Últimas indefectivações

domingo, 28 de junho de 2015

Vistas curtas

O grande problema do campeonato português é ser pouco competitivo. Só três clubes da primeira liga sonham ser campeões. Isso retira a todos os restantes adeptos, receitas e, por consequência, recursos para se aproximarem dessa possibilidade. É um círculo vicioso que acaba por prejudicar todos. Qualquer competição depende, para continuar atrativa, de algum equilíbrio entre os concorrentes. Tudo o que se faça no futebol nacional deve favorecer o reforço dos clubes médios. É por isso que tenho defendido que os direitos das transmissões televisivas devem ser centralizados e distribuídos conforme os resultados desportivos, permitindo que uma equipa que num determinado ano se afirme tenha um retorno financeiro que a permita continuar esse caminho. Só isto favorecerá o investimento para crescer.
Na Alemanha, em Inglaterra e em Itália a venda de direitos está centralizada. E Espanha acabou de o fazer, através de uma lei do Estado. Ao que parece, a direção do Sporting aprecia o modelo italiano, que tem em conta vários fatores, nem todos dependentes do mérito. Eu gosto mais do modelo inglês. Contam os resultados e a taxa de ocupação do estádio. Parece-me excelente. Ganha quem conquista, não quem se senta à sombra da bananeira. de passados gloriosos ou de muitos adeptos. É isto que espicaça a competição, de que o futebol depende para ser sustentável. Infelizmente, as vistas curtas nacionais estão a encaminhar tudo para uma solução bipartida, em que Benfica e Porto dividem o bolo entre si. Já nem se trata de desprezar os clubes médios, mas de reforçar ainda mais o afunilamento da competição. Só que um campeonato a dois não é um campeonato. São dois jogos por ano em que perdem todos.

Daniel Oliveira, in jornal Record

3 comentários:

  1. quando ouço que Vieira recebeu os deputados e no seu discurso, escrito por alguém que ainda não tivemos o prazer de conhecer, disse que “é preciso ser grato”, concluo que a sua hipocrisia rebentou com a escala.
    14 épocas, 4 campeonatos, 3 deles com o treinador a quem se abre a porta para sair do clube, 200 milhões de divida bancária, 200 milhões de juros pagos, são estes os “títulos” de Vieira e quem o acompanha. O objectivo não é, nunca foi, ganhar no futebol. São outros interesses que estão a enriquecer muita gente, dentro e fora do Benfica.

    in www.maquinadelavax.blogspot.pt ISTO SIM É QUE É A VERDADE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adeptos que pensam que o Sport Lisboa e Benfica e so futebol teem credibilidade zero.

      Eliminar
  2. Agora que o Benfica faz milhões com os direitos de TV já há muitos preocupados com a justiça da distribuição.

    Ainda é mais parvo alguns acharem que o problema é existirem só três candidatos ao título. Ora em Espanha também só há três e é o melhor campeonato do mundo.

    Não foi por ganhar muitos títulos no supermercado que o porto ganhou mais adeptos. E não será preciso a muitos clubes serem campeões para terem mais adeptos.

    Porque será que ninguém está preocupado que clubes históricos como o Leixões e o beira mar e que têm muitos adeptos continuem fora da 1 liga enquanto clubes de um empresário quase sem adeptos andem a desvirtuar o mundo do futebol? Alguém acha que o Leiria ganhou adeptos só por estar a jogar na 1 liga??? Era ver o estádio às moscas. E onde anda agora o Leiria? Estes clubes sem adeptos é que dão cabo do negócio para todos os outros porque afastam os adeptos que existem da 1 liga!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!