Últimas indefectivações

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Equipas vencedoras foram... 5

"Balanço da futebolística temporada lusitana: muito forte subida de nível competitivo, leia-se renhidíssimos despiques pelo título, por entrada na próxima Liga Europa e por fuga a despromoção (tudo isto decidido apenas no último dia!). Equipas vencedoras foram... cinco.

- Benfica de Rui Vitória. Campeão (com o luxo de marcar 88 golos (!) e estabelecer recorde de pontos conquistados). Colocou-se entre os 8 melhores da Europa, batendo-se taco a taco com Atlético de Madrid, que afastou o Barcelona, e estará na grande final deste sábado (Benfica venceu e perdeu, totalizando 2-2), Zenit (3-1, após 2 triunfos), Bayern de Munique (derrota 1-0, empate 2-2); e, na soma de prémios da UEFA, receitas de bilheteira e de transmissões televisivas, muito bom percurso na Champions rendeu-lhe cerca de €40 milhões - para além de prestígio reforçado e de jogadores em grande montra europeia, potenciando outras mais-valias financeiras (vide Renato Sanches, só para começar...). Por fim, muito embalado, venceu mais uma Taça da Liga.

- SC Braga de Paulo Fonseca. Conquistou a Taça de Portugal, 2.ª mais importante competição portuguesa, chegando ao Jamor após eliminar Sporting, Arouca e Rio Ave, o que significou percurso bem mais difícil do que o do FC Porto, finalista derrotado. Excelente carreira na Liga Europa, atingindo lote dos 8 melhores (daí cobiça estrangeira por Paulo Fonseca e o salto que ele dará). Seguríssimo 4.º lugar no campeonato. Tudo somado, plena confirmação de Braga ter o mais forte clube português depois do gigantesco trio.

- Arouca de Lito Vidigal. Tão surpreendente quanto enorme proeza!: um clube que há poucos anos andava nos distritais e fracos recursos possui - até para treinos... - vai entrar na Europa! Terminou o campeonato apenas a 4 pontos do bem mais poderoso SC Braga, não perdeu jogo com ele (dois 0-0), derrotou o Benfica em campo neutro (Aveiro) e também o FC Porto (no Dragão!). Lito Vidigal, que já muito bem conduzira o Belenenses, está em grande ascensão. Não será fácil o Arouca mantê-lo.

- Rio Ave de Pedro Martins. Próxima Liga Europa é prémio arrebatado no último dia. Equipa equilibrada num interessante modelo de jogo, bateu-se cara a cara nos diretos confrontos com os primeiros, até empatando em Alvalade e no Dragão. Pedro Martins segue para Guimarães, onde foi importante como jogador.

- Tondela de Petit. Impensável, fantástica!, ponta final, salvando-se de despromoção dita garantida. Nos últimos 7 jogos, só uma derrota (em Braga), 5 triunfos, 3 deles em casa alheia, começando pela do FC Porto! Fabulosa alma!!! Petit já na época passada conseguira manter na I Liga o então muito débil Boavista.

Prémio de consolação? Para o Sporting. Porque ascendeu a protagonista de renhidíssima discussão do titulo, graças ao efeito Jorge Jesus, indiscutivelmente grande treinador: empolgamento dos adeptos e reforços do plantel como há muito não se lhe via, a par de qualidade exibicional que, nalguns períodos, atingiu brilhantismo. Não sei se terá aprendido o essencial de outra realidade: teimando em atingir o Benfica - e quase o resto do mundo... - com sucessivos balázios de canhão, estes foram -se virando para quem os disparava...
Excelente campeonato fez o Sporting. Porém, convenhamos: Champions e Liga Europa foram rotundo fiasco; Taças de Portugal e da Liga fiasco foram. Triunfo na Supertaça, no 1.º jogo da época, perante Benfica muito esvaído por disparatada digressão americana, é fraco saldo. Inferior à Taça de Portugal conquistada na época anterior.

FC Porto: 3.º ano a fio indo de mal a muitíssimo pior deu... apocalipse! Tema que, em definitivo, obriga a muito profunda análise interna. E, naturalmente, suscita não leves comentários externos. Por hoje, fico-me neste: drástico ponto final no tempo em que a estrutura portista tanto se gabava de fazer campeão qualquer treinador. A estrutura estará agora cheia de brechas. E passou a ser ela a precisar, em SOS, de grande treinador/líder. Ainda antes da pré-temporada..."

Santos Neves, in A Bola

2 comentários:

  1. Mais uma vez aí está a "qualidade exibicional", o "brilhantismo" e a "renhidissima discussão do título" omitindo as múltiplas ajudas arbitrais, a mão do tonel (esse grande profissional), o jogo da mala, ou as poupanças escandalosas a favor e contra...

    Onde esteve o "brilhantismo" nos jogos em casa com Nacional, Belenenses, Paços, Tondela, Bayer, Lokomotiv ou com o Benfica para a Taça? E nos jogos fora com o CSKA, Rebeubeu, Arouca, Guimarães, Tondela, Moreirense, Boavista, Portimonense, Bayer ou no ladrão?

    Que relevo podem ter as vitórias das últimas jornadas (desde que o Benfica passou para a frente) vergonhosamente oferecidas incluindo as deslocações ao ladrão e a Braga?

    Uma mentira repetida muitas vezes...

    Que vergonha sr. jornalista da bola... Depois admiram-se de o Benfica continuar a ganhar.
    FranciscoB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de referir, o empate em casa com o Rio Ave e, seguramente, vários outros jogos menos conseguidos.

      Quanto ao reforço do plantel é aqui apresentado como mais um "conseguimento" dos lags e não como um motivo para catalogar esta época como ela realmente foi - um fiasco!

      Mesmo o 2o lugar do campeonato foi uma oferta de peido da costa quando despediu flopetegui...

      Finalmente, relativamente ao "empolgamento dos adeptos" conclusão de carácter extremamente duvidoso, veremos o que vai acontecer na próxima época quando perderem o 1o jogo com o Benfica e saírem da Champions com o rabo entre as pernas...
      FranciscoB

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!