Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Uma mascote de carne e osso

"A conquista do Bicampeonato europeu de futebol sob a égide de uma ursídea mascote.

A 28 de Abril de 1962, a equipa de honra do Benfica levantou voo em direcção à conquista de mais uma final europeia. De Portugal levou na bagagem 'o bacalhau (...), o azeite (...) e o vinho'. Da Holanda trouxe, dias depois, o título de bicampeão europeu de futebol e, claro a taça. Mas não só...
Após aterrarem em Amesterdão, seguiram viagem para Wageningen, onde ficaram instalados até ao grande jogo. A recepção holandesa não podia ser mais calorosa, afinal 'chegavam os campeões europeus'.
Os primeiros dias foram passados entre treinos e '«passeios higiénicos», depois das refeições', a desfrutar do sossego e da paisagem que o hotel, num local isolado 'à beira do Reno', proporcionava. Mas eis que chega a manhã do dia 1 de Maio e, com ela, um novo hóspede: um urso! Sim, um urso! O Jardim Zoológico de Rhenen ofereceu ao Benfica 'um urso - pequeno, é certo, mas... de carne e osso!... Para mascote...'.
No dia seguinte, o grande dia, o novo membro da equipa não faltou: 'Dávamos o primeiro «grande passo» para a «hora H» e... levámos connosco o pequeno urso'. No Estádio Olímpico de Amesterdão, a equipa 'encarnada' venceu, por 5-3, o Real Madrid e 'pela segunda vez consecutiva o Sport Lisboa e Benfica trouxe para Portugal o título de Campeão dos Campeões dos países da Europa'. O pequeno animal ganhou assim uma 'ligação simbólica com a grande vitória do Benfica sobre o Real Madrid' e acompanhou a comitiva no regresso a casa.
Na chegada a Lisboa levantou-se 'a mais viva curiosidade pela presença tão simpática do ursinho (...) que se tornou mascote popularíssima'. Nem à volta de honra ao Estádio da Luz faltou: 'Entre os jogadores (...) lá ia o ursinho castanho que se transformou em «vedeta» de um dia para o outro'. '- O Urso? Onde está o Urso?' era o que mais se ouvia.
Nesse ano, o urso Benfica, como foi baptizado, foi o grande atractivo do Pavilhão do Clube na Feira Popular onde, todas as noites estava 'em franco convívio com os benfiquistas'. Mas o pequeno ursinho holandês 'cresceu - como tudo o que é vivo' e foi entregue aos cuidados do Jardim Zoológico de Lisboa.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 12. Honrar o país, encontra exposto um outro símbolo dessa conquista, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961/62."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!