Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de setembro de 2015

"Uma homenagem ao popular corredor José Maria Nicolau"

"Uma oferta que eternizou, a óleo, uma das maiores referências do ciclismo nacional

1 de Abril de 1934. Não estava um dia bonito para celebrar o 30.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica. Sentia-se um tempo implacável, com chuva e vento, que ainda assim não demoveu as alunas da ginástica infantil do Benfica de angariarem fundos para a concretização da homenagem ao famoso corredor, com a venda aos seus sócios e admiradores de '(...) uma miniatura do quadro, em cujo verso tem inscrita a lista das classificações das provas em que tomou parte, desde que enverga a camisola vermelha (...)' durante o festival. Esta ideia ideia tinha visto a luz do dia em Janeiro desse ano, vinda de um pequeno grupo de sócios, e ninguém ficou indiferente, muito menos a Clube que acolheu o famoso ciclista.
Esta pequena fotografia ainda desconhecia que, nesse ano, José Maria Nicolau viria a vencer a V Volta a Portugal em Bicicleta, que decorreu entre 19 de Agosto e 2 de Setembro. Foi o seu segundo triunfo individual nesta prova e terceira vitória colectiva como atleta benfiquista, ao completar a volta em 66h 31m 18s, menos 18 minutos e 16 segundos do que o seu rival mais próximo.
Para celebrar este feliz acontecimento, em Janeiro de 1935, o Sport Lisboa e Benfica organizou uma festa de homenagem aos ciclistas na sala do Capitólio. O entusiasmo atingiu o auge quando entregaram nas mãos de José Maria Nicolau a majestosa '(...) taça de prata com os seus músculos de aço'. E, nessa mesma noite, foi finalmente descerrado '(...) um belo retrato de José Maria Nicolau, em proporções naturais'.
No Museu Benfica - Cosme Damião, pode-se apreciar este magnífico retrato a óleo da autoria de António Duarte, pintor e escultor conhecido pelo seu 'estilo marcadamente másculo e firme'."

Lídia Jorge, in O Benfica

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!