Últimas indefectivações

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cavar penáltis

"Coincidência ou não, na última jornada houve 3 penáltis assinalados que, por via televisiva, havemos de concordar, sem facciosismos resilientes, que, em boa verdade, não existiram. Refiro-me aos que favoreceram o Benfica, Porto e Guimarães.
Todavia, uma coisa é chegar a essa conclusão, sentados no sofá e olhando para imagens captadas de múltiplos ângulos, outra é vestir a pele de árbitro e ter que decidir ali mesmo no campo e no segundo seguinte. Não estou com isto a retirar responsabilidade pelas decisões tomadas. Erro é erro. Mas daí a dissertar-se sobre a 'intencionalidade' arbitral vai um trajecto demasiado fácil na luta de quem condiciona quem. Aliás, estarei sempre atento à coerência sobretudo de quem usa, sem exigência do contraditório, as redes sociais antes de a sua própria equipa jogar...
Esta coincidência de penáltis todos iguais, todos diferentes, pode e deve ser analisada segundo outro prisma: o dos jogadores que simulam as faltas. Sobre estes co-responsáveis pelo erro do árbitro ninguém tuge nem muge. Pelo contrário, são até elogiados por terem 'cavado' a falta. Vejamos, por exemplo, o que diz A BOLA sobre os 3 lances. Otávio do Vitória foi o melhor da equipa e converteu a falta ganha por si. Maxi Pereira não teve má-fé na queda que originou o penálti (gostaria de saber medir a boa ou má-fé...). Jonas, que culpa tem que o árbitro não tivesse percebido a façanha de ilusionista?
Nestas alturas vem-me à mente um penálti arrancado pelo sportinguista Jardel, na Luz que daria o empate 2-2. Aí nem contacto houve, apenas uma brisa de ar naquela noite. Mas foi... incensado pela façanha!"

Bagão Félix, in A Bola

PS: Já na Segunda-feira, no programa da Bola TV tinha ficado a saber que o consócio Bagão Félix, foi iludido pela onda de indignação hipócrita e mentirosa que considera que o Jonas simulou o penalty... Mas destaco que esta crónica tenta realçar essencialmente, a forma como os jogadores são desresponsabilizados... Só é pena, não realçar a forma como a analise da 'bondade' das decisões, ter adjectivos diferentes consoante a cor das camisolas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!