Últimas indefectivações

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Batota no desporto e não só

"Há uma estranha constatação quando se fala de batota. Seja no plano desportivo ou noutro qualquer. Se a batota tem um alcance restrito, não direi que é aceite, mas acaba por ser enquadrar num plano de reduzida importância. Verdadeiramente, ela só é tornada importante e maléfica quando abrange uma magnitude com consequências severas. É agora o caso conhecido dos esquemas de sistemática dopagem no atletismo russo.
A mais pérfida batota nos desportos de alta competição é a dopagem associada a todas as técnicas para a encobrir ou dissimular, num enredo de crescente complexidade tecnológica e científica, e que envolve muita gente em teias organizadas.
No tempo da URSS e seus satélites havia a batota de Estado, ou seja usavam-se meios ilegítimos para se alcançarem resultados de pretensa superioridade de ideologia, ainda que usando até ao tutano jovens atletas.
Agora,  doping é transversal. Não depende de ideologias, regimes políticos, desportos. E sobretudo advém de uma obsessão competitiva que tudo leva à frente, em função de interesses de momento, de dinheiro e de vãs ilusões.
Mais conhecidos publicamente são os casos no ciclismo e no atletismo. Mas muitos outros desportos olímpicos traem esta sua qualificação. Rio de Janeiro 2016 pode ser mais uma oportunidade para repristinar o ideal olímpico de Coubertin.
Vive-se cada vez mais entre a verdade real e a mentira virtual. Basta ver o que se passa nas redes sociais. Hoje, lamento olhar para uma fotografia ou um vídeo, e ter passado a inverter o principio que me orientava: agora desconfio, antes acreditava."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!