Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de abril de 2016

Estágio com direito a copo-d'água

"À beira do lago Como, nem só de treinos viveram os jogadores de Futebol.

Em Maio de 1965, o Benfica rumava a Itália para discutir uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Dias antes, a comitiva 'encarnada' partiu de Lisboa de estômago confortado por 'arroz à valenciana e bacalhau com grão', rumo ao estágio na província de Como, 'longe do bulício dos grandes centros', a cerca de cinquenta quilómetros de Milão.
A viagem 'a bordo do confortável «Caravela» da TAP', decorreu pelo melhor. 'Até aqueles que normalmente mais «sofrem» com estes passeios esqueceram (...) os seus complexos. Torres, por exemplo, contra o que é hábito, até comeu'.
Chegados ao destino, 'as exclamações surgiram espontâneas'. O Hotel Villa d'Este, escolhido para acolher a equipa era uma antiga residência principesca do século XVI, situada na margem do lado Como. Ao seu redor, 'a paz edénica de perfumados jardins e verdejantes arvoredos' convidavam ao repouso e, entre treinos as cadeiras de baloiço e os barcos a remos foram a distracção predilecta dos atletas. Destaque para José Augusto que, segundo O Benfica, remava 'com uma energia que metia inveja a... uma tartaruga'.
Nos restantes tempos livres, houve ainda tempo para as habituais compras, os muito requisitados autógrafos e até... 'copos d'água'. Durante o estágio, foram vários os casamentos que se realizaram no hotel e os jogadores 'encarnados' não perderam a oportunidade de dar uma 'perninha' nas festas. Eusébio foi 'quase promovido a convidado de honra, a tirar fotografias com os padrinhos só faltando beijar a noiva'. Consta até que os convidados de uma das bodas foram brindados com um momento musical 'a cargo de quatro «vedetas» benfiquistas': Eusébio e Germano foram vocalistas, 'José Augusto tomou a seu cargo a «guitarra eléctrica»', e Torres fez '«miséria» na bateria'.
Reza a história que existia a superstição que 'os jogadores portugueses, quando vêem um casamento antes de um jogo, quase que podem mandar só as camisolas que a vitória está mais do que certa'. Porém, desta vez, a crença não surtiu efeito.
Ao longo dos seus 112 anos, foram vários os pontos do globo onde a equipa de Futebol do Benfica se deslocou. Conheça-os no Museu Benfica - Cosme Damião, na área 26. Benfica Universal."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!