Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Vem aí uma semana cheia de interesse

"Finalmente vai ficar a saber-se se Jorge Jesus continua ou sai da Luz e se Marco Silva continua ou sai de Alvalade. Prognósticos? Só no fim!

Quando, ontem, 37 mil vozes afinadas cantaram A Portuguesa no vale do Jamor, percebeu-se a diferença entre os dois países ibéricos, tendo ainda na memória os assobios com que bascos e catalães brindaram em Camp Nou e na presença de Filipe VI, no sábado, o hino espanhol. O futebol continua a ser das poucas actividades que exaltam a Nação, numa ajuda importante à nossa coesão como povo.
Dito isto, passemos àquilo que vai marcar a próxima semana (estou convencido de que daí não passa...), ou seja, a situação de Jorge Jesus no Benfica e de Marco Silva no Sporting, os treinadores que ganharam, na época que ontem terminou, Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.
O Benfica, já se percebeu, quer mudar o chip, reduzindo a massa salarial e apostando mais em jogadores jovens. Jorge Jesus, que realizou um trabalho notável ao longo dos últimos seis anos, deverá acompanhar a nova estratégia dos encarnados se quiser ver o contrato renovado. Ou seja, precisará de dar garantias de uma maior aposta em jogadores que o clube pretende valorizar e, ao mesmo tempo, aceitar uma remuneração mais baixa. Estará Jorge Jesus de acordo com esta forma de pensar? Ou entenderá que não deve abdicar da autonomia de que dispõe nem reduzir os proventos? Cara a cara com Luís Filipe Vieira, Jesus irá tomar a decisão mais importante da sua vida desportiva...
Quanto a Marco Silva, que já nem se dá ao trabalho de fazer que não percebe as indirectas presidenciais, a questão é um pouco diferente. Ao contrário de Jesus, que termina contrato, Marco tem mais três anos de vínculo aos leões e acaba de ver a sua posição junto dos adeptos ainda mais reforçada com a conquista da Taça de Portugal. Pode dar-se ao luxo de ficar quieto no seu lugar, deixando a iniciativa de uma conversa sobre o futuro para Bruno de Carvalho.
O presidente do Sporting, não é segredo para ninguém, não está satisfeito com a situação vigente. Mas tem um problema bicudo em mãos para resolver, com custos de popularidade directos, caso prescinda de Marco. De qualquer forma, o que não parece ser vida é o clima de paz podre que se tem vivido em Alvalade entre presidente e treinador. Na antecâmara de uma nova época, a clarificação é desejável. Com a bola do lado de Bruno de Carvalho...

«É um ódio não somente de uma pessoa, mas de uma entidade, a UEFA, que não aceita o fato de eu ser presidente desde 1998.»
Sepp Blatter, Presidente da FIFA
De vitória em vitória até à derrota final O poder tentacular de Sepp Blatter na FIFA permitiu-lhe vencer o Congresso de Zurique. No meio do caos, 133 Federações nacionais mantiveram-se fiéis e adiaram o inevitável. Mas a FIFA vai mudar, a lógica mafiosa que tem pautado os comportamentos na organização tem os dias contados. O blatterismo viveu a mais amarga das vitórias. Anuncia-se uma nova era.
(...)

ÁS
Miguel Oliveira
Faltava-lhe subir ao lugar mais alto do pódio. Ontem, no Grande Prémio de Itália de Moto3, Miguel Olivieira tornou-se no primeiro português a ganhar uma competição motorizada numa prova mundial, mostrando um talento que um dia há de levá-lo ao escalão mais elevado, o Moto GP. Uma boa notícia para o desporto português

ÁS
Jorge Jesus
Dez títulos em seis épocas, presença em duas finais europeias e o regresso do Benfica à condição de bicampeão nacional, eis algumas das alíneas do cartão de visita de Jorge Jesus. Os próximos dias vão definir o futuro de JJ na Luz. Mas a sua marca, indelével, já está gravada na história benfiquista. O resto? Logo se vê...
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!