Últimas indefectivações

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Colinhos: uns têm a fama e outros o proveito

"A campanha do colinho
1. Quando o Benfica ganha - o que tem sido, ultimamente, a regra, com os que estavam habituados a ganhar, a qualquer custo, como se sabe, a excepção - nunca é por mérito próprio...
Para eles, que já não ganham há algum tempo, o Benfica tem sido «levado ao colo», por ser alegadamente beneficiado nas arbitragens... É a tese do colinho!
De facto, daquilo que se tem visto no campeonato português, só os que têm má fé ou são tontos... deixam que lhes atirem areia para os olhos... Quanto ao passado, não é preciso recuar muito no tempo! Todos nos lembramos daquele que foi o maior escândalo do futebol português... Ou já não se lembram do Apito Dourado e dos seus acusados de corrupção?! Altura em que, curiosamente, os mesmos -, exactamente, esses mesmos... - ganharam quase sempre!
Não me canso de lembrar e de me bater por aquele que é o escândalo desportivo que mais nos envergonha, apesar de saber que se trata de um esforço (quase) inglório, que não dá Campeonatos... mas dá autoridade moral para lutarmos por aquilo em que acreditamos e para combatermos os que só assim os conseguiram ganhar!
Até porque, sempre acreditei na existência de árbitros abençoados... Por eles, poderia o sistema estar descansado... para se equilibrar (ou inclinar, dependendo das circunstâncias concretas) um campeonato!
À imagem do que tem vindo a acontecer nos últimos 30 anos...
Mas, ainda assim, não se cansam de recorrer aos mais baixos truques de comunicação para tentarem fazer passar a ideia que o Benfica é que é beneficiado!!!
Por nós, e por muito que isso lhes custe, continuaremos a ganhar, porque nunca precisamos de ser levados ao colo, nem... de nomeações para vencer! Ao contrário do que quererem fazer crer... E ao contrário dos outros... e dos que pensam que para ganhar não é preciso ser melhor, mas, apenas, fazer muito... barulho! 

Os tempos do pós Apito Dourado
2. No futebol (no futebol dos que o inundaram com droga, prostituição e corrupção) há coisas que nunca mudam... E, mais uma vez, não é preciso recuar muito... Para reavivar a memória de alguns e alertar os mais distraídos...
Lembram-se da forma como o Porto ganhou o campeonato na época 2011/12, na Luz? Com um (outro) escandaloso golo em fora-de-jogo!
Estávamos na 21.ª jornada, a 2 de Março de 2012, num clássico que foi dirigido por Pedro Proença, actual Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Maicon marcou ao minuto 87 o golo da vitória (2-3) em... fora-de-jogo... do tamanho dos Clérigos. Isso sim foi um roubo de catedral, como diria alguém. Numa entrevista, dada em Março de 2014 - curiosamente, dois anos depois desse episódio -, Pedro Proença assumiu a responsabilidade do seu erro, tendo mesmo afirmado que ele poderia ter marcado o título nacional. O próprio árbitro-assistente desse jogo assumiu, ainda nesse ano (em Setembro de 2012), tratar-se de um... «erro de avaliação»... provocado por um «momento de desconcentração». O mais grave de tudo é que esse tipo de erros custam, por vezes títulos e campeonatos... Nesse caso, custou o campeonato nacional ao Benfica!
Mas, mesmo assim, passe-se uma esponja por cima disso e continuemos alegremente e anunciar o Benfica é que é beneficiado!

