Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Bombear bolas

"PODE uma equipa grande, que ambiciona um tricampeonato, passar a meia hora final de uma partida a fazer jogo directo para um amontoado de avançados? Pode, mas não deve. Ora foi isso que o Benfica fez no domingo, a jogar, de facto, em casa, contra o Arouca.
Depois de mais uma péssima entrada no jogo, o Benfica recompôs-se e apresentou o melhor futebol desta temporada. Com Pizzi mais apoiado por Samaris, a equipa cresceu, voltou a ter jogo interior consequente e regressou o caudal ofensivo. Foram 25 minutos à Benfica que preanunciavam a recuperação do resultado.
A vitória não estava, contudo, garantida. O futebol é imprevisível: uma equipa pode estar a jogar bem, a controlar a partida e, no fim, o resultado pode não ser satisfatório. Mas no futebol também é sabido, compensa manter a fidelidade a uma determinada ideia de jogo. O que não compensa é suspender essa ideia e, em seu lugar, escolher o recurso dos que não têm mais recursos - o jogo directo e as bolas bombeadas para a área.
POIS foi isso que o Benfica fez na meia hora final deitando fora o que estava a fazer bem até aí. A partir de certa altura. com dois postes dentro da área mais uma mão cheia de alas e avançados, o jogo resumiu-se a cruzamentos longos, condenados ao fracasso, devidamente combinados com dezenas de remates sem critério de meia distância. Posso estar enganado, mas não conheço na última década uma única equipa que tenha sido ganhadora a jogar assim. Contra o Arouca, pior que a derrota foi o sinal táctico dado naquele último terço da partida. Espero não voltar a ver."

5 comentários:

  1. Na época 2014-15, encontro Paços de Ferreira-Benfica, o Benfica termina o jogo com Derley,Lima e Jonas; tira Talisca e lança Guedes aos 95min. Perdeu 1-0. Como foi o mestre da táctica JJ a tirar unidades do meio-campo para superlotar a área adversária tá tudo bem! Isto passados quase 6 anos de o Jorge Jazus treinar o Glorioso. Já o Rui (apenas uma) Vitória em 2 meses no banco do Benfica, soa a calinada das grossas! Onde está a Coerência?

    Alexandre Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse jogo atirámos várias bolas ao poste e falhámos um penalty. Sofremos o golo no final do jogo. Não tivemos 87 minutos para recuperar.

      Eliminar
    2. O mestre da tática nunca erra. Às vezes não acerta... JJ é um treinador banal.

      Eliminar
  2. Este artigo parte de um pressuposto falso - o Benfica não passou 30 minutos a bombear bolas para a área. Se o tivesse feito teria mais hipóteses de ganhar.

    Este cromo está com medo que o Benfica começe a utilizar este tipo de estratégia, uma vez que tem jogadores para o fazer e contra equipas que estacionam o autocarro na área é uma estratégia válida.

    ResponderEliminar
  3. ....este LAGARTÃO ,canta bem mas não me alegra....CURIOSO,É O CABRÃO,PASSAR AO LADO DO ROUBO QUE O LAGARTÃO NUNO ALMEIDA FEZ um penalty escandaloso e um GOLO LIMPINHO DO JONAS......esqueceu de dizer(escrever) QUE O LAGARTÃO NUNO ALMEIDA, é neste momento o novo MARCO FERREIRA...é um dos TESTAS DE FERRO DO PROENÇA AO SERVIÇO DO SISTEMA CORRUPTO.....este jornalista LAGARTÃO, não engana ninguém...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!