Últimas indefectivações

sábado, 6 de agosto de 2016

Olímpicos: o momento da verdade

"Começa amanhã no Rio de Janeiro mais uma edição dos Jogos Olímpicos (JO). A Missão de Portugal é construída por 92 atletas que vão competir em 16 modalidades. Deste grupo, 54 estreiam-se em JO. E apenas três foram medalhados em edições anteriores: Nélson Évora / medalha de ouro, Fernando Pimenta e Emanuel Silva, com a prata. Comparando com Londres 2012, a Missão tem mais atletas (74 para 92) e mais modalidades (13 vs 16).
A alteração mais significativa neste ciclo são os resultados internacionais dos portugueses. Temos diversos atletas com medalhas em campeonatos do Mundo e da Europa, resultados que não abundavam no ciclo de Londres 2012. Estes desempenhos justificam optimismo, contudo há que ressalvar o carácter único dos JO e a dificuldade na obtenção de medalhas no maior eventos multidesportivo planetário.
É bom que todos tenham a perfeita noção daquela que é a realidade da nossa participação olímpica e dos nossos resultados em um século de competição, sem nos deixarmos inebriar pelos resultados recentes. São apenas 23 medalhas em 100 anos de participação, nunca tendo conseguido conquistar mais do que três numa única edição. Apenas quatro atletas conseguiram repetir o pódio em edições diferentes de JO (Luís Mena e Silva, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Carlos Lopes). Qualquer análise deve ter por base este histórico. Venham as competições! Votos da melhor das sortes para os nossos atletas. Desfrutem e superem-se neste evento único que são os JO, encarando esta participação como a oportunidade única para mostrar a si próprios e ao Mundo o seu valor. Os resultados ficarão tatuados na pele, podem e devem motivar mais portugueses a praticar desporto, não devendo ser um mero momento de entretenimento. Sejam inspiração através do nosso exemplo!"

Mário Santos, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!