Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de junho de 2015

O mais importante

No meio da turbulência dos últimos dias é fundamental não perder a noção daquilo que é mais importante neste momento: o futuro imediato do Benfica dentro das quatro linhas na próxima época!!!
A sucessão do Jesus nunca seria fácil, como nunca é fácil após longos mandatos... tal como não está a ser no Manchester United, por exemplo. Nos próximos dias a descomunicação social vai continuar a bater o tema do nosso ex-treinador, mas nós temos que nos focar no nosso próximo treinador... e este processo não está a começar da melhor forma.

Por alguma razão, puramente subjectiva, as redes sociais Benfiquistas tornaram-se rapidamente pró-Marco Silva e anti-Rui Vitória!!! Até já se fazem petições públicas!!! Não tenho nada contra o Marco, mas este bajulamento já enjoa... A forma como foi tratado pelo palhaço do Brunão foi indigna a todos os níveis, estou com ele até à última nesse aspecto, mas isso não o torna automaticamente na opção mais indicada para ser treinador do Benfica.

O Benfica neste momento, por diversas razões, não pode reformular todo o plantel, também não temos a capacidade financeira para ir buscar 1 ou 2 grandes jogadores, que possam fazer a diferença de imediato. Sendo assim, tendo em conta as características dos nossos actuais jogadores, tendo em conta a forma como a maioria das equipas do Tugão jogam contra o Benfica (além de toda a História desportiva do Benfica moderno...), o Benfica tem que continuar a jogar com um sistema de 2 avançados!!!
Podem achar, que esta variável não é importante. Pois, eu acho que é fundamental. Quem vier treinar o Benfica, tem que compreender isto...

Tanto Rui Vitória como Marco Silva, até agora, nas suas carreiras profissionais, raramente optaram por esta estratégia. Compreendo que treinando Clubes como o Estoril, o Paços e o Guimarães, as 'necessidades' são outras... mas no Benfica a música é outra. Basta analisar o rendimento do nosso jogador mais importante ofensivamente na última época: Jonas. Com a provável saída do Gaitán, será indiscutivelmente a nossa grande arma ofensiva, e o Jonas só poderá jogar num esquema com 2 avançados... parece-me clara esta observação. Não gosto de me fazer passar por treinador de bancada, nem por expert dos teclados, mas esta conclusão parece-me óbvia.

Marco Silva esta última época no Sporting por exemplo, só optou pelos 2 avançados, em desespero, nos últimos minutos (e algumas vezes com sucesso!!!)... na recente Final da Taça de Portugal, quando ficou a jogar com 10, optou por jogar em 4x4x1, e as linhas de 4, na defesa e no meio-campo até funcionaram bem (dentro das circunstâncias), como já tinha acontecido noutras ocasiões onde o Sporting tinha ficado a jogar com menos um, mas no Benfica, este Plano B, tem que ser Plano A!!! Em vários jogos esta época, o Sporting andou a 'pastar' durante uma hora (com 1 ponta-de-lança...), e só no fim o esquema mudava, no Benfica isso seria intolerável...
Não acompanhei os jogos do Rui Vitória no Guimarães e no Paços com tanto pormenor, mas sei que tacticamente tem ideias muito próximas ao Marco Silva (como a grande maioria dos treinadores portugueses), no Benfica teria que mudar... Hoje, disseram-me que no Fátima (!!!) chegou a jogar em 4x4x2, mas isso já foi à muito tempo, num nível competitivo muito diferente...
Algumas das declarações públicas de Rui Vitória, tanto em Paços como já em Guimarães, onde parecia ter medo de assumir o seu passado Benfiquista (não fosse isso impedir no futuro uma qualquer transferência, no feudo Corrupto...), não caíram bem nos Benfiquistas mais atentos, onde eu me incluo, mas isso não apaga as qualidades que eu vi ao serviço do Fátima (cheguei mesmo a prever nessa altura, que Rui Vitória seria um dia treinador do Benfica!!!). Mas repito, com 4x3x3, um 'pinheiro' no meio dos Centrais, e bolas longas nas costas dos Laterais adversários, isso no Benfica, não chega...!!!

