Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A tramóia europeia

"Decorre a 1.ª fase da Champions e as equipas portuguesas lutam por um bom lugar e por vitórias que permitam manter um dos melhores rankings, apesar de se aproximar a vergonhosa tramóia - orquestrada pelos tubarões e consentida pela UEFA - de as 4 ligas (Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália) passarem a ter os 4 primeiros classificados apurados por via administrativa. Assim, mais de cavará a cisão entre a Champions de 1.ª classe e a Champions dos leftovers.
Talvez o mais elucidativo exemplo de nefastas consequências mesmo já do actual modelo seja o campeonato holandês. Os Países Baixos deram, durante décadas, provas insofismáveis de que como uma liga menor pode gerar grandes equipas e campeões (Ajax, Feyenoord, PS Eindhoven), desde que estejam garantidas as mínimas condições de igualdade de oportunidade. Não me refiro ao diferencial de poderio monetário dos clubes, que isso é um dado adquirido. Mas acentuar a divergência em tudo o resto será o caminho certo para uma competição com (poucos) protagonistas e (muitos) figurantes. A escola holandesa esfumou-se e a própria selecção disso se ressentiu. Em diferentes gradações, poderíamos também falar da Escócia, da Bélgica, de países eslavos e da Suécia.
Perante esta macrocefalia dos 4 magníficos (falta a França, mas o seu campeonato é um sonolento torneio), Portugal vê, à sua frente, semáforos de um amarelo intermitente, correndo o risco de passar a quase vermelho. Tal qual como na questão da zona euro da UE, também as federações dos países médios deveriam acentuar não só o seu protesto, como lutar contra esta alteração descarada dos pesos na Champions."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Existem razões para as federações 'médias' e 'pequenas' estarem preocupadas, mas por acaso nesta medida específica, o 'impacto' será reduzido.
Não tenho números oficiais, nas as 'eliminações' de equipas dos Big4, nas pré-eliminatórias são raras (o caso do Roma este ano com os Corruptos, é uma excepção...)... Para as equipas portuguesas, o grande receio antes dos Sorteios das pré-eliminatórias era encontrar uma destas equipas!!!
Assim, iremos sempre jogar com Clubes de federações do nosso 'nível'... Creio que as nossas possibilidades de apuramento, irão aumentar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!