Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de abril de 2016

Jorge Jesus e as suas piadas

"Tenho feito algum esforço, não o suficiente, admito, para tentar traduzir o significado da mensagem deixada pelo treinador do Sporting durante a conferência de Imprensa a seguir à vitória sobre o União da Madeira e que assegurou ao emblema do leão a entrada directa na Liga dos Campeões em 2016/2017. Disse ele que em oito meses de trabalho já pagou o contrato de três anos, antes escandaloso, agora ofensivo quando comparado com a realidade social portuguesa. E justificou-se, meio a brincar, meio a sério: «O apuramento da Champions dá para estar quatro anos à sombra da bananeira»...
Em noite de particular inspiração e piada fácil, uma das suas características quando os jogos lhe correm de feição, reclamando para ele o cadeirão de excelência colocado no vértice da pirâmide, de onde olha o mundo de cima para baixo, como aprecia, não deixou escapar a ocasião para trazer à colação a longa ausência de vitórias em Campeonatos, vazio que tolhe o orgulho da família leonina.
«Pelo menos, nos seis anos em que estive no rival, nunca o discutiu», um sublinhado que fere, mas que até deve ter caído bem em dirigentes e em adeptos do seu actual clube, agradecidos por treinador tão sábio lhes avivar a memória e fazer-lhes perceber que com ele, depois de 14 épocas falhadas, estão «a voltar a discutir títulos». O que, em minha opinião, constitui uma surpresa, pois pensava que esse desiderato fosse obrigação imposta pela grandeza da própria instituição.

A ideia de misturar os milhões da Champions com os milhões que o clube tem de lhe pagar por contrato parece-me excessiva, e até despropositada, por dar a entender que a presença do leão na mais importante competição da UEFA é outra raridade que também ressuscitou, o que não corresponde à verdade.
José Peseiro disputou o play-off em 2005 e Paulo Bento andou por lá durante quatro anos: três vezes na fase de grupos e outra afastado no play-off, não constando que em alguma ocasião se tivesse servido dessas relevantes marcas desportivas para extrair benefícios de ordem pessoal, à margem dos acordados com a entidade patronal.
Leonardo Jardim voltou a colocar o Sporting na fase de grupos da Champions e Marco Silva, que lhe sucedeu, deixou igualmente a porta entreaberta, em função do 3.º lugar no último Campeonato, não podendo ser-lhe endereçadas responsabilidades pelo facto de Jorge Jesus não ter sabido, ou querido, aproveitar a oportunidade.
Portanto, em conclusão rápida e fácil, desde a temporada de 2005/2006 o Sporting adquiriu o estatuto de passageiro frequente na Liga dos Campeões, sendo mais os anos em que lá esteve do que aqueles em que ficou de fora, razão pela qual o aparte de Jesus mais não é do que um equívoco que talvez reúna apoiantes dentro do clube. Mas incomoda a sua história.

O Campeonato entrou na sua derradeira fase, referente às três últimas rondas. No domingo, o Benfica passou com merecimento um dos seus mais complicados obstáculos, em Vila do Conde, eliminando outra das nove finais que foram traçadas depois da vitória sobre o Sporting, na 25.ª jornada. Aproxima-se o clássico do Dragão, onde José Peseiro, sem margem de manobra, sabe que joga o seu futuro. Em termos de Campeonato, o resultado conta pouco ou nada para o FC Porto, mas há a rivalidade, o prestígio e a honra que precisam de uma resposta que satisfaça o grau de exigência da nação portista, muito elevado, como se sabe. O Sporting é o favorito, porém. Dispõe de plantel mais rico em soluções, está motivado e pressente que um tropeção nesta altura pode criar ferida difícil de curar.

Ao Benfica compete-lhe continuar no seu percurso com humildade, amizade e união, valores destacados por Rui Vitória: respeitando os adversários e reconhecendo que todos eles podem esconder perigos de consequências irremediáveis. Se o espírito for este, a qualidade (com alma) fará o resto."

Fernando Guerra, in A Bola

1 comentário:

  1. O sporting não é o favorito. Pelo menos, as casas de apostas não o dão como tal. E parem com essa treta do sporting e das soluções que o sporting tem. a única coisa que o sporting tem é um grande monte de cepos que se valem dos árbitros para ganhar jogos e para não serem expulsos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!