Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de maio de 2016

A união, o título e o presidente

"O lirismo ainda consegue ser uma característica que, nos dias que correm, consegue mover o mundo. O lirismo, acaba por ser definido como um estilo elevado e apaixonado, um sentimentalismo exacerbado, um entusiasmo, ou uma exaltação de espírito, isto pelo lado positivo. Por outro lado e pelo lado negativo, é caracterizado como falta de pragmatismo ou espírito prático.
Nos dias que correm, nada já é como dantes. A vida hoje em dia é fria, madastra, calculista e jogadora. Somos todos movimentados pelos alicerces do interesse e do dinheiro, da maldade e da vingança! É uma realidade que não conseguiremos nunca sair! Sem descurar a realidade das coisas, o que movimentou o mundo e o tornou numa enorme mole humana vestida de vermelho, foi exactamente o lirismo! Ironia das ironias, o convencimento atrapalhou os arautos da presunção e trucidou aqueles que querendo tudo dizer, nada de jeito disseram.
Não vale tudo, não senhor! Mas vale o ficar sossegado sem responder a invectivas ocas, porque pensámos apenas num sentido, no da nossa própria existência interior! Por outras palavras, foi apenas o focar-se em dentro, que permitiu conhecer-nos, unirmo-nos e podermos caminhar juntos até ao Marquês de Pombal.
O que se notou, é que o balneário, qualquer que ele seja, de que modalidade for, é constituído por atletas de qualidade e adeptos do Benfica. É este também um dos grandes segredos! Mas há muitos mais segredos. 
Desde logo a competência, dedicação, vontade, honestidade e seriedade, transversal a todos os sectores do Benfica, a todas as pessoas.
É muito difícil estar a enumerar tudo e todos, porque ir-me-ia esquecer de muita gente, não por não terem sido importantes, mas porque é humanamente impossível lembrar-me de todas.
Mas a máquina do Benfica, que foi criada ao longo destes anos, construída do nada, da desgraça e do pecado original do pauperismo total, é simplesmente algo de mágico!
O Benfica não tem um departamento comunicacional sustentado apenas numa pessoa, muito menos o presidente, que tem muita coisa que resolver e que pensar. No entanto, outros escolheram essa via. Errado! 
Foram duas grandes decisões, tomadas pelo presidente do Benfica, além obviamente de muitas mais, mas estas duas foram de certeza das mais difíceis de tomar.
Quando o Benfica perdeu tudo, o presidente segurou o treinador, quando tudo caía sobre ele e o resultado foi conquistar tudo!
Quando o presidente, decidiu que era tempo de apostar na Formação, o treinador ganhador saiu, todos consideraram que seria uma época de transição, o presidente disse desde a primeira hora que era rumo ao 35, quase todos não acreditaram e eis que, o Benfica conseguiu ser Campeão. Afinal era verdade o que o presidente dizia!
Olhemos para dentro e num assomo de humildade, pensemos em conjunto - quantos acreditavam que seria possível chegar aqui? Por isso é que me dói, quando o presidente entra no relvado antes de se receber a Taça e só um assobio que seja, só um, é imerecido! Basta um, para me deixar mal disposto. Não é justo, é imerecido, é descabido, é mesmo redutor de algo, que não sei qualificar! Um só que seja naquele momento, é tremendamente injusto!
Não devemos confundir união e colaboração com o que pensamos ou sentimos nos círculos mais restritos, ou com as nossas frustrações, descarregando nos outros! Cá fora, temos de ser todos unidos, sem excepção, repito, sem excepção.
A união, não implica não saber discutir opiniões, muito pelo contrário, só se é unido quando se consegue discutir opiniões. Mas, acima de tudo é preciso ter respeito, muito respeito por quem o merece. E o presidente do Benfica merece-o mais que todos! Mas estes todos também merecem ser respeitados, reconhecidos e a verdade é que só com os meios que o Benfica hoje dispõe, se pode ambicionar respeitar tudo e todos.
Quem imaginaria em 2000, o Benfica de hoje? Quem? Ninguém, a não ser quem teve a coragem de tomar conta do Clube.
Por tudo isto e porque vocês sabem do que eu falo, ver hoje, no dia a seguir ao título, um adepto aqui, outro acolá, uma criança mais ali, uma pessoa idosa, todos vestidos com a camisola do Benfica, é algo que ultrapassa qualquer capacidade humana, que está para além da compreensão, que perdurará na felicidade desse dia que é eternizado de todas as formas.
Vou repetir as frases que escrevi no meu último artigo antes de saber que conseguiríamos ser novamente Campeões.
"Comprometa-se com as suas metas e encare os obstáculos como etapas para atingir o objectivo final."
"A calúnia é pior do que as armas de guerra; estas ferem de perto; aquela, de muito longe."
E dizia Martin Luther King - "A inteligência e o carácter são os objectivos da verdadeira educação."
E de burros e mal-educados está o mundo cheio!
Agora vislumbrem a excelente organização que é colocada em tudo o que o Benfica faz, a capacidade de todos os funcionários do Benfica de meter uma máquina enorme em pé, em menos de uma penada. São centenas e centenas de pessoas, que todos os dias trabalham nesta grande empresa que é o Benfica. Um dia, contem todos os atletas funcionários, dirigentes, pessoas que trabalham nesta grande multinacional! Uma multinacional de orgulho, união e amizade, critica quando o tem de ser, mas ligada por um sentimento universal a todos - O nosso Benfiquismo!
Por isso dou os meus Parabéns a todos, tiro-vos o chapéu e peço em nome da justiça e da seriedade que me deixem personificar isto tudo com um agradecimento muito pessoal ao Sr. Luis Filipe Vieira, que tenho a honra de conhecer pessoalmente.
O meu Pai e a minha mãe tinham um enorme orgulho em saberem que eu me dava bem com o Sr. Luís Filipe Vieira. Isso bastava-lhes enquanto foram vivos!
A partir de agora, a vida não pára e já muita coisa aconteceu desde Domingo.
Viva o Benfica."

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!