Considero este factor tão importante, que acho mesmo fundamental o Presidente perguntar ao futuro treinador, quais as suas ideias neste aspecto, antes de assinar!!! Não é uma questão de ingerência nas funções do treinador, é perceber se o treinador está ou não consciente do lugar que poderá vir a ocupar...

Além deste factor dos 2 avançados, recordo também a forma como o Sporting de Marco Silva, defendeu mal posicionalmente em várias ocasiões. As expulsões dos Centrais do Sporting são um exemplo, de como a defesa do Sporting foi muitas vezes confrontada com situações de jogadores adversários isolados, ou 1x1 em velocidade... Podem sempre defender que a culpa, foi da incompetência dos jogadores, mas muito sinceramente, houve jogos, onde me pareceu claramente incapacidade do treinador colocar os jogadores no sítio certo...
Sendo que tanto Jesus (como Vítor Pereira!!!), têm neste aspecto: posicionamento defensivo/transições defensivas, uma das suas grandes armas!!!! Muitas vezes desvalorizada pela crítica... Quantos jogos esta época os nossos guarda-redes, acabaram o jogo, praticamente sem fazer uma única defesa, digna desse nome?!

Acho também estranho que na roleta dos nomes, Michel Preud'Homme tenha sido esquecido. Ainda há pouco tempo, era um dos nomes mais 'queridos' para o lugar de Jesus, e o Michel até joga preferencialmente em 4x4x2.
Com o sucesso desportivo do Jesus no Benfica (inegável), existe outra variável que todos se estão a esquecer: no Benfica, estatisticamente, foram muito poucos os treinadores portugueses com sucesso. Não acho que este facto tenha sido acidental. Nem acho que os treinadores portugueses sejam todos incompetentes. Acho que a pressão social, de ser treinador do Benfica é gigantesca. É a família, os amigos mais próximos, os conhecidos, os desconhecidos, os jornalistas, os empresários, os dirigentes... todos têm opinião sobre as tácticas, as substituições, os jogadores... Não é fácil resistir, a tantos bitaites, é necessário ter convicções muito fortes, saber o que se quer, é obrigatório ser teimoso, senão corre-se o risco de andar à deriva... Durante muitos anos, a grande vantagem de ser um treinador estrangeiro no Benfica, é estava afastado de todo este Circo, muitos deles nem sabiam ler os jornais.
Se a opção recair sobre um Português, além das qualidades técnicas, será necessário uma personalidade a toda a prova no que toca a opções de 'jogo'!!!

Dos outros nomes que têm sido veiculados, considero a simples referência ao nome de Paulo Sousa como uma infâmia; admito que Vítor Pereira será provavelmente, tecnicamente, o mais apto para o lugar, mas a bagagem que trás dos Corruptos, é demasiado pesada (pior que a estória da PlayStation), sendo que na troca de bitaites com o Jesus, conseguiu fazer do Jesus um senhor (aqueles vídeos das conferências de imprensa nas Arábias, rivalizam com o 'Hassan' do Toni, sendo que as reacções do Toni são muito mais honestas e 'bondosas'). Não descontando totalmente a sua contratação, admito que iria levar muito tempo a aceitá-lo defendendo o Manto Sagrado!!! Mas se fosse ao contrário, isto é, um ex-treinador do Benfica, disponível, com qualidade, seria imediatamente contratado pelos nossos rivais, sem pestanejar... entrando ainda para aquela categoria de mais um 'roubado' ao Benfica!!!
E ainda temos a hipótese Paulo Bento! Sem querer, fazer 'claque' acho que este será o pior cenário possível!!! Conflituoso com os jogadores, teimoso mesmo quando tudo corre mal, passagem absurda pela Selecção, nunca jogou com 2 avançados, mesmo quando na Selecção com o Ronaldo, era a opção óbvia... mas é um dos 'homens' do Jorge Mendes!!!

