Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de junho de 2015

Vitória & Vitória

"O Romário, o Romário que nasceu na miséria da favela do Jacarezinho e agora é senador, não é só a memória na relva daquele encanto que o Galeano pôs em poesia:
- Vindo sabe-se lá de que região do ar, o tigre aparecia, desferia o golpe com as garras abertas e esfumava-se e o guarda-redes, apanhado na sua jaula, não tinha nem tempo de pestanejar...
é também o frasista tão notável como o tigre que era - e que uma vez disse:
- Treinador bom é treinador que não atrapalha!
Porém, ainda melhor frasista é o Valdano - que contou que perguntando a um técnico esperto e experimentado o que é que os dirigentes querem quando contratam um treinador, recebeu dele, em resposta, fulminante e cínico:
- Querem que lhes mintam!
Não, nem todos os dirigentes (ou nem sempre...) querem que o treinador lhes minta, lhes dê só o sonho de acreditarem que o futuro pode ser o paraíso num castelo de ilusões. Luís Filipe Vieira não quis - e fez o que fez, sem ceder à tentação emocional dum impulso ao jeito de olho por olho, dente por dente o Marco Silva...
E fê-lo bem. Porque Rui Vitória não é só treinador bom por ser dos que não atrapalham, é treinador bom por não ser dos treinadores que são bons a atiçar delírios - é bom por outras coisas. Por juntar na mesma personalidade a inteligência, a esperteza, a criatividade e o destemor - e ter bons fígados e melhor carácter. Por viver interessado em aprender para além do que sabe - e saber que no futebol o pior cego é o que só vê a bola ou a táctica. Por não ser colérico e irritadiço - e não ter medo de riscos ou fantasmas. Por ser sensível a emoções e lealdades - mais do que a si próprio e a caprichos. Por não se perder na petulância de ter na cabeça um deus em nome próprio - e não se preocupar mais como seu ego do que com o resto. Por tudo isso é que no paradigma deste novo Benfica melhor do que ele era impossível e sendo o Vitória o treinador a vitória é de Vieira- cada vez mais à Pinto da Costa..."

António Simões, in A Bola

PS: Esta coluna termina com um suposto a Vieira!!! Comparando-o 'positivamente' com o Pintinho... Está gente não aprende, continua a confundir a xico-espertice do trafulha, com competência...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!