Últimas indefectivações

domingo, 23 de agosto de 2015

Medo de Semedo

"Rui Vitória repetiu a ideia clássica, errada, da protecção ao jovem futebolista: Nélson Semedo «é um protótipo de jogador», disse depois do jogo com o Estoril; é preciso dar-lhe tempo para crescer e estar pronto para ser titular do Benfica, lidar com as pressões, ganhar maturidade, essas generalidades. A verdade é que se Nélson Semedo não tivesse provado valor nos jogos com Sporting e Estoril, ou se baixar de rendimento nos próximos, acabaria, ou acabará, emprestado a um Corunha qualquer. É a vida. A redoma dos chavões como 'não se pode exigir muito ao menino', 'o menino vai pensar que é o Messi', 'o menino vai desgraçar-se na vadiagem', é um erro como outro qualquer.
Quando um jogador de 21 anos, como Nélson Semedo, chega a titular do Benfica é porque está pronto. Não é protótipo do que quer que seja. É titular do Benfica. Os treinadores não devem fazer crer que os jogadores só serão algo depois de trabalhados durante anos pelas suas artes e saberes. Estamos a falar de homens, não de plantações de árvores. Um jogador com 21 anos que chega a titular do Benfica já joga futebol há 8, 9, 10 ou 15 anos, sabe o que se espera dele, os riscos e injustiças da profissão. Não é um vendedor de farturas que de repente se vê a jogar na Luz, é alguém que ascendeu lentamente ao posto. O discurso não deve ser futurista no sentido de 'daqui a uns anitos é que vai estar bom'. É claro que, com o tempo, melhorará em aspectos como a gestão do cansaço, da pressão, da colocação em campo; e piorará na velocidade, na força, perderá a energia de quem está a começar e acha que pode levar tudo à frente. O discurso, repito, deve ser mais simples, deve ser de actualidade e não de potencialidade: não interessa o futuro, interessa o que é agora. Rui Vitória - a quem se reserva a astúcia de ter apostado no jogador - deveria ter dito: «Nélson Semedo está a jogar bem e vai continuar na equipa enquanto jogar assim.»"

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

5 comentários:

  1. Miguel Bla bla Cardoso para gestor de imagem e comunicação de Rui Vitória, já!
    Este homem debe ser do norte, carago!

    ResponderEliminar
  2. ...este "ARTISTA" canta bem mas não me alegra......provavelmente estamos perante mais um AVENÇADO ,que por um prato de lentilhas, faz o frete ao patrão SERPA DO CROQUETE.....

    ResponderEliminar
  3. Puta que os foda realmente se protege é pk protege se não protege é pk não protege!!! O jesus em tempos gabou mto o roderick depois foi o q se viu.

    ResponderEliminar
  4. Puta que os foda realmente se protege é pk protege se não protege é pk não protege!!! O jesus em tempos gabou mto o roderick depois foi o q se viu.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!