Não vou fazer campanha a favor de nenhum treinador, irei apoiar a decisão da Direcção. Não faço parte de nenhum clube de fãs de um ou  de outro. Acho mesmo este tipo de culto de personalidade, é completamente absurdo.
O meu Clube é o Benfica, e o resto é paisagem...

21 comentários:

  1. Abidos,

    Eu nem para treinador de bancada sirvo.
    É evidente que o treinador que vier será o meu mas nenhum dos nomes falados me desperta entusiasmo.
    Gostaria de ver um nome totalmente fora das cogitações dos comuns mortais.
    Um nome para o projecto enunciado pelo presidente que trouxesse com ele conhecimentos extra para lá dos que existem dentro do Benfica.
    Para mim um técnico Alemão com o conhecimento profundo da estratégia que a Alemanha implementou.
    Essa seria uma jogada de mestre para mim.

    O que te parece?

    Abraço

    <3

    ResponderEliminar
  2. O sucesso de um treinador estrangeiro no Benfica, no actual contexto, dependerá muito dos potenciais adjuntos portugueses.
    Estilo Álvaro Magalhães com o Trap...

    Mas muito sinceramente, não acredito nesse cenário, creio que o escolhido será mesmo um dos nomes falados, provavelmente o Rui Vitória...

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Abidos,

    Esta minha ideia tem como base um documentário sobre a transformação que foi realizada no futebol Alemão após a desilusão do Euro 2004.

    Eles analisaram o que estava errado e colocaram em prática medidas que conduzissem a Alemanha a ser novamente a maior potência futebolística mundial.

    É o que eles são e é isso que nós devemos ser.

    Na Alemanha existem conhecimentos de topo que não existem em Portugal.

    O futebol Alemão possuí o que existe de mais evoluído.

    Jurgen Klopp é o nome mais sonante mas existem muitos outros e se um dia fomos buscar o Jupp Heynches hoje mais sentido faz um alemão dentro de nossa casa.

    Eriksson tranformou o futebol português.
    Não era alemão era sueco. Fica lá perto.

    Respeito, carácter, competência, rigor, conhecimento, ambição.

    Se existe gente habituada a ganhar são os Alemães.

    Que achas destes pensamentos?

    <3

    ResponderEliminar
  4. Abidos,

    Eu relativizo a situação.
    É importante marcar a posição em relação aos verdes mas o que penso ser central é o projecto como o presidente falou.

    As pessoas estão a centrar-se em dar uma resposta imediata.

    Não penso que seja por aí.

    O tempo encarregar-se-á de dar as respostas.

    Nada de sentimentos turvos a toldar o raciocínio nesta hora.
    Centremo-nos no Benfica e o Benfica Somos Nós!

    Muita calma nesta hora.

    Até porque se fôr um dos dois a nação benfiquista fica dividida.

    É hora do presidente unir uma vez mais o universo benfiquista em torno de uma ideia. Uma visão. Um projecto.

    Certo?

    <3

    ResponderEliminar
  5. Abidos,

    Penso que nesta altura a bagagem que trás de passado é algo de esquecer temos que nos focar no treinador com mais conhecimento e com uma maior mais valia. Não nos podemos esquecer que cada um defende a sua dama e que os treinadores são todos profissionais.

    Feita esta introdução o Vitor Pereira é a melhor opção tanto pelo que mostrou a nível táctico no nosso rival bem como já ter sido campeão em Portugal. Depois deste ataque temos que continuar no rumo das vitórias e no caminho do 35 e para isso temos que nos armar com as melhores armas.
    E mesmo do ponto de vista anímico seria uma grande vitória pois teríamos que ganhou 3 em 3 ao Jesus quando esteve em competição e daríamos uma alfinetada ao porto por contratarmos o grande treinador que eles não souberam valorizar.

