Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de maio de 2016

"Acampando pela Europa"

"Caracóis, 'strp-tease' e outros episódios pitorescos

'Ao romper da alva' do dia 31 de Julho de 1977, partiu do Estádio da Luz uma representação do Benfica rumo ao XXXVIII Rali Internacional de Campismo e Caravanismo, em Zilvermeer, na Bélgica. 'Eram seis horas e quinze minutos quando os três autocarros (...) iniciaram a sua marcha', 'levando a bagagem confortantes abraços de despedida e votos de boa viagem'.
Ao longo de 29 dias e 'mais de 7000 quilómetros', que incluíram a passagem por oito países e a estadia em 14 parques de campismo, houve de tudo um pouco...
Os contratempos começaram a caminho de Madrid, com um dos autocarros a deixar 'os sapatos pelo caminho...', pois 'de momento a momento ia disparando pedaços de borracha no descascar continuo dos pneus'. Continuaram, umas centenas de quilómetros depois, no trajecto Andorra-Nimes, com o mesmo autocarro a ficar 'empanado no caminho. Desta feita correias partidas. Mas, como o que é preciso é descontracção, vem a proposta do chefe do autocarro: «vamos apanhar caracóis!» E, descontraídos, lá foi tudo apanhar caracóis'. Já apanhados, e não havendo espaço para desperdício, a 'grande caracolada' aconteceu em Lyon, regada 'e bem, por dezenas de litros de cerveja'.
Nos restantes dias de viagem, houve espaço para muitos outros episódios pitorescos. Entre eles, a 'violentíssima carga de água' inesperada, que provocou 'com graça e de borla, (...) um «strip-tease» colectivo (...). Mas nada de ideias eróticas. Cada qual na maior compostura tratou de mudar de trajo, da cabeça aos pés'. Porém, nada que pudesse retirar à representação portuguesa a certeza de 'ter sido (...) aquela que demonstrou ter mais vida, saber comunicar' e 'saber traduzir o que o campismo significa'.
Estas e muitas outras peripécias foram narradas no jornal O Benfica, entre Novembro e Dezembro desse mesmo ano, com o título 'Crónica de uma grande viagem - Acampando pela Europa' e autoria de João Correia Ribeiro, então presidente da secção de campismo do Clube.
Para além do futebol, ao longo do tempo praticaram-se no Sport Lisboa e Benfica cerca de quarenta modalidades, incluindo o campismo. Ao visitar o Museu Benfica - Cosme Damião, poderá conhecer melhorar a veia ecléctica do Clube."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!