Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

As lições da segunda jornada da Liga

"O Sporting tem de deixar os árbitros em paz; Lopetegui ganhou um ponto, mas o Porto perdeu dois; Benfica precisa de ir ao mercado.

O Benfica foi deitar-se no sábado a pensar que podia fechar a segunda jornada da Liga com dois pontos de avanço sobre os concorrentes mais directos e acabou por dormir no domingo a um ponto atrás dos rivais. Assim, para os encarnados, a desilusão foi a dobrar: porque perderam com o Arouca em campo neutro; e porque viram, de Sporting e FC Porto um risinho de escárnio...
É verdade que os três candidatos ao título mostraram limitações, quiçá inesperadas. Mas, contas feitas, o Benfica tem razões para estar mais preocupado do que leões e dragões. Em Alvalade, quando muitos pensavam que para o Sporting de Jesus ia ser sempre bar aberto, o encontro com o pragmatismo da Liga custou dois pontos aos leões, que acusaram fadiga e ainda pagaram o preço de algumas ideias por ora mal assimiladas. Faz mal o Sporting se optar por imputar todo e qualquer insucesso às arbitragens, sob pena de perder o foco e desvalorizar as causas reais de algumas insuficiências. Mas, a dois dias do tira-teimas de Moscovo, acabou por vir do Benfica o maior alento...
E o FC Porto? Uma exibição muito modesta, para a qualidade dos artistas em cena, no Funchal. Pouco FC Porto e pouca ambição de Julen Lopetegui que não teve o rasgo suficiente para colocar em simultâneo Aboubacar e Osvaldo. No fim do jogo ficou a sensação que Lopetegui tinha ganho um ponto, mas os dragões tinham perdido dois. Com um meio-campo ainda muito longe da produção do da época passada e com dois laterais que não fizeram esquecer Danilo e Alex Sandro (embora os 60 milhões de euros que entraram no clube ajudem), o FC Porto deixou no ar a ideia de que o seu estado de prontidão ainda está longe.
Quanto ao Benfica, a questão pode ser ainda mais preocupante, já que Rui Vitória não dispõe dos mesmos argumentos que Lopetegui e a equipa apresentou-se em Aveiro com pouca intensidade e previsível. A jogar assim, contra equipa organizadas e fisicamente fortes, os encarnados vão perder muitos mais pontos que nas temporadas anteriores. E, para quem ainda pudesse ter dúvidas, ficou mais uma vez à vista a necessidade de reforço do meio-campo, das alas e da lateral. Falta uma semana para fechar o mercado... PS - É injusto ficar à espera que sejam Nélson Semedo ou Victor Andrade a resolver os problemas.

Lufada de ar fresco contra o sectarismo
«Sinceramente, estou de costas e não vi o lance [que deu a grande penalidade ao Paços de Ferreira]. Não quero ser injusto».
Paulo Oliveira, jogador do Sporting
Paulo Oliveira devia receber o prémio fair-play da semana. Quando perguntado pelo penalty cometido por João Pereira confessou que não viu e por isso não podia ter opinião. Esta preocupação com a honestidade intelectual deve ser vista como uma lufada de ar fresco em tempos de (precoce para a altura da época) sectarismo que cruza o discurso da maioria dos clubes.

(...)
Duque
Rui Vitória
O treinador do Benfica nunca se esquecerá da noite de 23 de Agosto de 2015, que marcou a sua primeira derrota no campeonato de águia ao peito. Afinal, e pleno de quatro vitórias nas quatro primeiras jornadas (até ir ao Dragão) já não será possível. E pelo que (não) se viu em Aveiro o técnico encarnado tem muito (a árduo) trabalho pela frente.

(...)
O relvado do Sporting
Conhecendo-se a obsessão de Jorge Jesus com os detalhes, não é difícil adivinhar a angústia do treinador do Sporting com o relvado do Estádio de Alvalade, que está longe do desejado para que uma equipa pratique, com fiabilidade, um futebol de toque, de elevada nota artística. O problema do tapete verde dos lesões radica - e isso não é novidade - numa questão estrutural do Estádio e muitas têm sido as fórmulas tentadas para resolvê-lo sem que nenhuma se tenha mostrado eficaz. Mais uma época de dificuldades em perspectiva.

Marco Silva estreou-se com uma vitória
Começou ontem o campeonato grego e o Olympiakos de Marco Silva estreou-se em casa com uma vitória (3-0) sobre o Panionios (o Panaitolikos de Leonel Pontes ainda não jogou). O ex-treinador do Sporting é uma das figuras da prova e marca presença regular nas capas da imprensa desportiva grega. Começou bem!"

José Manuel Delgado, in A Bola

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!