Últimas indefectivações

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Timoneiro IV - Milhões

Gloriosos Indefectíveis,

Para lá do enredo, da nobreza e da nota artística existem ainda outros temas que acho de grande importância discutir convosco em relação ao tema do nosso treinador.

O Salário


Um dos temas que mais confusão me fez e me faz, é a leviandade com que a questão salarial do nosso treinador foi discutida na praça pública.

A má fé e a intoxicação foi tanta, que era quase unânime, a opinião vigente, de que o salário de Jorge Jesus era obsceno para a realidade portuguesa e que era uma afronta ao povo português, haver um indivíduo em Portugal a ganhar essa enormidade de dinheiro, só porque treinava uma equipa de futebol profissional. E ai de quem ousasse afirmar o contrário.

Publicitava-se a toda a largura das primeiras páginas. 4 milhões! E o povo tinha na cabeça que Jorge Jesus colocava no bolso todos os meses 4 milhões de euros. Duvidam? Eu não duvido.
Mas não companheiros. Não eram 4 milhões de euros no bolso por mês, eram, antes sim, 4 milhões no papel fiscal anualmente. Quanto dá isso por mês? É fazer as contas.

Utilizando uma calculadora de ordenado líquido para o ano de 2015, chega-se à conclusão que os tais 4 milhões de euros são afinal, qualquer coisa como 1,733 milhões de euros anuais, o que representa qualquer coisa em torno de 145 mil euros mensais. Este, grosso modo, o valor que Jorge Jesus levava para casa todos os meses durante a vigência do seu último contrato de trabalho.

Agora, corrijam-me por favor se estiver enganado, soube-se que Luisão aufere o tecto salarial, que para a equipa de futebol profissional, parece estar fixado em 3 milhões de euros anuais. Fazendo as mesmíssimas contas, ficamos a saber que Anderson Luís da Silva, o nosso inestimável capitão, leva todos os meses para casa, qualquer coisa em torno de 108 mil euros.

A diferença de salário entre Luisão e Jorge Jesus é de cerca de 37 mil euros mensais.
Em percentagem, diríamos que Jorge Jesus levava para casa, 134% do salário de Luisão.

Estará esta diferença, longe da média que dista o salário do chefe, do subordinado?
Muitos de vós com certeza saberão bem estas diferenças através do conhecimento da realidade económica do país e do mercado de trabalho em geral.
Na minha empresa, aqui no Reino Unido, posso afirmar que as diferenças andarão nessa ordem de grandeza, quando não são ainda maiores. As tabelas de remunerações mostram-no.
Será a realidade portuguesa diferente? Duvido. No tempo que eu aí andava não era com toda a certeza.

Agora eu pergunto, qual será o salário de Rui Vitória?
Irá Rui Vitória ganhar menos, mais ou sensivelmente o mesmo que o seu capitão de equipa?

Sabem-me responder?

Tem cabimento esta indignação toda e depois alguns dias/meses passados quererem porque sim que o Maxi renove por não sei quantos milhões? E os jornais fazerem manchete que o tecto salarial são 1.6 milhões de euros anuais? Porque agora não falam do bruto e vão colocar o líquido na capa do jornal? Intoxicação da opinião pública e dualidade de manuseamento da informação do mais parcial que pode existir. Se provas faltassem quanto à falta de isenção da descomunicação social elas aqui ficam escarrapachadas quais fracturas expostas.

Do meu ponto de vista, o treinador tem sempre de ser o homem mais bem pago do balneário. Caso contrário, a lógica hierárquica deixa de fazer sentido.

Muitos outros considerandos haveria a fazer, tais como:
É obsceno ou não? Ontem, para uns, parece que sim, hoje, já nem tanto...
E por aí fora vai seguindo o povo alegre e feliz.

Têm os meus companheiros a palavra...

José Albuquerque usou de sua palavra de mestre e adicionou esclarecimentos e correcções ao exposto no artigo. Tais esclarecimentos e correcções não desvirtuam a lógica exposta no artigo, antes pelo contrário, só a vêem reforçar. Sendo assim, companheiros, não deixem de ler os comentários e dizer de vossa justiça quanto a este tema deveras sui generis.

Pelo Benfica! Sempre!

Redheart <3

10 comentários:

  1. Amigo indefectível, tu que transcreves para aqui artigos de opinião interessantes sobre o nosso clube (devo dizer que acertas em cheio naqueles que merecem ser lidos), sugiro-te o artigo de opinião sobre Bernardo Silva, hoje no record.
    E se conseguires a Marca de ontem (eu tenho-a pois vivo a 1km de Espanha), também tens lá um artigo sobre ele, fenomenal, que mereceria a tua transcrição aqui no blogue.
    abrç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens possibilidade de digitalizar o artigo da Marca e enviar-me?

      Eliminar
    2. Publicarei o artigo do Rui Dias esta noite.

      Eliminar
    3. Glorioso indefectível Rukka,

      Já cá tenho o artigo da Marca.
      Publicá-lo-ei em espanhol amanhã.

      Saudações gloriosas,

      Pelo Benfica! Sempre!

      Redheart <3

      Eliminar
    4. Estarei atento quando aparecer mais algum artigo interessante na imprensa espanhola para avisar-te.

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    5. Rukka,

      Muito me alegra. Passas então a ser o nosso correspondente em Espanha! :D
      Agrada-te a designação?

      Muito feliz por dar as boas vindas a mais um membro da família indefectível.

      Bota faladura sempre que por aqui passares!

      Abraço,

      Redheart <3

      Eliminar
  2. Glorioso Indefectível Rukka irei ver o que posso fazer.
    Abraço <3

    ResponderEliminar
  3. Enormerrimo Redheart, meu Bom Amigo,

    Excelente reflexao e sobre um tema que vai marcar pesadelos para os anti, uma vez que o que era "pornografico" ha' uns dias, vai passer a ser algo como "bastante razoavel", talvez com o argumento que o homem foi promovido a Manager, ahahah.

    Entretanto, faz o favor de confirmar esse "conversor" dos salarios de brutos para liquidos no caso dos Atletas, porque eu creio que todas as contribuicoes para a SS (das duas partes) estao reduzidas a 1/5, uma vez que se trata de "Profissoes de desgaste rapido".
    Pelo menos era assim ha' uns anos ...

    Tambem podes referir que esses valores nao incluem diversos premios quer por desempenho individual, quer pelos titulos coletivos.

    Finalmente, quanto ao Nosso Tecnico, a merdi@ referiu um salario anual bruto de 950K.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glorioso indefectível, meu grande amigo e enormérrimo Zé,

      Quanto a esse salário para o Rui Vitória, deixo a pergunta: Como é possível? O homem vai ganhar menos do que quase metade dos elementos do plantel? É preciso colocar aqui a lista de jogadores que têm um salário superior a esses 950k brutos?
      O que é que tens a dizer a isso?

      Abraço,

      Viva o Benfica!

      Redheart <3

      Eliminar
  4. Glorioso indefectível, meu grande amigo e enormérrimo Zé,

    Muito agradecido pela tua adenda. Os números são o teu departamento e eu deixei as linhas no artigo para que tu dissesses de tua justiça. Mas no essencial o que está escrito não muda, sendo que, se é como dizes, e eu não duvido, a ironia ainda se torna mais fina, porque desse modo não serão 134% mas muito menos.

    Se tiveres disposição, escreve uma adenda que eu a adicionarei ao artigo com o teu nome associado!

    Entretanto irei colocar uma referência ao teu comentário no artigo.

    Abraço e Viva o Benfica!

    Pelo Benfica! Sempre!

    Redheart <3

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!