Últimas indefectivações

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Uma lança em África

"1. Gianni Infantino é o novo presidente da FIFA. A sua vitória foi, na linguagem popular portuguesa, uma verdadeira lança em África! Venceu perante grandes obstáculos e claras dificuldades. Tal como, em outro momento histórico fez o nosso Santo Nuno Álvares Pereira, moldou uma estratégia e conquistou votos, aqueceu corações de diferentes cores e credos, revelou as suas inatas qualidades e chegou, tal como nós em 1415, à sua Ceuta. Secretário Geral da UEFA até ao momento conquistou, com mérito, o lugar cimeiro de uma organização sob forte escrutínio mundial e que exige um homem - e uma equipa - que utilize com sabedoria contemporânea: uma verdadeira vassoura. Suíço mas também italiano, adepto do Inter e utilizador comum de seis línguas é um exemplo deste tempo que vivemos. Licenciado em Direito, estagiou na liga espanhola e dedicou-se totalmente ao futebol. Agora vai liderar uma das maiores organizações deste nosso Mundo. E com ele vai o empenho e a excelência de Portugal.
2. Na verdade, parte da vitória de Gianni Infantino é uma vitória portuguesa. Fernando Gomes, após a constatação da impossibilidade de participação eleitoral de Michel Platini, estimulou o avanço de Infantino. E colocou a nossa Federação na liderança desse apoio. Tiago Craveiro dedicou-se em pleno, nos últimos meses, a esta vitoriosa candidatura. Onofre Costa foi o ponta de lança comunicacional como bem percebermos no seu abraço - o primeiro! - ao novo presidente no momento imediato ao anúncio da sua categórica vitória no segundo escrutínio da votação ocorrida na tarde da passada sexta feira. E outros portugueses, alguns bem conhecidos do mundo do futebol, não deixaram de estar envolvidos no apoio directo a esta candidatura europeia que juntou um número significativo de apoios para além da Europa. Infantino conquistou votos, acredito em todos os continentes. E mesmo em África que, num primeiro momento, proclamava que votaria em bloco. Mas os portugueses sabem desde Ceuta há 600 anos, como meter lanças em África! E daqui a algum tempo leremos, com atenção, um novo livro acerca da FIFA, e destas eleições, que salientarão uma nova nossa lança em África. Parabéns, muitos parabéns, a Onofre Costa e, em particular, ao Tiago Craveiro. Acredito que para o Tiago Craveiro um recente fim de semana pela linda zona de Sintra foi o derradeiro estímulo para esta vitória que, acredito, foi o maior desafio profissional da sua vida. Por mim gostaria que continuasse por cá. Mas, acredito, que a FIFA e o novo presidente não deixarão de o chamar para novas e enriquecedoras funções no mundo do futebol. E das mudanças que se adivinham e se antecipam.
3. Fernando Gomes continuará, com mérito, a liderar a Federação Portuguesa de Futebol. Sem qualquer oposição. E com unânime reconhecimento. E agradecimento. Nos últimos anos mostrou imensa capacidade interna e claramente projectou Portugal nas principais instâncias do futebol mundial. Soube ser indiferente a alguns que o provocaram e soube ser diferente em relação a alguns que o criticaram. Soube atrair competências e nunca negou apoios e solidariedades. Mesmo em circunstâncias difíceis. Com o apoio da Família - e em particular de sua querida e dedicada mulher - ultrapassou, nos últimos tempos, um delicado problema de saúde. Tudo ultrapassou. Tudo mesmo. Na UEFA ganhou, com a sua inata sabedoria, lugar de destaque. E acredito que, em próximo e necessário Congresso desta organização europeia do futebol, terá todas as condições para alcançar o lugar que desejar. Mas com a próxima inauguração da Cidade do Futebol evidencia o seu sentido estratégico, a consciência do futuro e cria as raízes para que todo o futebol português se pense a partir de uma casa comum. E no arranque de um novo mandato lá estará no Europeu de França e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E depois da vitória de Infantino na FIFA e da sua reeleição na FPF a cereja seria um lugar cimeiro das nossas selecções em França e no Brasil.
4. A FIFA nasceu em maio de 1904. O Benfica nasceu a 28 de Fevereiro desse mesmo ano. Faz precisamente hoje 112 anos. Que assinala, com reconhecido fervor, com os Galardões Cosme Damião numa cerimónia a realizar, sugestivamente, no Teatro Camões. Mas, horas antes, terá de ultrapassar o União da Madeira e conquistar três pontos. E, mesmo com este frio que nos perturba, com todos a cantarem, com alegria, os parabéns a uma instituição de referência de Portugal e do futebol mundial. E esta comum e anual comemoração acontece na semana que antecede a visita a Alvalade para um novo e decisivo confronto com o Sporting. O que eu sei é que fui Menino da Luz - como orgulhoso aluno do Colégio Militar - e sou homem do Benfica. Como o meu Querido e saudoso Pai foi Presidente do Viseu e Benfica! Como menino comecei a ter a Luz - a velha - como paixão. Que permanece, agora, já na companhia feliz do meu amado neto Alexandre Maria, na nova Luz. Em cada 28 de Fevereiro é o reencontro entre o Benfica de ontem e o Benfica do amanhã. Já que o presente, este presente, é, tão só, a ponte entre o passado e o futuro. E este, para mim, será, como sempre, encarnado. Sempre vermelho! Com uma chama imensa!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!