Marco Ferreira
3. Por falar em arbitragem e em... benefícios...
Marco Ferreira é o ex-árbitro do principal escalão de futebol do momento! Depois de alegadamente ter acusado Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, de contactar os árbitros antes dos jogos do Benfica... E de vir desmentir posteriormente... dizendo que Vítor Pereira nunca lhe pediu para beneficiar o Benfica...
Não obstante o diz que disse, trata-se do árbitro que foi despromovido no final da época passada, por ter ficado em último (ou num dos últimos???) lugar na lista da Federação Portuguesa de Futebol... curiosamente!
É, por isso, no mínimo estranho que as denúncias de supostas pressões coincidam com a sua desproporção. No entanto, não posso deixar de constatar que a despromoção se deveu a uma questão de mera... incompetência! Uma denúncia nesses termos, de ninguém que não teve a coragem de o fazer enquanto esteve na primeira categoria ou, até, aquando da sua nomeação para arbitrar a final da Taça de Portugal, vale o que vale...
Ainda assim, deixo um desafio (e, até, um conselho de amigo!) a todos aqueles que, como Marco Ferreira, pretendem denunciar alegadas pressões de Vítor Pereira: façam-no antes de descerem divisão! Só para não correrem o risco de serem mal interpretados...
Tenho para mim que se trata de (mais) uma estratégia para destruir, não o Benfica em si, mas para pressionar as arbitragens para... arbitrarem contra o Benfica e beneficiarem os adversários! Até porque não são os árbitros que vêm falar, são as fontes!
Mas vamos ao histórico de Marco Ferreira na época 2014/15, em jogos do Benfica: Na época passada o Benfica perdeu três jogos...
E foi arbitrado 3 vezes por Marco Ferreira. Dessas 3 vezes que Marco Ferreira arbitrou jogos do Benfica, perdeu, curiosamente dois: Braga vs. Benfica, da 8.ª jornada (2-1) e Rio Ave vs. Benfica da 26.ª jornada (2-1). Mas, ainda assim, o Benfica é levado ao colo... como é evidente!

Curiosidades desta época...
4. Esta época o Sporting, e só para dar alguns exemplos recentes, ganhou ao Estoril, em casa por 1-0, em jogo arbitrado por Jorge Ferreira. O golo da vitória, que valeu três pontos, foi marcado através de grande penalidade... que, por sua vez, foi precedida de fora-de-jogo... Um lance irregular, portanto!
Coincidências!
Mesmo assim, diz-se, o beneficiado é o Benfica!
Na última jornada, no Arouca-Sporting, arbitrado por Cosme Machado, terminou em 0-1. Curiosamente, e antes desse golo, houve uma grande penalidade - pelo menos e para não me alongar muito! - por marcar contra... o Sporting! E o Benfica é que é beneficiado... De facto, e em conclusão, uns têm a fama e outros o proveito... Mas quanto a nós... nada temos a temer! Além de lutar diariamente e jogo a jogo pela verdade desportiva - embora isso não seja mais do que a nossa obrigação moral! -, temos, apenas, de nos focar no essencial, para que, no fim de cada jogo, a equipa esteja grata aos adeptos pelo apoio dado... e que os adeptos estejam gratos à equipa pelo resultado final!
Porque o colinho... dos nossos adeptos... é o que lhes dói!
E o que nos orgulha!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

7 comentários:

  1. Felizmente temos um HOMEM que não deixa esquecer o Apito Dourado.

    ResponderEliminar
  2. Tao impolutos e honrados que eles sao... Ate comove! Cumprimentos. Tiago Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Os beneficiados somos sempre nos os odiados somos sempre nos eles sao os impolutos as coisas correm-lhe maravilhosamente bem deixem pra la eles todos juntos nunca conseguem ter a polpularidade que nos temos e isso roi-lhes de inveja nunca nos irao destronar o Benfica e como uma montanha nada nem ng o remove.

    ResponderEliminar
  4. Azia pura e hipocrisia de vocês da não,quererem admitir que este ano não jogam nada e a famosa estrutura falhou !!!
    É mais até Dezembro ficam a 11 e sem taça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos somos Bi-campeões e estamos na quase nos 1/8 da Champions...
      Sporting último título foi à uns 14 anos e antes desse não ganháveis à para ai uns 20... nada mau!!

      Eliminar
  5. Sincero,
    Não deves ter espelhos em casa é preciso ter lata, o clube do trica bolotas tem vindo a ser beneficiado desde a 1.ª jornada e vens dizer que temos azia. IGNORANTE E RESSABIADO é aquilo de tu és.

    ResponderEliminar
  6. Grande testo, mas são apenas palavras, faltam-nos os actos,sempre faltaram, demorámos muito a responder ao KIT, demorámos muito a responder ás mentiras ladradas por marco ferreira e bruno de carvalho, temos uma televisão, jornais e pessoas que se marcam uma conferencia de imprensa têm direito a diretos em telejornais e mesmo assim estivemos calados tempo de mais a deixar a poeira subir! parem de ser inácios, nesta guerra não há prisioneiros, deixá los a falar sozinhos não é solução temos de calar as mentiras deles com factos e com a verdade!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!