Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Campeão a nu

"No Estádio ou na TV, o país inteiro viu um jogador do Benfica tal como veio ao mundo. 'E sem bolinha...'

«Isto hoje é dia de festa. Vai ser uma loucura». ouvia-se antes do jogo. E foi! Foi dia de celebrar a conquista de mais um título, o de Campeão Nacional 1982/83.
A 29 de Maio de 1983, o Benfica disputava, em casa, frente ao Sporting, a penúltima jornada do Campeonato Nacional. O título já tinha sido alcançado na jornada anterior, em Portimão, mas, «embora a festa lá estivesse estado presente», a verdadeira comemoração tinha sido adiada para essa tarde, na Luz.
O desafio decorria de acordo com a normalidade até que, cerca de um quarto de hora de apito final, os adeptos começaram «a estragar a vedação» e a amontoar-se em torno do campo, «sobre as linhas laterais». Começava a tomar forma a invasão!
Pouco depois, o árbitro deu o desafio por terminado. Um mar de gente desatou a correr campo adentro, «até duas senhoras bem grávidas pularam sobre o esboço da barreira e foram também ver os craques mais de perto». Foi uma autêntica «'cavalgada' do público sobre os jogadores». Todos queriam tocar nos seus ídolos e arrancar-lhes uma recordação.
Os jogadores ainda tentaram correr para os balneários para «escapar àquele saque bem-intencionado», mas foram totalmente demovidos pelos «invasores». Shéu, que ia desmaiando, declarou: «se não morri hoje, também já não morro tão depressa». António Bastos Lopes, por sua vez, enfureceu-se «com tão exagerado carinho». Contudo, Álvaro Magalhães terá sido, sem dúvida, o mais lesado. «Eu bem queria fugir para o balneário, mas não consegui (...) Fui logo agarrado e 'engolido' pela multidão. Lá se foi a camisola, as botas, as meias, os calções e... imagine-se, até a roupa interior. Fiquei nuzinho, ali no meio do relvado, tal como vim ao mundo». Mas a sua história não ficaria por aqui: «Mais à noite, no 'Domingo Desportivo', aquelas imagens correram o País, ainda por cima deram várias vezes eu a fugir, completamente nu, com o pirilau à mostra... que vergonha».
«Foi uma autêntica barafunda», «a relva ia ficando careca de tanta gente ali colar o pelo». E a festa continuou fora da Luz, «milhares de benfiquistas festejaram rijamente» pelas ruas de Lisboa.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 6. Campeões sempre, encontra o vídeo do título com imagens da invasão de campo."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!