Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Uma mensagem para... Rui Gomes da Silva (ou a carta que Rui Vitória me poderia ter escrito no Domingo à noite)

"Por todos os que no Domingo, em Aveiro, não se cansaram de gritar Benfica mesmo na avdersidade, vamos a isso!

«Meu caro Rui, 
Sei que não é normal um treinador escrever a um adepto...
Não, não se trata de falar ou, tão pouco, convencer um vice-presidente, nem de encontrar uma justificação para lhe dar, porque disseram-me que, fazendo, nesse dia, 57 anos, deixou a família, os filhos e foi até Aveiro, ver o MAIOR QUE PORTUGAL... não ganhar!
Sabemos - os dois - que os verdadeiros benfiquistas estão sempre com a equipa, nos bons momentos, mas, especialmente, nos momentos menos bons.
E, relembrando isso mesmo, sem tirar um milímetro ao compromisso de ser eu próprio (como fez questão de sublinhar, na passada segunda feira, à noite) assumirei, com toda a frontalidade, as minhas escolhas, o meu modelo de jogo, as minhas ideias, a minha responsabilidade!
Mas isso não me impede - como sei que, melhor do que ninguém, perceberá - de buscar, no rol das recordações de todos nós, os momentos menos bons no passado que foram ultrapassados e acabaram em vitórias... nesses mesmos campeonatos.

2013/2014
Lembra-se do início do campeonato de 2013/14? Vínhamos - nós, Benfica - de um ano horrível, com a perda de tudo o que havia para perder!
Depois de 3 campeonatos oferecidos, não sem antes nos prometerem... jogar sempre o dobro!
Pois, nessa maldita época de 2012/13 - como na de 2010/11, ou na de 2011/12, de que agora ninguém tem memória - tínhamos perdido o campeonato com o empate com o Estoril, em casa, e com uma derrota no último minuto de um jogo em que bastava só dar ordens para colocar a bola fora do nosso meio-campo...
Vínhamos de uma final europeia perdida no último minuto de um jogo, onde o banco já só se preocupava com o prolongamento...
Para já não falar da final do Jamor, onde a minha alegria de ter ganho a Taça de Portugal, ficará, para sempre, manchada com o facto de o ter feito contra o meu Benfica...
Pois, na época seguinte, a 18 de Agosto de 2013, começamos a perder 2-1, na Madeira, contra o Marítimo (eu sei que esteve lá) e, no jogo seguinte, a 25 de Agosto de 2013, estávamos a perder 1-0, em casa, com o Gil Vicente, ao minuto 90, para só marcarmos aos 90+2 e aos 90+3.
Sabe como acabou a época? Campeões nacionais, com a Taça da Liga e a Taça de Portugal (faltando, apenas, para ser um ano perfeito, ganhar a final europeia mais fácil de toda a história do Benfica)! 

2004/2005
E ainda se lembra da antepenúltima jornada da época de 2004/2005? Vínhamos - nós, Benfica - de 11 anos de travessia no deserto por força de opções tomadas no passado a que nunca quereremos voltar.
Nesse dia, 7 de Maio de 2005, jogávamos em Penafiel, naquilo no que poderia ser o jogo de um título anunciado...
Com a velha raposa, como é conhecido Giovanni Trapattoni, no banco, também nesse dia, jogamos o suficiente para ganhar!
Mas - com a arbitragem de Pedro Proença (uma constatação de facto, não uma crítica nem recado para ninguém) - perdemos 1-0.
Também aí tudo parecia ter desabado, mas, obrigados a ganhar na jornada seguinte a um dos rivais, foi isso mesmo que fizemos.
Para, depois, a 22 de Maio de 2005, festejarmos no Porto, no Bessa (eu sei que esteve lá) a conquista do 32.º campeonato!

1993/1994
E, já agora, lembra-se do campeonato de 1993/94? Tínhamos - nós, Benfica - acabado de resistir a um dos mais ignóbeis ataques de alguém (porque nascido fidalgo) que se julgava acima da justiça com que a História faz o seu caminho.
Pois nessa época, a 21 de Novembro de 1993, com a arbitragem de José Pratas (mais uma mera constatação de facto) perdemos 5-2, em Setúbal (eu sei que também esteve lá).
Sabe como acabou a época?
Campeões nacionais (para não falar de um dos jogos mais empolgantes que me lembro, como benfiquista,... os 4-4 de Leverkusen, a 16 de Março de 1994).

1961/1962
E, por último, já revisitou os dados da época de 1961/62?
Eu sei que tinha 3 anos e eu não era, sequer, nascido...
Mas empatamos em casa com o Sporting da Covilhã e com o Belenenses, empatamos fora com o Olhanense, com o Belenenses e com o Vitória de Guimarães e perdemos fora com a Académica e com o Sporting da Covilhã...
Era Béla Guttmann o treinador e fomos... CAMPEÕES EUROPEUS... pela segunda vez!