    Espero que a estrutura do Benfica pense nesse sentido e não tente trazer alguém só por ser um grande benfiquista...


    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
  6. Eu não discordo, mas...
    O Tugão de hoje continua a ser uma 'coisa' estranha!!! Continua-se a jogar-se muito fora de campo...

    No tempo do Eriksson, o Benfica apesar de tudo ainda podia competir financeiramente e principalmente em termos de prestígio com alguns dos melhores campeonatos, hoje, os grandes treinadores, querem Espanha, Inglaterra (e alguns aceitam a Alemanha!!!), o Futebol mudou muito... Hoje, o abismo entre os Ricos europeus, e os outros é gigantesco, em termos de ordenados, mas também em termos de visibilidade. Tu que estás fora de Portugal, podes bem avaliar o grau de desconhecimento da Liga Portuguesa no estrangeiro...!!! É uma realidade...

    A solução seria encontrar um jovem, ainda sem carreira feita, tal como tentamos fazer com os jogadores...
    Pessoalmente acho que ainda estamos demasiado expostos financeiramente e desportivamente, a este tipo de riscos! Seria sempre um risco ir buscar alguém de fora...

    Goste-se ou não, o mercado manda, e se quisermos continuar a fazer grandes vendas, que possam permitir a redução do passivo bancário, temos que ser 'amigos' do Mendes... e a lógica da substituição do Jesus, vai passar por aqui.
    Os projectos a médio e longo prazo podem ser 'bonitos', mas neste momento são irrealistas...

    O Benfica ainda não é 'independente': se tivéssemos acesso a outros mercados, se tivéssemos menos dependentes dos Bancos, outra 'águia' cantaria!!! Já tivemos pior, verdade, mas ainda faltam alguns anos para o grito de Ipiranga!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Ricardo,

    Pois, aquilo que tu dizes é perfeitamente racional, e provavelmente o mais acertado, mas não sei se haveria coragem do Presidente, e se a maioria dos adeptos seria assim tão racional, como nós!!!

    A 'marca' do Vítor Pereira é a pressão sufocante, em Portugal, com o nosso plantel, dificilmente teríamos adversários...
    Mas o discurso do choradinho dos árbitros, que ele é especialista, no Benfica, seria contraproducente...!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Abidos,

    O Sport Lisboa e Benfica fora de Portugal é muito bem falado e reconhecido.
    Posso garantir que os testemunhos que lês e ouves são verídicos e ainda e sempre o Eusébio, principalmente por terras de dona majestade.

    Mas sim, eu pensaria um treinador de base das selecções alemãs.

    Abraço,

    <3

    ResponderEliminar
  9. Abidos,

    Recorda-te que no tempo do Eriksson era tudo muito mais difícil para vencer.
    Os lagartos eram mais fortes e os corruptos já tinham as suas garras nas lutas incendiárias norte-sul.

    Hoje o Sport Lisboa e Benfica tem a estrutura mais forte e está preparado para vencer pela força da sabedoria e da ciência porque os imponderáveis externos são bem menores.

    O nosso timoneiro tem de ter o conhecimento e a experiência de conduzir equipas rumo às vitórias e ao mesmo tempo potenciar jogadores. O nosso presidente foi claro na sua mensagem. É este o projecto e ele é para ser implementado agora. Não existem dúvidas quanto a isto. Entre 4 a 6 jogadores da equipa B que vão estar na A este ano. Este o projecto. E não é a médio e longo prazo é para ser implementado hoje e para ser vencedor agora. #Tricampeões #Rumoao35.

    Quais são as dúvidas em relação a isto?

