Últimas indefectivações

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Benfiquismo (XXI)

Conseguem identificar?!
Em cima o então novo Estádio de Alvalade!!! Em baixo à direita, a 'nossa' (arrendada pela CML) Estância de Madeira, ou Estádio do Campo Grande (à esquerda o campo de treinos), local para onde o Benfica foi obrigado a mudar-se, após a ruinosa expropriação do Campo das Amoreiras...!!!
Rivalidades...

4 comentários:

  1. Explica melhor a expropriação e a gestão ruinosa, sff.
    Então não eramos o clube do regime?
    Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até já ouvi Lagartos na televisão a jurarem a pés juntos, que foi o SCP que altruisticamente cedeu o Estádio do Campo Grande ao Benfica em 1940!!!

      Para memória futura aqui fica:
      O investimento do Benfica no Campo das Amoreiras foi enorme. Na compra dos terrenos e na construção das diversas estruturas. O Benfica chegou mesmo a emitir uns títulos de dívida!!!!! Na 2.ª metade da década de 30, com os jogadores a receberem 'subsídios',a equipa do Benfica foi perdendo competitividade... já que havia outros que pagavam melhor!!!
      Quando estava 'quase' tudo pago, lá apareceu o Governo a expropriar os nossos terrenos, para construir o acesso ao Viaduto Duarte Pacheco (algo que curiosamente já tinha acontecido com outro campo do Benfica...!!!).
      As contrapartidas foram duas: o Governo pagou o resto da dívida que o Benfica tinha (uma ínfima parte do investimento total); e ficou a promessa que iriam-nos encontrar outro terreno para construir um novo complexo desportivo!
      Mas essa 'promessa' levou 16 anos a ser cumprida. Nesses 16 anos, jogámos no Estádio da Campo Grande. Estádio que tinha sido abandonado alguns anos antes, quando o Sporting se mudou para o Estádio de Alvalade, mesmo ao lado... sendo que o Estádio do Campo Grande era propriedade da CML. Ficámos a pagar renda...!!!

      Aliás, a foto parece ter sido tirada antes da inauguração do Estádio de Alvalade!!!

      Inicialmente queriam empurrar o Benfica para Monsanto. O Benfica recusou.
      Com o projecto da 2.ª Circular, abriu-se uma oportunidade, já que havia uma área de protecção em volta da 2.ª Circular, onde não seria possível construir, sendo assim o valor dos terrenos baixaram, e assim o Benfica lá conseguiu adquirir os terrenos para construir o seu novo complexo desportivo...
      A contrapartida da expropriação, só dava para um campo de futebol, o Benfica queria mais: campos de treino, campos de ténis, piscina, espaços para as modalidades... e esses terrenos tiveram que ser comprados!!!

      A construção do Estádio foi feita com a promessa do nosso Presidente, que ao contrário do que tinha acontecido com o Campo das Amoreiras, o Estádio da Luz, só seria inaugurado no dia que tivesse pago!
      E assim fizeram-se diversas campanhas de angariação de fundos além do trabalho voluntário de muitos sócios e simpatizantes, principalmente na fase de limpeza dos terrenos...!
      Ao contrário do que aconteceu em Alvalade com dinheiro de mecenas, ou nas Antas com um enorme subsidio do Estado (além de uma expropriação de terrenos feita pelo Estado a favor do FCP)... no Benfica, foi tudo pago pelo Benfiquistas.

      Aqui está um resumo, muito resumido, da nossa história...

      Abraços

      Eliminar
    2. Muito importante. Existe muito benfiquista que desconhece tudo isso. Grande aula Abidos.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!