Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Inacreditável

"La Rochefoucauld explicou, com quase quatro séculos de avanço e através de uma das suas máximas, o extraordinário feito da selecção portuguesa no Campeonato da Europa 2016: 'Embora os homens se orgulhem das suas grandes acções, muitas vezes não são efeito de um grande projecto, mas fruto do acaso' (tradução livre).
De facto, quem diria que Portugal, tendo um grupo de jogadores teoricamente pouco mais que razoável e a milhas (qualitativas) daqueles de 1966, 1984, 2000, 2004 ou 2006, chegaria sequer à final do Europeu, quanto mais conquistá-lo. E passaria pela mente de alguém por dotada que fosse para a ficção, que Ronaldo se lesionaria na primeira parte da final e o herói seria Éder, o patinho hediondo (feio seria um eufemismo tendo em conta as criticas que lhe foram dirigidas) da selecção?
Amanhã, e ainda menos daqui a dezenas de anos, poucos se recordarão do futebol cinzento e 'cauteloso' produzido pela equipa, do fraco desempenho na fase de grupos ou da combinação improvável de resultados que facilitou a tarefa portuguesa no acesso à final. Para a história ficará, e muito bem, o maior feito do futebol português, bem como os seus protagonistas entre os quais Renato Sanches, eleito o melhor jogador jovem do torneio distinção que recebeu com indiscutível mérito, não obstante a escassa utilização na fase inicial do torneio por uma incompreensível teimosia do seleccionador.
Ao Renato, ao Eliseu e aos restantes, parabéns. Deixo também abraço ao Pizzi e ao André Almeida por entender que mereciam, pela sua qualidade e desempenho ao longo da temporada, terem feito parte do lote de convocados de Fernando Santos."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!