    Abraço,

    <3

    ResponderEliminar
  10. Abidos,

    Analisei o comentário e concordo com o que dizes relativamente à maioria mas se calhar também estamos numa altura em que a maioria aceitaria porque iriamos buscar o treinador "que ajoelhou o Jesus" (facto que nos custou tanto a engolir) ou pelo menos alguém que lhe ganhou, uma especie de anti jesus para os mais emocionais. E para validar o que digo vai ao site http://geracaobenfica.blogspot.pt/ e repara quem é o segundo treinador mais votado a seguir ao marco silva.

    Concordo em absoluto contigo quando não sei se o Presidente terá coragem para o fazer mas creio que ele precisa de ser arrojado pelas seguintes razões:
    1º - Para o ano há eleições e creio que ele irá sofrer bastante se acontecer ficarmos atrás do sporting no próximo ano;
    2º - Nós estamos sobre ataque com este raid do sporting e por isso precisamos de uma resposta forte e a conquista do tri era a maior resposta que poderíamos dar tanto ao Sporting como ao Porto e para darmos essa resposta não deveríamos correr riscos e apostar nas melhores armas e nos outros nomes que se falam vejo os seguintes problemas:
    Rui Vitória - Não digo que não dê para mais do que mostrou no Vitória mas também não sabemos se o conseguirá e em ataque organizado mostrou muito pouco. Seria um risco e além disso justificar o pagamento da clausula de rescisão é algo que me custa a engolir quando queremos reduzir custos;
    Marco Silva - Confesso que acho que ele é melhor ainda do que mostrou este ano porque teve o ano todo sobre ataque do próprio presidente mas mesmo assim é um risco porque se mostrar apenas o que mostrou no Sporting ainda não está pronto para os desafios do próximo ano;
    Paulo Bento - Deus nos livre disto...
    José Peseiro - O homem percebe muito de futebol mas falta qualquer coisa... Não sei se é controlo de balneário ou dificuldade de comunicação com os jogadores... Se for resolve-se com equipa técnica talvez... Mas é um risco mas para mim melhor opção sem ser Vitor Pereira;

    Dito isto penso que o presidente devia dar a imagem de força que deu quando o Jesus perdeu tudo e levar o treinador atrás sem dar azo a discussões mas espero é que faça a escolha correta e a escolha correta para mim é escolher um treinador com provas dadas e temos um mesmo à mão de semear. Quanto ao discurso do choradinho dos árbitros penso que é algo que se exige na casa onde esteve também (a juntar a algo seu característico) repara que até o Paulo Fonseca que não tinha esse hábito acabou por o fazer.

    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
  11. Caro Ricardo,

    Será que a única opção é escolher um treinador português?

    Saudações,

    <3

    ResponderEliminar
  12. Caro Redh3art,


    Para o próximo ano por uma minimização de riscos creio que será. Mas se não puder ser o Vitor Pereira mudo o meu discurso porque desde que tenha qualidade os riscos parecem-me semelhantes. E só insisto no Vitor Pereira porque estamos a falar de um bicampeão nacional em Portugal com um sistema de jogo muito bom que consentia muito poucas oportunidades aos adversários tal a pressão que exercia, o domínio táctico das suas equipas campeãs era muito bom e principalmente está disponível (coisa que a principal aposta aparentemente Rui Vitória não está e vamos ter que gastar dinheiro para o libertar).

    Eu digo isto porque o Jesus foi para o Sporting indo o Jesus para fora o discurso era diferente. Agora com esta troca vai haver muito mais contestação do que haveria se ficarmos atrás do Sporting porque este foi um ataque duro que sofremos e a melhor resposta que temos a dar é conquistar o Tri para não entrar numa espiral de confrontos internos.

    Cumprimentos,

    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
  13. Ricardo,

    Vou centrar-me na tua última frase.
    'Este foi um ataque duro que sofremos'
    Vou dar-te a minha perspectiva baseado em dados que já foram tornados públicos.
    1 - O nosso presidente tem um projecto que faz questão de implementar este ano.
    2 - O nosso antigo treinador não aceitou o que lhe foi proposto.
    3 - Não aceitando ao presidente só compete arranjar um novo timoneiro.
    4 - Vi o nosso presidente tranquilo e não tenho dúvidas que ele sabe o que está a fazer.
    5 - Vai surgir um grande condutor de homens para guindar o Glorioso #rumoao35.

