu 10 ressaltos, talvez um recorde pessoal...!!!), a fazer de base na última jogada, e a penetrar para os 2 pontos, quando faltavam alguns segundos... O Barcelos ainda tentou lançar, mas o Benfica defendeu bem.
O Jobey nos últimos jogos tem estado um pouco abaixo do seu melhor, parece que aquele esforço extra que ele fez, quando tivemos os 4 bases lesionados, está-se a 'pagar' agora, mesmo assim: melhor marcador do Benfica, e o cesto decisivo que deu o 88!!! Mas para mim, os melhores nesta partida foram o Gentry, a marcar e a defender nos momentos importantes; e o Carlos Andrade que marcou poucos pontos, mas fez 17 ressaltos... Reconheço que o Slay esteve um pouco mais activo do que é habitual, e além disso é dele (só dele) um dos cestos decisivos, o penúltimo, que reduziu para um, já que levou a bola como base, de um lado ao outro campo, e encestou!!!
Continuo sem perceber a utilização do Cláudio Fonseca, com tantos minutos nas pernas, com tantos problemas de faltas, o Cláudio pode ser útil nestes jogos... Recordo também, que o João Soares, não foi utilizado hoje, e tanto com o Algés, como com o Guimarães quase não 'aqueceu'!!!
No final o Carlos Andrade, despejou algum 'vapor', em alguns elementos da equipa técnica do Barcelos... Só quem lá está, é que sabe o que foi dito!!! Mas para aquela reacção, além das palavras mútuas, muito contribuíram os apitadores!!! Não é novidade no Basket, esta tendência dos árbitros tentarem equilibrar os jogos, mas não deixa de irritar: nos primeiros minutos até parecia que finalmente tinham acertado no critério, mas rapidamente mudaram de ideias, e em fez de ser o Barcelos a adaptar a sua agressividade às regras do jogo, foram os árbitros a adaptarem o seu critério às necessidades do Barcelos... porque se não o fizessem, meia-equipa dos Galos seria excluída com 5 faltas antes do intervalo!!! Bastava para isso usar o critério que sempre usaram para os jogadores do Benfica: aquela 2.ª falta marcada ao Carlos Andrade é exemplar!!! Curiosamente, nos últimos minutos, e nos prolongamentos, voltaram a usar o mesmo critério para as duas equipas... o que como é óbvio levou a 'protestos' do Barcelos... cria-se hábitos, e depois é difícil 'curaram-se'!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!