Últimas indefectivações

sábado, 5 de março de 2016

Emoção, respeito e exemplo

"Há muito que não me recordo do Estádio de Alvalade acolher um derby Sporting vs Benfica tão decisivo, não só para estes clubes, como para o Futebol Clube do Porto, se ganhar em Braga! Os níveis de tensão, dentro e fora do campo, bem como a pressão psicológica e física a que os jogadores vão estar sujeitos caracterizarão os 90 minutos em que o país vai parar. Delegando assim enorme responsabilidade de demonstrar, em comportamentos cívicos visíveis, que o futebol ao mais alto nível de desempenho ainda defende os valores que o desporto preserva!
Sem dúvida que este palco comportamental que o desporto rei tem pode fazer a diferença e não deve ser subestimada ou substituída por delírios emocionais dos profissionais e adeptos de um clube. Gestos e palavras antes, durante e depois do jogo, têm significado devastador. A conduta não pode extrapolar os seus efeitos para além das raízes alicerçais do desporto como veículo diferenciador da sociedade. Mais do que a obtenção e conveniência de um resultado desportivo, para se atingir objectivos há que colocar no tapete de jogo um dos valores mais preciosos da actualidade - o respeito! Não podemos deixar para trás a avidez que o país tem de exemplos de conduta ética, fair play e felicidade, ingredientes ao alcance de todos os que vão ter a bola nos pés e os que fazem com que a bola lá chegue! As crianças e os jovens imitam os bons e os maus exemplos que lhes entram pelos olhos. Acredito que são, apesar dos truques e jogos mentais que antecedem estes momentos, a habilidade colectiva e o talento individual que cativam milhões de pessoas para um só momento desportivo e esta cultura não pode desaparecer por impulsos de fanatismo dos adeptos, nem fugas de escape do desalento pela perda de um jogo! 
Curioso é que, mais do que ganhar ou perder hoje, será um empate que servirá os superiores interesses competitivos deste campeonato! Que este derby comprove o futebol como molde positivo na formação desportiva dos jovens!"

Tomaz Morais, in A Bola

1 comentário:

  1. Topa-se à distância que este jogou Râguebi. É tão grande a distância entre um sportinguista (e cada vez são menos!) um lagarto ou mais recentemente ... o carneiro Vasco.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!