    Não sofremos ataque.
    O que aconteceu é que não lhe deram o que ele quis e ele foi à vida dele de uma forma nada civilizada, daí a ingratidão de que falou o nosso presidente.

    Mas não tenho dúvidas que na cabeça do nosso presidente existe uma linha de pensamento clara.
    A mesma linha de pensamento que o levou a conduzir os destinos do nosso Glorioso da forma que todos temos visto.
    E não tenhas dúvidas algumas Ricardo.
    O Glorioso será cada vez mais forte ano após ano enquanto estiver na sua liderança gente da estirpe do elenco directivo actual.

    E é isso que é importante fazer notar nestas horas em que as pessoas se estão a deixar levar pelas emoções.

    Confiem em quem nos lidera porque ele já nos dou provas de que sabe o que faz.

    E mais: tirando o Marco Silva que está na situação em que está por tudo menos culpa própria, é de desconfiar de treinadores que se encontram de momento disponíveis. O timoneiro certo para o Benfica deve ser alguém requisitado por quem tem o dom da sapiência e não um treinador disponível.

    Viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica

    <3

    ResponderEliminar
  14. Caro Redh3art,

    Acredito que o presidente tivesse um plano mas não acredito que contasse que o Jesus ficasse em Portugal. E isto não é uma questão de desconfiar na falta de qualidade da direção é saber o que o Sporting "comprou". Ao contrário do que acham arranjaram uma pessoa que não vai querer saber da formação e vai-se focar em por a jogar os que acha melhores mas apesar disso é alguém muito bom taticamente e com um sistema de jogo que mesmo a carburar a meio vapor pode ser complicado para o nível da champions mas não é para o campeonato português.

    E permite-me discordar em relação a uma coisa eu reconheço valor na direção em muita coisa mas confesso que não reconheço muito na escolha de treinadores porque até agora nos últimos anos do investimento só acertaram em um. Mas mesmo que a escolha não seja a que eu acho mais correto espero estar enganado e que o treinador que vier e a equipa me provem que o estava... Isso é o que mais espero

    Cumprimentos,

    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
  15. Caro Ricardo,

    O que muda pelo facto dele ficar em Portugal no futebol do Benfica?

    A massa adepta. Essa é a única que muda.

    Como tornar isso um ponto a nossa favor?

    Manter o rumo traçado e unir todos em torno dessa luta que se vai travar. Uma equipa mais forte e mais capaz.

    Entrarão reforços. Seremos mais fortes.

    Abraços

    <3

    ResponderEliminar
  16. Muda porque lhe reconheço qualidade.

    Preferia treinadores anteriores que tiveram porque seriam mais fracos.

    Mas quanto a mim claro que apoiarei o treinador que for escolhido e caminharei com ele a apoiar até ao fim mas até existir um treinador vou expondo a minha opinião. Depois de existir um treinador então essa opinião deixa de fazer sentido e o foco passa para a próxima época.

    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
  17. Ricardo,

    No futebol do Benfica nada vai mudar.
    O que vai mudar é o futebol dos lagartos.
    Mas dentro do Benfica nada muda por ele ficar em Portugal ou ir para o estrangeiro.
    O treinador terá de ter o mesmo perfil sempre.
    Porque o que conta é o projecto.

    Agora é determinante que tenha o poder aglutinador das massas.

    E já está mais do que visto que todos os nomes falados criam divisões.

    Certo que uma vez apresentado nós vamos apoiar mas eu já vi muito comentário de extremistas que vão cancelar cativos. (depois talvez não o façam mas mesmo assim pressionam)

    Pensa nisto. Existe muito treinador por esse mundo fora.
    E o Benfica tem o poder de atrair os melhores.


