Últimas indefectivações

domingo, 21 de junho de 2015

Jorge de Brito, o presidente colecionador

"Benfiquista, banqueiro e fulcral na constituição do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão e da Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva.

Jorge de Brito (1927-2006) foi o 29.º presidente da Direcção do Sport Lisboa e Benfica. Acérrimo Benfiquista e Águia de Ouro (1973), entrou para órgãos sociais do Clube como vice-presidente no segundo mandato de João Santos e seguiu-se-lhe como presidente, entre 24 de Abril de 1992 e 7 de Janeiro de 1994.
Foi como presidente do Clube que ficou na memória da maioria dos benfiquistas. Porém, no panorama artístico, foi como coleccionador de arte que o seu nome se perpetuou na história, não só em Portugal como no estrangeiro.
A sua colecção foi iniciada nos anos 40 mas foi, sobretudo, entre o final dos anos 60 e o 25 de Abril de 1974 que as suas aquisições se tornaram mais sistemáticas e programáticas, tornando-se uma das maiores colecções privadas portuguesas da segunda metade do século XX. Esta colecção era constituída por mobiliário, porcelanas, pratas, livros, moedas e pintura, sendo este último o núcleo mais importante, com mais de 3000 obras.
Composta maioritariamente por pintura portuguesa, produzida a partir do final do século XIX, possuía também obras de vulto de pintura internacional. Entre os principais nomes portugueses que coleccionou, destacam-se Amadeu de Souza-Cardoso, Eduardo Viana, Almada Negreiros, Mário Eloy, Vieira da Silva - terá sido o maior coleccionador privado de obras da pintora -, Júlio Pomar e Paulo Rego. Das obras de autores estrangeiros, evidenciam-se Picasso, Paul Klee, Robert e Sonia Delaunay, Max Ernst, Mafritte e Chagall. É ainda de salientar que algumas obras provenientes da sua colecção foram fulcrais no constituição tanto do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, como da Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva. De destacar também o Retrato de Fernando Pessoa, de Almeida Negreiros, que Jorge de Brito ofereceu à Câmara Municipal de Lisboa e que se encontra exposto na Casa Fernando Pessoa.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 28. Homens do leme, o público pode conhecer este e os restantes 32 presidentes do Sport Lisboa e Benfica."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!