Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Bonitos

"Foi uma semana horrível. Ou quase. Por causa de erros de arbitragem, claro. Mas sobretudo pelos erros nas reacções aos erros de arbitragem. Porque reagir desta forma desembestada, pressionando, intimidando e apontando à corrupção serve mais para meter pressão na panela do que para libertá-la. Mas todos os anos. por esta altura. é assim.
As arbitragens em causa - o penálti em Paços de Ferreira, no Dragão, no dérbi do Minho - produziram decisões polémicas que tiveram influência nos resultados finais e, portanto,. na tabela da pontuação. É para isso que existem avaliações e punições. Em espaço próprio. Mas se o exercício de crítica colectivo degenera em ameaça e intimidação, então já não é de futebol que estamos a falar, mas da forma como se pode ganhar e perder pela pressão externa.
Esta fealdade recomenda que, ao invés, se olhe para o que é bom no futebol. Que se exaltem as coisas bonitas do futebol numa semana de coisas feias. Como o golo incrível do Cristiano Ronaldo à Roma. Como o espectáculo e calor do próprio dérbi do Minho, que apesar do caso do jogo cavalgou um emotivo e raro 3-3. Como a prestação de Iuri Medeiros e o que Moreirense faz em trinta minutos. Como o incrível Barcelona da Champions e um incrível golo de Messi em contra-ataque (numa equipa que teve 70% de posse de bola). Como a força da Juventus contra o Bayern, que lhe permitiu empatar um jogo que perdia por dois golos.
Hoje, é dia de Liga Europa. Que FC Porto e Sporting acabem a noite melhor que começaram o dia. E que se juntem com vitórias às coisas boas da semana - as coisas boas do futebol."


PS: Eu sei que o Pedro Guerreiro meteu o penalty do Jonas (que existiu) no mesmo saco que os penalty's do Mini e do Josué (que não existiram), mas a mensagem principal da crónica, é justa...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!