E HOJE?
Claro que assumimos o facto de sermos BICAMPEÕES e de querermos voltar a ganhar! Mas, para isso, temos, obrigatoriamente, que libertar-nos do passado - e eu sei que tenho que ser o primeiro a fazê-lo! Porque se o passado fosse o que queríamos, seria, por certo, presente! Como - concordo consigo - não nos podemos preocupar com o futuro.
Citando Pep Guardiola, na alta competição não há tempo, não há futuro. Tudo se passa como se não houvesse amanhã. Sei o que quero, por onde vou,... até porque acredito que só os fracos não tem convicções.
Sei, como diz Epicuro, que «os grandes navegadores devem a sua reputação aos temporais e às tempestades» .
Estou pronto para combater e vencer essa guerra feita de muita conflitualidade. Pode garantir que podem contar comigo para isso.
Teremos, ao mesmo tempo, que impor (ninguém nos dará nada) o respeito que nos é devido. Por mim, cá estarei. Mas, essencialmente, por todos os que, no domingo em Aveiro, mesmo na adversidade, não se cansaram de apoiar o Benfica,... vamos a isso!
Um abraço (de adepto para adepto)».

SE EU FOSSE...
...ÁRBITRO NESTA ÉPOCA DE 2015/16
Perceberia a imensa pressão a que vou estar sujeito... Preparar-me-ia, psicologicamente, para responder a todos os ataques de carácter e de competência de que vou ser alvo...
Reconheceria que, nos jogos do Porto e do Sporting, aconteça o que acontecer - por culpa dos jogadores ou dos respectivos treinadores - serei eu o responsável por todos os resultados que não acabem com as vitórias dessas duas equipas...
Saberia que em todos os jogos do Benfica - por melhor que Rui Vitória prepare cada jogo e por melhor que Júlio César, Nelson Semedo, Luisão, Jardel, Lisandro, Eliseu, Sílvio, André Almeida, Samaris, Fejsa, Pizzi, João Teixeira, Gaitán, Jonas, Vítor Andrade, Carcela, Jimenez, Mitroglou, Gonçalo Guedes, e, até, Sálvio, daqui a uns tempos, joguem - serei eu o responsável por todos os resultados que não acabem com a derrota do BICAMPEÃO NACIONAL...
Teria consciência que os Tribunais de Opinião Desportiva serão implacáveis comigo, quando o Porto ou o Sporting não ganharem, e serão coniventes com os meus erros se eles prejudicarem o BENFICA...
Mas, ainda assim, seria um HOMEM DE CARÁCTER, apitando de acordo com a minha consciência, com a minha competência, resistindo aos que me dizem que o... "vento está a mudar", porque... perceberia que, de onde me dizem que vão soprar esses novos ventos só vêm correntes de ar com cheiro a bafio dos tempos que envergonham a arbitragem e o futebol português,... dos tempos do APITO DOURADO. ...

...DE UMA EQUIPA QUE ESTAVA PARA IR À CHAMPIONS
Começava a acreditar nos avisos do Rui Gomes da Silva sobre a ilusão acerca do cérebro e das suas consequências sobre os adeptos desprevenidos (o amor cega...)."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

8 comentários:

  1. Salvé Glorioso Vice Presidente e Companheiro RGS,

    Fosga-se, que texto!
    Obrigado! Muito Obrigado!
    Tu quase me dás vergonha por tentar escrever qualquer coisa de jeito, ahahah.
    Como sou Benfiquista, vou continuar a tentar.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Dê-lhes nas fuças, Rui! E não poupe a doutoral figura que é adepto do clube do Pátio das Cantigas (obrigado pela sublime metáfora, Zé Nuno Martins!), no próximo programa. Você não deverá dizê-lo, mas eu grito: que felicidade ao vê-los serem derrotados por dois africanos do CSKA! O Halibut que estará a ser consumido para aquelas bandas... Ah, que gozo ver os cagões reduzidos à sua dimensão de SEMPRE ATRÁS DO SLB!

    ResponderEliminar
  3. ...GRANDE BENFIQUISTA DR RUI GOMES.....muito obrigado......esta crónica ARRASOU com a miserável comunicação social, do grupo COFINA....correio da manha, record jornal noticias etc......grupo COFINA que é parte interessada por fazer parte da sad dos OSGAS,,,,, ,brilhante, e um ALERTA ....os árbitros estão PREPARADOS PARA ATACAREM O BENFICA.....abraço

    ResponderEliminar
  4. Fod@-se que confusão..... A determinada altura do texto já não sei quem é o Rui adepto ou o Rui treinador!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este texto é só para BURROS ...tu estás noutro patamar...

      Eliminar
  5. Grande texto, grande Rui Gomes da Silva, isto sim é algo para ser lido em voz alta no balneário pois isto é o BENFICA!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!