Últimas indefectivações

sábado, 20 de agosto de 2016

Realismo

"Acredito que, como eu, existam muitos apaixonados por desporto satisfeitos com o rendimento da Missão portuguesa nos Jogos do Rio! Atleta e equipas têm respeitado, orgulhado e honrado o bom nome de Portugal, fazendo mais do que é possível e deixando tudo o que têm. No palco dos Jogos Olímpicos todos os atletas, salvo raras excepções, independentemente do estatuto amador ou profissional, dimensão geográfica ou socioeconómica têm ambição, motivação e nível de entrega no expoente máximo. Ninguém facilita! Mesmo consistente, conhecedor da realidade, das eternas e inultrapassáveis dificuldades estruturais e dirigentes do desporto de alto rendimento em Portugal continuo a ficar chocado quando oiço que existem atletas que pagam para representar Portugal nos Europeus, Mundiais e Olímpicos.
Veja-se o caso de Rui Bragança (taekwondo), com honroso 9.º lugar: «Não peço mais dinheiro aos meus pais...» Ou o desabafo de João Pereira, que após histórico 5.º lugar no triatlo, reclamou as diferenças na qualidade e quantidade de meios de preparação: «Lutar por medalhas é complicado com as condições que temos.»
Em vez de criticar/desprezar os resultados demo-nos ao trabalho de conhecer o contexto dos atletas: um País com falta de cultura desportiva, de entendimento competitivo (da formação ao alto rendimento), de planeamento estratégico, com infra-estruturas de prática limitadas, às vezes mal geridas, e com poucos atletas de dimensão olímpica.
Olhar para o exemplo da canoagem, atletismo e judo na criação de caminho colectivo consistente (mesmo com indesejáveis obstáculos internos) para aspirar lutar por medalhas e fazer apostas nos atletas certos pode ser bom caminho. Nem todos os que competem têm potencial para ganhar medalhas, mesmo que seja a sua crença! A quem aspira este nível só se pode exigir o compromisso de treino duríssimo e sem desculpas! Os que o fazem estarão às portas das medalhas, com resultados de excelência! No desporto não se mede como se começa, mas como se acaba.
Desejo que a canoagem conquiste hoje a medalha, em K4, pela qual tanto trabalhou!"

Tomaz Morais, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!