    Abraços,

    <3

    ResponderEliminar
  18. Caro Ricardo,

    Ainda em relação à tua observação relativa aos anteriores treinadores.
    É preciso ter noção de que à 6 anos atrás o futebol do Benfica em termos de estrutura não era nem metade do que é hoje.
    Hoje a estrutura é poderosíssima e essa é uma realidade que vai ficar patente ao longo da próxima temporada porque verás que o futebol do Benfica manter-se-á super competitivo.

    Estamos a passar um período de transição necessária para cimentar uma ideia que existe na mente de todos os benfiquistas. Um benfica cada vez mais benfiquista potenciando jogadores.

    Mas é evidente que as equipas têm de ser competitivas e capazes de dar a resposta.

    Este é o Benfica que todos sonhamos.
    E é este o Benfica que o presidente está a tentar construir aos poucos e poucos.

    Hoje nós temos uma das melhores academias do mundo.
    50 jovens este ano nas selecções.

    E uma equipa B a produzir futebolistas que valem 15 milhões.

    É uma autêntica fábrica.

    Vai engrandecer ainda mais a mística Benfiquista.

    Vamos lutar pelo tricampeonato com a mesma determinação e a mesma garra porque temos as pessoas certas nos lugares certos.

    Falta-nos uma peça.
    Uma das peças mais importantes mas não a mais importante do meu ponto de vista.

    Hoje quem for escolhido para treinador do Benfica. Quem aceitar o desafio. Quem se identificar com o projecto tornar-se-á um dos melhores treinadores do mundo.
    Porque o clube vai fazê-lo crescer, e dar-lhe o suporte necessário sobretudo nos tempos difíceis.

    Abraços,

    <3

    ResponderEliminar
  19. Abidos

    Concordo que o próximo treinador deve usar o 442.

    Só não percebi a tua ideia do culto de treinadores. Acho perfeitamente normal os benfiquistas terem as suas preferências. Elas devem-se ao que cada um foi fazendo. Não há nenhum bajulamento em relação ao Marco Silva. E muito menos se deve ao que lhe foi feito no Sporting. Já desde o anterior defeso que se falava dele como sucessor do Jesus. Para mim ele é a melhor opção precisamente pelo modelo ofensivo que implementou no Estoril. No Sporting não o deixaram escolher os jogadores e teve de ser pragmático. Ele bem tentou usar o João Mário no apoio do ponta de lança... O que provou sem margens para dúvidas é que é um líder. E ao contrário do Rui vitória e do Vítor Pereira soube ser profissional e isento para todos os demais clubes. Em relação aos golos sofridos em transição atribuo mais a culpa ao William carvalho que fez uma época sofrível mas por ser tratado como um ídolo sempre o desculparam.

    ResponderEliminar
  20. Enormerrimos Companheiros,

    As minhas desculpas por me ter distraido e, so' por isso, chegar atrasado a este debate. Eis o meu humilde contributo ...

    1 - Numa coisa estaremos todos (Todos, Um) de acordo: quem for escolhido vai ter o Nosso apoio Indefectivel!

    2 - Muito proximo do primeiro argumento do Abidos, eu considero que ESTABILIDADE (a possivel, nesta situacao) tem de ser a palavra chave!

    3 - Isto significa, em primeiro lugar, a menor alteracao possivel do Plantel, da Equipa, do sistema de jogo e de tudo o resto: ja' bem basta termos de alterar a equipa tecnica (embora fique o Nosso Pietra).

    4 - Se fosse eu a escolher escolheria os melhores 3 candidatos e, depois, entrevistava-os para descobrir o seguinte: (a) qual deles conhece melhor o sistema de jogo da Equipa na epoca anterior (que foi ligeiramente diferente das anteriores, incluindo aquela em que tivemos o Saviola), (b) qual deles conhece melhor o sistema de treino utilizado no Seixal (e o "caopeonato" nacional/ futeluso) e, finalmente, (c) qual deles consegue apresentar uma melhor proposta de adaptacao dos 2 elementos anteriores a uma sua eventual preferencia alternativa (de sistema de jogo).

