Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Coroa sem rei: o jogo da moeda ao ar

"Crónica do dia em que um Florim holandês destruiu o sonho europeu.

Hoje, 26 de Novembro de 1969, o Benfica vai defrontar o Celtic para os oitavos-de-final da Taça dos Campeões Europeus, depois da derrota na Escócia por 3-0. Equipo-me a rigor, com direito a cachecol. O calçar dos sapatos é célere, tal como a vontade de seguir caminho. Eu e o meu pai chegámos cedo ao estádio, assistimos ao frenesim dos vendedores de comida e da multidão empolgada.
O estádio está repleto de adeptos animados e confiantes na reviravolta do resultado, mesmo com o frio que se faz sentir. Apesar das ausências de Humberto Coelho e Torres e das notícias que dão conta de Eusébio febril e ausente do jogo, a esperança não diminui. Os jogadores sobem ao relvado. Eusébio está nos eleitos. E os nossos craques recebem uma enorme ovação!
Que início de jogo, com jogadas e remates perigosos! Instala-se o 'nervoso miudinho', anseia-se pelo golo. Este aparece inevitavelmente por Eusébio, após meia hora de jogo. E, poucos minutos depois, o estádio entra em delírio quando Jaime Graça faz o segundo! Estamos todos de pé, aos saltos, a gritar. Só falta um!

Na segunda parte, Eusébio, que jogou doente, é substituído, mas a esperança mantém-se. Os últimos quinze minutos de jogo são à Benfica. Estão todos de pé, Otto Glória dá indicações para o campo, os jogadores atropelam a defensiva escocesa. Até que, no derradeiro minuto, após cruzamento de Simões, Diamantino leva-nos ao céu, com um golo de cabeça. Mas que golo! E que felicidade! Ao meu lado, um senhor chora, agarrado ao neto, eu e o meu pai abraçamo-nos e todo o estádio está em euforia total, com invasão de campo. Estamos finalmente empatados na eliminatória!
Com o empate a manter-se após o prolongamento, a nossa passagem vai depender da sorte, da moeda ao ar, conforme mandam os regulamentos da UEFA. A ansiedade toma conta das bancadas. A moeda ao ar vai ser feita no silêncio do balneário do árbitro holandês. O dirigente Francisco Calado e o capitão Coluna, do Benfica, e do lado escocês, o treinador Stein e o capitão NcNeill são os protagonistas. Os minutos passam sem que o desfecho seja conhecido, quando vozes se levantam, gritando pela vitória do Benfica. A euforia instala-se, mas nos altifalantes uma voz a má notícia da passagem do Celtic à próxima fase. A vitória do Benfica não passou de um boato. A sorte sorriu aos escoceses e a nossa 'coroa' ficou sem rei porque, no fim desta batalha épica, quem nos derrubou foi o Florim holandês."


Diogo Santos, in O Benfica

3 comentários:

  1. A SAD do Sporting emitiu esta sexta-feira um comunicado em que anunciou a decisão de recorrer à justiça para ser compensado pelos erros de arbitragem, que considera terem prejudicado o clube na época passada e na presente temporada. Além disso, a SAD vai apresentar queixas à UEFA e FIFA e pondera solicitar arbitragens estrangeiras.

    O comunicado do Sporting na íntegra:

    “A Sporting SAD informa que deu instruções aos seus serviços jurídicos para procederem litigiosamente, em sede própria, contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram no ano passado a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e que este ano são responsáveis pela retirada de, pelo menos, 7 pontos no Campeonato Nacional, o que associado à atribuição indevida de pontos aos adversários do Sporting justifica a atual posição do Clube na tabela classificativa. As Taças de Portugal e da Liga também serão alvo de análise.

    Serão intentadas, nos termos da Lei, todas as ações admissíveis exigindo as compensações devidas a todos os organismos com responsabilidades nas situações verificadas, seja por intervenção direta em matéria de arbitragem, seja por omissões de tutela, não se excluindo quem quer que seja, incluindo os próprios árbitros, o Conselho de Arbitragem e a Federação Portuguesa de Futebol.

    A Sporting SAD informa ainda que vai atuar junto da UEFA e da FIFA, entidades internacionais que superintendem o futebol, dando conta da atual situação da arbitragem em Portugal, que está na origem da atuação litigiosa iniciada, participando inclusivamente das incorretas atuações dos Conselhos Disciplinar e de Justiça.

    Está igualmente em estudo, a manter-se a falta de bom senso na nomeação dos árbitros, a possibilidade de, nestes casos, solicitar uma intervenção no sentido de a arbitragem passar a ser feita por árbitros estrangeiros”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas porque é que os dirigentes do sportem são tão ridiculos?
      OMG.

      Eliminar
    2. Mas porque é que os dirigentes do sportem são tão ridiculos?
      OMG.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!