Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de julho de 2015

«Duque credibilizou a Liga, encontrou soluções e envolveu os clubes»

"Luís Filipe Vieira apoia actual presidente e revela que Pedro Proença quer ser líder da Liga. Questiona argumentos usados por Pinto da Costa para recusar Luís Duque. E pergunta se o problema do FC Porto é Vítor Pereira...

- Luís Duque anunciou que é candidato à Liga. Qual é a posição do Benfica em relação a esta declaração do actual líder da Liga?
- Somos coerentes, votámos uma moção de confiança, que foi unânime no Concelho de Presidentes e votada por maioria na Assembleia Geral da Liga, portanto, apoiamos a recandidatura de Luís Duque. Credibilizou a Liga, encontrou soluções, procurou consensos, envolveu os clubes. É disso que a Liga precisa.

- Que comentário lhe merece a posição do FC Porto expressa pelo seu presidente?
- O presidente do FC Porto tem toda a legitimidade para não apoiar a recandidatura de Luís Duque, mas não com os pretextos apresentados: falta de motivação por causa de estar envolvido em acções judiciais pendentes? Isso não é argumento e toda a gente sabe porquê, inclusive quem o usa. Arbitragem? Pelos vistos dos oito anos em que o senhor Vítor Pereira lidera a arbitragem só nos últimos dois é que não foi competente. É este o problema do FC Porto?

- Encontra alguma explicação para esta posição?
- Todos sabemos quem está por detrás desta decisão. Todos sabemos que há um ex-árbitro, e uma das vezes até com o actual presidente da APAF, que há meses está a contactar presidentes de clubes da primeira e segunda ligas tentando dividir. Espero que nenhuma associação profissional de classe se envolva neste processo porque isso seria uma forma, inaceitável de condicionar este acto eleitoral.

- Quando fala de um ex-árbitro, está a falar de Pedro Proença?
- Estou. Há meses que tenta agendar um encontro comigo afirmado que quer concorrer à Liga e que já tinha o apoio do FC Porto e do Sporting. Nunca me encontrei com ele e sempre estranhei que com um presidente em funções, legitimado e a mostrar trabalho, se andasse a tentar minar e a dividir a Liga. Agora, começo a acreditar que sim, que esses apoios podem existir, mas para bem do futebol português é bom não ir por esta via. Tivemos paz nestes meses, e com esta pacificação os patrocinadores voltaram, ainda há dois dias os CTT anunciaram o apoio à Taça da Liga. Tudo isto foi trabalho da equipa de Luís Duque, em que todos os clubes foram envolvidos, em que foram criadas várias comissões de trabalho para as várias áreas. Se voltarmos ao tempo de contar espingardas, vamos retroceder anos e quem vai sair prejudicado é o futebol português.

- Espera, portanto, a recondução de Luís Duque à frente da Liga?
- Em poucos meses recuperámos da anarquia, porque estivemos unidos. Espero que os clubes não voltem atrás com a palavra dada na última Assembleia Geral. Seria muito mau para o futebol português."

Entrevista a Luís Filipe Vieira, por José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!