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sexta-feira, 18 de março de 2016

O Mundo da Multimédia

"Em jeito de como quem não quer a coisa, a envolvente de multimédia ao redor das competições da Liga da Champions, é uma verdadeira loucura terrestre.
A empresa que detém o Marketing do licenciamento dos direitos de transmissão da multimédia das competições é a Team Football Marketing AG, com sede na Suíça em Lucerne, empresa subsidiária da Highligth Communications AG, também com sede na Suíça, através da Team Holding AG. Esta empresa (Team Marketing) teve o volume de negócios em 2014 de 412,578 milhões de francos suíços, sendo que este valor resulta da soma de quase três dezenas de empresas, das quais a Team Marketing é apenas uma. 
Para se ter uma ideia, a final realizada no Estádio da Luz, teve uma assistência "televisiva" aproximada de 380 milhões, sendo que, só em Espanha teve uma assistência de 12,7 milhões de pessoas. No entanto, foi o Brasil que contribuiu com maior assistência, cerca de 20 milhões.
Em suma, esta empresa gere os direitos de transmissão televisiva da UEFA, na modalidade da competição da Champions League. Assessora a celebração e negociação dos contratos com as diversas operadoras de multimédia a nível mundial.
(...), a situação das empresas de multimedia a nível mundial que tinham contratos celebrados com a UEFA, dos países da Albânia até à República Checa, em vigor em Fevereiro de 2016. Até aqui releva-se quanto à consagração de optimizações fiscais mais favoráveis, a Bélgica e o Azerbaijão.
(...), os contratos celebrados desde a Dinamarca até à Lituânia. Aqui, já verificamos um domínio de alguma optimização fiscal, com predominância da Modern Times Group MTG Limited.
Agora (...), os contratos celebrados com a Macedónia até à Turquia. Aqui encontramos como interessante, Malta, Eslovénia, Espanha e novamente a Modern Times Group (MTG), na Suécia.
Não podemos ir mais longe como gostaríamos, para verificarmos a optimização fiscal a nível dos sócios das várias empresas, aí sim, muito mais acutilante.
Mas podemos retirar já duas conclusões.
A primeira, o potentado dos negócios da Champions.
A segunda, a situação tida como normal em muitos países, da optimização fiscal.
Em Portugal é o que sabemos! É tudo proibido! Por isso aportar capital e impostos estrangeiros, esqueçam! Em concorrência perdemos!

Ideia económica geral
De se utilizar tantas vezes esta palavra, a mesma corre o sério risco de ficar gasta nos tempos mais próximos.
A Economia é (devia ser) uma ciência que estuda os fenómenos da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
É fácil de verificar, que no meio de 7 mil milhões de habitantes no Planeta Terra, seja difícil de prever qual será o comportamento económico de cada um. Na maioria dos casos, até o facto de alguém ter acordado com os "pés de fora", irá limitar e conduzir o seu comportamento económico nesse dia. Por estas e muitas outras razões similares, que de tão complexas dariam milhares e milhares de páginas, é que a economia é que faz com que todos os habitantes deste Planeta não tenham o mesmo nível de vida. A grande regra é que os recursos são escassos e não chegam para todos. Daí que existam uns que são vencedores e outros que são perdedores.
Imaginem a todo o minuto, adaptarem-se os recursos ao número de pessoas existentes no Planeta!
Impossível!"

Pragal Colaço, in O Benfica

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