    5 - Com essas informacoes, escolhia aquele que me desse mais garantias de (d) mudar O MENOS POSSIVEL na primeira epoca e de ser capaz de, em inferioridade numerica, ser capaz de jogar em 3x4x2 (tal como JJ, em que o 4o medio e' o lateral do lado oposto ao da bola).

    6 - E se, no final deste processo, ainda tivesse duvidas (ahahah), escolhia o mais velho dos candidatos que estivessem empatados.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  21. Grande Zé,

    Sempre uma alegria receber as tuas palavras neste nosso espaço.

    As tuas palavras no Guachos sobre as garantias que te deram da capacidade de investimento que existe actualmente no Glorioso só vem reforçar a minha forte convicção, para não dizer certeza, de que nós estamos mais do que preparados para dar este passo necessário.

    Existe um projecto já anunciado e manifestamente o nosso anterior treinador não era a pessoa certa para cumprir essa missão.

    Posto isto, acho crucial olhar o futuro com a certeza de que o rumo que está a ser traçado é o correcto.

    Creio também ser importante ressalvar que nós enquanto clube deveremos todos contribuir para minimizar ao máximo as comparações com o passado recente. Tais comparações só servem como elemento de pressão negativo que não ajuda em nada o atingir dos objectivos. Importa é ter presente que somos bicampeões. E esse é um facto que está gravado na carne de todos nós. E não é uma pessoa que nos vai beliscar o mínimo que seja nesse sentimento. Somos bicampeões e vamos a caminho do tricampeonato. Esta a convicção que importa sublinhar uma vez mais. O colinho, o manto, a mística. Nada disto é de negligenciar no seu poder imenso.

    O nosso futuro timoneiro tem um perfil já traçado e apresentado no discurso do nosso presidente e não existe nesse perfil nada que esteja relacionado com o passado e eu acho muito bem.

    Temos de ver que nos últimos seis anos tivemos à frente da gestão técnica do nosso futebol sénior uma pessoa muito competente nas suas tarefas mas que vivia e trabalhava de forma desligada do restante contexto do futebol existente dentro do Sport Lisboa e Benfica. O presidente tomou a decisão de que este é o ano de fazer uma integração total entre todo o departamento de futebol e isso muito me alegra. Trabalhar o todo de forma integrada para mim faz sentido. Faz sentido porque é essa a génese do Sport Lisboa e Benfica. O nosso presidente tem uma capacidade de visão extraordinária e nela os valores têm um papel muito destacado. E isso também me alegra. Um Benfica unido dentro dos diferentes níveis em cada modalidade e entre todas as modalidades. Isto é algo difícil de conseguir e está a ser conseguido com grande mestria. Este o último passo que falta. O mais difícil mas o mais determinante e necessário.

    O futebol é o motor que move todo o clube. O timoneiro da nossa equipa principal do futebol sénior é uma das traves mestras em toda a sua carboração. O perfil traçado é do meu ponto de vista o perfeito e revela a trave mestra ideal que irá contribuir para potenciar o nosso clube para um patamar de excelência nunca até aqui visto. Porque é disto que estamos falando. Em potenciar o clube como um todo e não apenas a vitória num campeonato nacional de futebol.

    O futuro timoneiro terá de estar assim protegido pelo manto. Será levado ao colo. Assim ele demonstre que sabe o que é o Benfica e o que tem de fazer para tomar lugar nessa missão. Tudo o resto é passado e não são as tácticas do passado que vão escrever o nosso futuro. Era só o que faltava!

    Saudações gloriosas e viva o nosso Sport Lisboa e Benfica

    <3

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!