Últimas indefectivações

sábado, 18 de abril de 2015

União...

Belenenses 0 - 2 Benfica

Pode não ser bonito, mas estes 3 pontos valem tanto, como os 3 pontos conquistados a semana passada com a Académica!!!
Fomos eficientes, praticamente não falhámos oportunidades de golo, não tivemos o domínio territorial que normalmente temos na Luz, só após o 0-2 senti a equipa confiante, solta... Voltámos a ter problemas com a pressão do adversário no meio-campo, mas o Belém só criou perigo nas bolas bolas paradas: o Carlos Martins neste jogo, teve mais livres laterais para marcar, do que em toda a sua carreira no Benfica!!!
Mas também temos que nos recordar que hoje jogámos sem o nosso flanco direito: Maxi, Salvio.
Não é fácil fazer destaques individuais (além do goleador...), mas são estas exibições colectivas, que fazem os Campeões.
Destaco a enorme defesa do Júlio César na 1.ª parte (a outra nos descontos também foi boa, mas...): se tivesse entrado (a meio da baliza) toda a gente diria que era um frango, mas a forma como a bola passou pelo Pizzi, e como fez a curva, enganaria qualquer guarda-redes, e só um muito bom, é que teria a capacidade, de em contra-pé, ir buscar esta bola...!!!
Pela negativa, e com uma clara intenção pedagógica, destaco a entrada do Ola John na equipa. Não me queixo da falta de intensidade do Liberiano, já não espero outra coisa... mas também sei, que o Ola John rende o dobro na esquerda. E hoje, nem sequer aquelas trocas de flanco ocasionais com o Nico tivemos... Como a recuperação do Salvio é duvidosa para Domingo, a sua substituição tem que ser bem pensada, e entre o Olha John na direita, ou o Talisca, venha o diabo e escolha...!!! Talvez o Pizzi na direita, e o Fejsa no meio?, talvez...?!
Além do resultado, nenhum dos jogadores em perigo viu amarelo. Estava com bastante receio do Samaris, jogador que neste momento, não tem substituto à altura no plantel... Naquela que no esquema do Jesus, é talvez, a posição mais importante.
Apesar desta 'gentileza' disciplinar (diga-se que não vi nenhum lance onde o Samaris ou Jonas pudessem sequer aproximar-se de um amarelo), a arbitragem foi mázinha. Então no 1.º tempo, a quantidade de livres assinalados contra o Benfica, após simulações dos Pastéis foi exasperante... Mesmo, com a decisão correcta, de não marcar penalty contra o Benfica, numa dupla-simulação do Belém... mesmo, com esta decisão, sou incapaz de gostar desta figurinha...
PS1: Hoje de manhã, mais uma notícia falsa, a merecer desmentido oficial do SL Benfica. É curioso que não é a primeira vez, que o jornal Expresso entra por este caminho!!! Aqui fica o comunicado. O plantel tem que ser protegido destas armadilhas...
PS2: Uma nota para o erro do Pelé no 1.º golo do Benfica. Supostamente já tem contrato com o Benfica para a próxima época. No meio da habitual palhaçada que são as semanas antes dos jogos do Benfica, foi sugerido que não iria jogar... algo, que pessoalmente, nunca acreditei.
Agora, cometeu um erro, que deu em golo do Benfica. Vão dizer que foi de propósito?! E provavelmente serão os mesmos, aqueles que diziam que seria uma vergonha ele jogar, são os mesmos que vão dizer que foi uma vergonha ele ter jogado!!!

3 comentários:

  1. Excelente leitura abidos!

    Também eu prefiro neste momento o Pizzi na direita (caso Salvio não possa jogar). Concordo com o rendimento do Ola John ser superior quando joga na esquerda. E, para ser franco, também acho que o Nico ganharia outra dimensão se jogasse na direita... mas, isso é outro tema para outra altura.

    Quanto ao miolo, se Salvio não jogar, Pizzi avançaria para a posição 7 (extremo direito) ou 11 (extremo esquerdo com o Nico a ir para a direita), Samaris avançaria para a posição 8 e Fejsa entrava para a posição 6.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu até tremo só em pensar que o Sálvio pode não jogar.
    Se acontecer será a terceira vez (que me lembre), a última das quais foi a última final da Liga Europa, em que Salvio falha uma fase ou jogo decisivo. Sálvio é fundamental para ganharmos. Até porque como vimos não há substituto.

    ResponderEliminar
  3. "o Carlos Martins neste jogo, teve mais livres laterais para marcar, do que em toda a sua carreira no Benfica!!!"

    É nestes pormenores que os bois de preto ainda tentam inclinar o campo: já não há roubo descarado em penaltis, foras-de-jogo, etc., mas há muito controlo do jogo com faltas e faltinhas, leis da vantagem, paragens cirúrgicas, etc.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!